CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geotemas |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309 |
Resumo: | A cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação doprofissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos docurso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercadoprofissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas eaplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º período. Observou-se queos assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo deensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, ostemas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).Percebeu-se que os temas escolhidos com difícil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagemque exigem operações matemáticas e científicas, bem como uma boa capacidade de percepção porparte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhorassimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercício profissional demonstraram que osdiscentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para termais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirvade estímulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem emGeografia, em particular a Cartografia. |
id |
UERN-4_8d3f03d7f91d3d9916cc984a952afa93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/309 |
network_acronym_str |
UERN-4 |
network_name_str |
Revista Geotemas |
repository_id_str |
|
spelling |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERNGeografiaEnsinoCartografiaA cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação doprofissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos docurso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercadoprofissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas eaplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º período. Observou-se queos assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo deensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, ostemas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).Percebeu-se que os temas escolhidos com difícil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagemque exigem operações matemáticas e científicas, bem como uma boa capacidade de percepção porparte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhorassimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercício profissional demonstraram que osdiscentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para termais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirvade estímulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem emGeografia, em particular a Cartografia.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309Journal Geotemas; Vol. 1 No. 1 (2011): Revista GeotemasRevista Geotemas; Vol. 1 Núm. 1 (2011): Revista GeotemasRevista Geotemas; v. 1 n. 1 (2011): Revista Geotemas2236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309/240Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rômulo Kleberson de Costa, Franklin Roberto da 2021-06-28T17:50:28Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/309Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-06-28T17:50:28Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN |
title |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN |
spellingShingle |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN Souza, Rômulo Kleberson de Geografia Ensino Cartografia |
title_short |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN |
title_full |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN |
title_fullStr |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN |
title_full_unstemmed |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN |
title_sort |
CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN |
author |
Souza, Rômulo Kleberson de |
author_facet |
Souza, Rômulo Kleberson de Costa, Franklin Roberto da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Franklin Roberto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rômulo Kleberson de Costa, Franklin Roberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino Cartografia |
topic |
Geografia Ensino Cartografia |
description |
A cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação doprofissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos docurso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercadoprofissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas eaplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º período. Observou-se queos assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo deensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, ostemas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).Percebeu-se que os temas escolhidos com difícil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagemque exigem operações matemáticas e científicas, bem como uma boa capacidade de percepção porparte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhorassimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercício profissional demonstraram que osdiscentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para termais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirvade estímulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem emGeografia, em particular a Cartografia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309/240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Geotemas; Vol. 1 No. 1 (2011): Revista Geotemas Revista Geotemas; Vol. 1 Núm. 1 (2011): Revista Geotemas Revista Geotemas; v. 1 n. 1 (2011): Revista Geotemas 2236-255X reponame:Revista Geotemas instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Geotemas |
collection |
Revista Geotemas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1805033580407029760 |