CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rômulo Kleberson de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Franklin Roberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309
Resumo: A cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação doprofissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos docurso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercadoprofissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas eaplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º perí­odo. Observou-se queos assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo deensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, ostemas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).Percebeu-se que os temas escolhidos com difí­cil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagemque exigem operações matemáticas e cientí­ficas, bem como uma boa capacidade de percepção porparte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhorassimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercí­cio profissional demonstraram que osdiscentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para termais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirvade estí­mulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem emGeografia, em particular a Cartografia.
id UERN-4_8d3f03d7f91d3d9916cc984a952afa93
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/309
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERNGeografiaEnsinoCartografiaA cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação doprofissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos docurso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercadoprofissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas eaplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º perí­odo. Observou-se queos assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo deensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, ostemas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).Percebeu-se que os temas escolhidos com difí­cil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagemque exigem operações matemáticas e cientí­ficas, bem como uma boa capacidade de percepção porparte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhorassimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercí­cio profissional demonstraram que osdiscentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para termais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirvade estí­mulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem emGeografia, em particular a Cartografia.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309Journal Geotemas; Vol. 1 No. 1 (2011): Revista GeotemasRevista Geotemas; Vol. 1 Núm. 1 (2011): Revista GeotemasRevista Geotemas; v. 1 n. 1 (2011): Revista Geotemas2236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309/240Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rômulo Kleberson de Costa, Franklin Roberto da 2021-06-28T17:50:28Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/309Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-06-28T17:50:28Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
title CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
spellingShingle CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
Souza, Rômulo Kleberson de
Geografia
Ensino
Cartografia
title_short CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
title_full CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
title_fullStr CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
title_full_unstemmed CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
title_sort CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
author Souza, Rômulo Kleberson de
author_facet Souza, Rômulo Kleberson de
Costa, Franklin Roberto da
author_role author
author2 Costa, Franklin Roberto da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rômulo Kleberson de
Costa, Franklin Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino
Cartografia
topic Geografia
Ensino
Cartografia
description A cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação doprofissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos docurso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercadoprofissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas eaplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º perí­odo. Observou-se queos assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo deensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, ostemas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).Percebeu-se que os temas escolhidos com difí­cil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagemque exigem operações matemáticas e cientí­ficas, bem como uma boa capacidade de percepção porparte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhorassimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercí­cio profissional demonstraram que osdiscentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para termais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirvade estí­mulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem emGeografia, em particular a Cartografia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309/240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 1 No. 1 (2011): Revista Geotemas
Revista Geotemas; Vol. 1 Núm. 1 (2011): Revista Geotemas
Revista Geotemas; v. 1 n. 1 (2011): Revista Geotemas
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033580407029760