Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14734 |
Resumo: | A formação do pensamento social e educacional brasileiro a partir dos estudos sobre as matrizes do ideário autoritário concebido no transcorrer da República Brasileira. O Histórico da Universidade no Brasil e a identificação de uma linhagem de intelectuais, suas filiações político-doutrinárias e que formularam o pensamento social brasileiro, suas visões de mundo diante de um projeto nacional de desenvolvimento. A modernização realizada pelo alto, expressão que resumiu a presença das elites políticas quando pensaram o país, reflexão permanente como princípio e ação política no transcorrer da República Brasileira. O regime civil-militar e a imposição de uma ordem e mentalidade que conduziram o país a mais uma etapa de autoritarismo, seus desdobramentos na legislação educacional que definiram a política de pós-graduação ao final dos anos de 1960. Os anos de 1980, o cenário de transição negociada entre o regime civil-militar e o poder civil num ambiente de forte presença de uma sociedade civil em ascensão pela defesa da democracia. A educação brasileira vista numa perspectiva de um elenco de intelectuais educadores que constituíram um consenso teórico-metodológico pautado num marxismo eclético e determinando um olhar interpretativo diante da escola e dos conceitos de democracia e participação |
id |
UERJ_c546a0db0d9eb969fe3bb693469ee1f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14734 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980Between utopia and the labyrinth: democracy and authoritarianism in Brazilian educational thought in the 1980sBetween utopia and the labyrinth: democracy and authoritarianism in Brazilian educational thought in the 1980sRepublicDemocracyAuthoritarianismIntellectualsBrazilian Educational ThoughtRepúblicaIntelectuaisPensamento Educacional BrasileiroEducação - FilosofiaAutoritarismo - BrasilBrasil política e governo 1964-1985DemocraciaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA formação do pensamento social e educacional brasileiro a partir dos estudos sobre as matrizes do ideário autoritário concebido no transcorrer da República Brasileira. O Histórico da Universidade no Brasil e a identificação de uma linhagem de intelectuais, suas filiações político-doutrinárias e que formularam o pensamento social brasileiro, suas visões de mundo diante de um projeto nacional de desenvolvimento. A modernização realizada pelo alto, expressão que resumiu a presença das elites políticas quando pensaram o país, reflexão permanente como princípio e ação política no transcorrer da República Brasileira. O regime civil-militar e a imposição de uma ordem e mentalidade que conduziram o país a mais uma etapa de autoritarismo, seus desdobramentos na legislação educacional que definiram a política de pós-graduação ao final dos anos de 1960. Os anos de 1980, o cenário de transição negociada entre o regime civil-militar e o poder civil num ambiente de forte presença de uma sociedade civil em ascensão pela defesa da democracia. A educação brasileira vista numa perspectiva de um elenco de intelectuais educadores que constituíram um consenso teórico-metodológico pautado num marxismo eclético e determinando um olhar interpretativo diante da escola e dos conceitos de democracia e participaçãoThe formation of Brazilian social and educational thought from the studies about the matrixes of the authoritarian ideas conceived during the Brazilian Republic. The History of the University in Brazil and the identification of a lineage of intellectuals, their political doctrine affiliations that formulated the Brazilian social thought, their world views before a national project of development. The modernization performed by the higher positions, expression that summarized the presence of political elite when the country was thought of, a permanent reflection as a principle and the political actions during the Brazilian Republic. The civil-military regime and the imposition of an order and mentality which led the country to a new phase of authoritarianism, its developments in the educational legislations that defined the policies of post-graduation courses at the end of the 1960s. The 1980s were the scenery of transition between the civil-military regime and the civil power at an atmosphere of strong presence of a civil society growing towards the defense of democracy. Brazilian education is seen from a perspective of a group of intellectuals educators that contributed to a methodological and theoretical consensus based on eclectic Marxism and that determined an interpretive look before the school and the concepts of democracy and participationUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e HumanidadesBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaPaiva, Vanilda PereiraCPF:43718558734http://lattes.cnpq.br/2175362065247859Freixo, Adriano deCPF:01406267783http://lattes.cnpq.br/9900636572166116Senra, Alvaro de OliveiraCPF:64450880749http://lattes.cnpq.br/8407205111582000Mignot, Ana Chrystina VenancioCPF:32230969787http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727036E5Sento-sé, João Trajano de LimaCPF:81550510720http://lattes.cnpq.br/5772350814776970Santos, Lincoln de Araújo2021-01-07T18:08:30Z2013-05-092010-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Lincoln de Araújo. Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980. 2010. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2023-03-09T17:05:47Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/14734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 Between utopia and the labyrinth: democracy and authoritarianism in Brazilian educational thought in the 1980s Between utopia and the labyrinth: democracy and authoritarianism in Brazilian educational thought in the 1980s |
title |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 |
spellingShingle |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 Santos, Lincoln de Araújo Republic Democracy Authoritarianism Intellectuals Brazilian Educational Thought República Intelectuais Pensamento Educacional Brasileiro Educação - Filosofia Autoritarismo - Brasil Brasil política e governo 1964-1985 Democracia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 |
title_full |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 |
title_fullStr |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 |
title_full_unstemmed |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 |
title_sort |
Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980 |
author |
Santos, Lincoln de Araújo |
author_facet |
Santos, Lincoln de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Vanilda Pereira CPF:43718558734 http://lattes.cnpq.br/2175362065247859 Freixo, Adriano de CPF:01406267783 http://lattes.cnpq.br/9900636572166116 Senra, Alvaro de Oliveira CPF:64450880749 http://lattes.cnpq.br/8407205111582000 Mignot, Ana Chrystina Venancio CPF:32230969787 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727036E5 Sento-sé, João Trajano de Lima CPF:81550510720 http://lattes.cnpq.br/5772350814776970 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lincoln de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Republic Democracy Authoritarianism Intellectuals Brazilian Educational Thought República Intelectuais Pensamento Educacional Brasileiro Educação - Filosofia Autoritarismo - Brasil Brasil política e governo 1964-1985 Democracia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Republic Democracy Authoritarianism Intellectuals Brazilian Educational Thought República Intelectuais Pensamento Educacional Brasileiro Educação - Filosofia Autoritarismo - Brasil Brasil política e governo 1964-1985 Democracia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A formação do pensamento social e educacional brasileiro a partir dos estudos sobre as matrizes do ideário autoritário concebido no transcorrer da República Brasileira. O Histórico da Universidade no Brasil e a identificação de uma linhagem de intelectuais, suas filiações político-doutrinárias e que formularam o pensamento social brasileiro, suas visões de mundo diante de um projeto nacional de desenvolvimento. A modernização realizada pelo alto, expressão que resumiu a presença das elites políticas quando pensaram o país, reflexão permanente como princípio e ação política no transcorrer da República Brasileira. O regime civil-militar e a imposição de uma ordem e mentalidade que conduziram o país a mais uma etapa de autoritarismo, seus desdobramentos na legislação educacional que definiram a política de pós-graduação ao final dos anos de 1960. Os anos de 1980, o cenário de transição negociada entre o regime civil-militar e o poder civil num ambiente de forte presença de uma sociedade civil em ascensão pela defesa da democracia. A educação brasileira vista numa perspectiva de um elenco de intelectuais educadores que constituíram um consenso teórico-metodológico pautado num marxismo eclético e determinando um olhar interpretativo diante da escola e dos conceitos de democracia e participação |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-22 2013-05-09 2021-01-07T18:08:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Lincoln de Araújo. Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980. 2010. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14734 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lincoln de Araújo. Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1980. 2010. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990646598303744 |