REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geotemas |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/452 |
Resumo: | Este artigo trata da prática docente, no decorrer do estágio supervisionado de geografia, abordando a importância das concepções da Geografia no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, em que o professor tem o papel de mediador do processo de formação dos educandos. Nossas discussões estão pautadas em estudiosos como: Cavalcanti (1998), Straforini (2008), Pimenta (2005), (2006), Torres (2001), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula no decorrer do estágio. Com isso, compreendemos que o estagio é essencial na formação dos futuros professores. Assim, elencamos a relevância das concepções da Geografia sendo fundamental na aprendizagem dos alunos, através dos conteúdos geográficos trabalhados no decorrer das aulas. |
id |
UERN-4_5cd68d5e52dd0c843db597739198fa58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/452 |
network_acronym_str |
UERN-4 |
network_name_str |
Revista Geotemas |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIAGeografiaEstágioProfessorEste artigo trata da prática docente, no decorrer do estágio supervisionado de geografia, abordando a importância das concepções da Geografia no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, em que o professor tem o papel de mediador do processo de formação dos educandos. Nossas discussões estão pautadas em estudiosos como: Cavalcanti (1998), Straforini (2008), Pimenta (2005), (2006), Torres (2001), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula no decorrer do estágio. Com isso, compreendemos que o estagio é essencial na formação dos futuros professores. Assim, elencamos a relevância das concepções da Geografia sendo fundamental na aprendizagem dos alunos, através dos conteúdos geográficos trabalhados no decorrer das aulas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/452Journal Geotemas; Vol. 3 No. 1 (2013): Revista Geotemas; 81-88Revista Geotemas; Vol. 3 Núm. 1 (2013): Revista Geotemas; 81-88Revista Geotemas; v. 3 n. 1 (2013): Revista Geotemas; 81-882236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/452/367Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessBem , Geralda Maria de 2021-07-12T16:36:03Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/452Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-07-12T16:36:03Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA |
title |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA |
spellingShingle |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA Bem , Geralda Maria de Geografia Estágio Professor |
title_short |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA |
title_full |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA |
title_fullStr |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA |
title_sort |
REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA |
author |
Bem , Geralda Maria de |
author_facet |
Bem , Geralda Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bem , Geralda Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Estágio Professor |
topic |
Geografia Estágio Professor |
description |
Este artigo trata da prática docente, no decorrer do estágio supervisionado de geografia, abordando a importância das concepções da Geografia no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, em que o professor tem o papel de mediador do processo de formação dos educandos. Nossas discussões estão pautadas em estudiosos como: Cavalcanti (1998), Straforini (2008), Pimenta (2005), (2006), Torres (2001), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula no decorrer do estágio. Com isso, compreendemos que o estagio é essencial na formação dos futuros professores. Assim, elencamos a relevância das concepções da Geografia sendo fundamental na aprendizagem dos alunos, através dos conteúdos geográficos trabalhados no decorrer das aulas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/452 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/452/367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Geotemas; Vol. 3 No. 1 (2013): Revista Geotemas; 81-88 Revista Geotemas; Vol. 3 Núm. 1 (2013): Revista Geotemas; 81-88 Revista Geotemas; v. 3 n. 1 (2013): Revista Geotemas; 81-88 2236-255X reponame:Revista Geotemas instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Geotemas |
collection |
Revista Geotemas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1805033580481478656 |