A constituição da identidade docente na licenciatura em Geografia : narrativas (auto)biográficas do/no estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Debora Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84065
Resumo: Orientadora: Prof.ª Draª Regina Cely de Campos Hagemeyer
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-Lopes, Debora Cristina2023-08-22T17:59:54Z2023-08-22T17:59:54Z2023https://hdl.handle.net/1884/84065Orientadora: Prof.ª Draª Regina Cely de Campos HagemeyerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/04/2023Inclui referências: p. 191-210Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições dos recursos (auto)biográficos Diário narrativo e Memorial de vida e formação, no curso de Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), notadamente nas disciplinas de Prática de Docência e Estágio Supervisionado, considerando a constituição da identidade profissional do professor nesta área de ensino. Parte-se do pressuposto de que a construção de saberes necessários ao processo de formação e futura atuação docente não se restringem aos saberes acadêmicos/profissionais, e estão profundamente influenciados, pelas experiências de vida dos sujeitos, anteriores ao processo de formação docente na licenciatura de Geografia. Buscou-se focalizar a compreensão do processo de tornar-se professor nesta área, do ponto de vista do sujeito aprendente, considerando suas subjetividades. Propôs-se como estudo teórico, a abordagem sobre a história da formação docente no Brasil e na área de Geografia, considerando este processo no Ensino Superior, e nas disciplinas de Estágio supervisionado e Prática de docência. Para a proposta de investigação, optou-se pelo método (auto)biográfico, e da metodologia de pesquisa-formação a partir de procedimentos das narrativas escritas e orais. Na pesquisa de campo, foram utilizados os Memoriais de vida e formação, os Diários narrativos, a Entrevista narrativa e a Observação participante, realizadas entre os meses de Fevereiro e Setembro de 2022. O método de análise das narrativas (auto)biográficas, pautou-se na análise interpretativa-compreensiva com base em Souza (2006). A pesquisa foi realizada com oito (8) acadêmicos da Licenciatura em Geografia e dois (2) docentes de Prática de Docência e Estágio Supervisionado. As narrativas foram elaboradas tendo como pontos sensíveis a investigar: o contexto familiar e as diferentes fases da vida escolar, a escolha do curso de Geografia, o ingresso na universidade e expectativas; as realidades das escolas e disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Docência em Geografia. As análises das narrativas escritas e orais, levaram a identificar os diferentes processos de escolha do curso na área de Geografia, a partir das noções iniciais sobre a identidade profissional docente, destacando-se: o gosto pelo conteúdo a ser ensinado, a influência da família sobre "ser professor", seja ela de aprovação ou relutância nesta escolha; o peso da situação/atuação de professores da escola básica, os aspectos indutores para a docência. As narrativas escritas sobre as aprendizagens da docência, possibilitaram que o estudante olhasse para si e para o outro, no percurso e processos de preparação para a docência, a partir da percepção sobre as atividades e aquisições necessárias ao reconhecimento da identidade profissional da docência em Geografia. Emergiram no reconhecimento desta identidade da formação docente em Geografia: a influência da cultura escolar e da escola na docência; a análise e atenção ao trabalho curricular das propostas oficiais em vigor; o desenvolvimento de atividades diante das necessidades e interesses da formação do estudantes diante do contexto atual e da formação da cidadania contemporânea na área de Geografia; o acolhimento, empatia e alteridade no percurso formativo; a reflexão intelectual durante o curso. Percebeu-se que a liberdade de expressão e veículos de escrita e voz na pesquisa, representou a possibilidade de maior protagonismo dos estudantes em sua autoformação, autoanálise e autonomia, como elementos constitutivos da formação da identidade profissional docente na área de Geografia.Abstract: This research aims to analyze the contributions of the (auto)biographical resources Narrative Diary and Life and Formation Memorial, in the Geography course at the Federal University of Paraná (UFPR), notably in the disciplines of Teaching Practice and Supervised Internship, considering the constitution of the teacher's professional identity in this teaching area. It is based on the assumption that the construction of knowledge necessary for the process of training and future teaching activities is not restricted to academic/professional knowledge, and is deeply influenced by the life experiences of the subjects, prior to the teaching training process in the degree of Geography. We sought to focus on understanding the process of becoming a teacher in this area, from the point of view of the learning subject, considering their subjectivities. It was proposed as a theoretical study, the approach on the history of teacher training in Brazil and in the area of Geography, considering this process in Higher Education, and in the disciplines of Supervised Internship and Teaching Practice. For the investigation proposal, the (auto)biographical method was chosen, and the research-training methodology based on written and oral narrative procedures. In the field research, Life and Education Memorials, Narrative Diaries, Narrative Interview and Participant Observation, carried out between February and September 2022, were used. The analysis method of the (auto)biographical narratives was based on the interpretative-comprehensive analysis based on Souza (2006). The research was carried out with eight (8) academics of the Licentiate in Geography and two (2) professors of Teaching Practice and Supervised Internship. The narratives were elaborated having sensitive points to investigate: the family context and the different phases of school life, the choice of the Geography course, the entrance in the university and expectations; the realities of schools and disciplines of Supervised Internship and Teaching Practice in Geography. The analysis of the written and oral narratives led to the identification of the different processes for choosing the course in the area of Geography, based on the initial notions about the teaching professional identity, highlighting: the taste for the content to be taught, the influence of the family on "being a teacher", be it approval or reluctance in this choice; the weight of the situation/performance of basic school teachers, the inducing aspects for teaching. The written narratives about teaching learning enabled the student to look at himself and the other, in the course and processes of preparation for teaching, from the perception of the activities and acquisitions necessary for the recognition of the professional identity of teaching in Geography. The following emerged from the recognition of this identity of teacher training in Geography: the influence of school culture and the school in teaching; the analysis and attention to the curricular work of the official proposals in force; the development of activities in view of the needs and interests of student training in the face of the current context and the formation of contemporary citizenship in the area of Geography; welcoming, empathy and otherness in the training path; intellectual reflection during the course. It was noticed that freedom of expression and vehicles of writing and voice in the research, represented the possibility of greater protagonism of students in their self-training, self-analysis and autonomy, as constitutive elements of the formation of the teaching professional identity in the area of Geography.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoGeografia - Estudo e ensinoLicenciatura - EstágiosEstagios supervisionadosProfessores - FormaçãoEducaçãoA constituição da identidade docente na licenciatura em Geografia : narrativas (auto)biográficas do/no estágio supervisionadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DEBORA CRISTINA LOPES.pdfapplication/pdf1969064https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84065/1/R%20-%20D%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20LOPES.pdfa4ad052fdfdf211b4bb2cbd25dbafea8MD51open access1884/840652023-08-22 14:59:54.456open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84065Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-22T17:59:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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