ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jorge Miranda de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trilhas Filosóficas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3035
Resumo: Esse artigo apresenta uma abordagem existencial e ética entre o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard e o educador brasileiro Paulo Freire. Partindo dessas duas referências, tratamos a possibilidade de uma educação ético-existencial de forma crí­tica diante do debate pela liberdade do indiví­duo tendo como perspectiva a existência-ética no engajamento e no compromisso para com a pessoa humana. A abordagem deste artigo envolve ainda a educação diante da subjetividade e sua recepção social, cultural e polí­tica, tendo em vista o contexto de nosso tempo
id UERN-3_925e112c5473362379b40b941fbb479e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/422
network_acronym_str UERN-3
network_name_str Trilhas Filosóficas (Online)
repository_id_str
spelling ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIREÉTICA, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO EXISTENCIAL EM KIERKEGAARD E PAULO FREIREEducaçãoSubjetividadeLiberdadeKierkegaardPaulo FreireEsse artigo apresenta uma abordagem existencial e ética entre o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard e o educador brasileiro Paulo Freire. Partindo dessas duas referências, tratamos a possibilidade de uma educação ético-existencial de forma crí­tica diante do debate pela liberdade do indiví­duo tendo como perspectiva a existência-ética no engajamento e no compromisso para com a pessoa humana. A abordagem deste artigo envolve ainda a educação diante da subjetividade e sua recepção social, cultural e polí­tica, tendo em vista o contexto de nosso tempoUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3035Trilhas Filosóficas; v. 11 n. 1 (2018): Trilhas Filosóficas - DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO; 93-1231984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3035/337Copyright (c) 2018 Jorge Miranda de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess Almeida, Jorge Miranda de2020-05-22T22:46:17Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/422Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-05-22T22:46:17Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE
ÉTICA, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO EXISTENCIAL EM KIERKEGAARD E PAULO FREIRE
title ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE
spellingShingle ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE
Almeida, Jorge Miranda de
Educação
Subjetividade
Liberdade
Kierkegaard
Paulo Freire
title_short ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE
title_full ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE
title_fullStr ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE
title_full_unstemmed ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE
title_sort ETHICS, ALTERITY AND EXISTENTIAL EDUCATION IN KIERKEGAARD AND PAULO FREIRE
author Almeida, Jorge Miranda de
author_facet Almeida, Jorge Miranda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jorge Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Subjetividade
Liberdade
Kierkegaard
Paulo Freire
topic Educação
Subjetividade
Liberdade
Kierkegaard
Paulo Freire
description Esse artigo apresenta uma abordagem existencial e ética entre o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard e o educador brasileiro Paulo Freire. Partindo dessas duas referências, tratamos a possibilidade de uma educação ético-existencial de forma crí­tica diante do debate pela liberdade do indiví­duo tendo como perspectiva a existência-ética no engajamento e no compromisso para com a pessoa humana. A abordagem deste artigo envolve ainda a educação diante da subjetividade e sua recepção social, cultural e polí­tica, tendo em vista o contexto de nosso tempo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3035
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3035/337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Jorge Miranda de Almeida
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Jorge Miranda de Almeida
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Trilhas Filosóficas; v. 11 n. 1 (2018): Trilhas Filosóficas - DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO; 93-123
1984-5561
reponame:Trilhas Filosóficas (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Trilhas Filosóficas (Online)
collection Trilhas Filosóficas (Online)
repository.name.fl_str_mv Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br
_version_ 1797240254922489856