BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12706 |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular passa a ser uma referência nacional normativa a partir de 2018. Diante disso, este texto tem como objetivo analisar a proposta de currículo da BNCC para a linguagem cartográfica no Ensino Fundamental na disciplina Geografia. A metodologia aplicada consistiu na análise documental da BNCC e sua fundamentação teórica baseou-se em Cavalcanti (2011; 2019) Richter (2017) Richter e Moraes (2020), Duarte (2017) e outros autores. Nos resultados, identificou-se que a proposta da BNCC valoriza o desenvolvimento do pensamento espacial e o raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Nesse sentido, a linguagem cartográfica assume papel de destaque para compreensão do espaço geográfico e, nesse sentido, o aluno deve ser incentivado a desenvolver a competência de leitura e elaboração de mapas e gráficos. Além disso, constatou-se que a linguagem cartográfica é um suporte para as análises dos objetos de estudo da Geografia. |
id |
ANPEGE-1_8f3b450559beb951cd6b88b5271917b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12706 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográficaBNCCLinguagem CartográficaEnsino de GeografiaA Base Nacional Comum Curricular passa a ser uma referência nacional normativa a partir de 2018. Diante disso, este texto tem como objetivo analisar a proposta de currículo da BNCC para a linguagem cartográfica no Ensino Fundamental na disciplina Geografia. A metodologia aplicada consistiu na análise documental da BNCC e sua fundamentação teórica baseou-se em Cavalcanti (2011; 2019) Richter (2017) Richter e Moraes (2020), Duarte (2017) e outros autores. Nos resultados, identificou-se que a proposta da BNCC valoriza o desenvolvimento do pensamento espacial e o raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Nesse sentido, a linguagem cartográfica assume papel de destaque para compreensão do espaço geográfico e, nesse sentido, o aluno deve ser incentivado a desenvolver a competência de leitura e elaboração de mapas e gráficos. Além disso, constatou-se que a linguagem cartográfica é um suporte para as análises dos objetos de estudo da Geografia.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1270610.5418/ra2020.v17i30.12706Revista da ANPEGE; v. 16 n. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 39-54Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 39-541679-768X10.5418/ra2020.v17i30reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12706/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Iolando CastroPortela, Mugiany Oliveira Brito2021-07-05T14:34:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12706Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2021-07-05T14:34:26Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica |
title |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica |
spellingShingle |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica Silva, Iolando Castro BNCC Linguagem Cartográfica Ensino de Geografia |
title_short |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica |
title_full |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica |
title_fullStr |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica |
title_full_unstemmed |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica |
title_sort |
BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica |
author |
Silva, Iolando Castro |
author_facet |
Silva, Iolando Castro Portela, Mugiany Oliveira Brito |
author_role |
author |
author2 |
Portela, Mugiany Oliveira Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Iolando Castro Portela, Mugiany Oliveira Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Linguagem Cartográfica Ensino de Geografia |
topic |
BNCC Linguagem Cartográfica Ensino de Geografia |
description |
A Base Nacional Comum Curricular passa a ser uma referência nacional normativa a partir de 2018. Diante disso, este texto tem como objetivo analisar a proposta de currículo da BNCC para a linguagem cartográfica no Ensino Fundamental na disciplina Geografia. A metodologia aplicada consistiu na análise documental da BNCC e sua fundamentação teórica baseou-se em Cavalcanti (2011; 2019) Richter (2017) Richter e Moraes (2020), Duarte (2017) e outros autores. Nos resultados, identificou-se que a proposta da BNCC valoriza o desenvolvimento do pensamento espacial e o raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Nesse sentido, a linguagem cartográfica assume papel de destaque para compreensão do espaço geográfico e, nesse sentido, o aluno deve ser incentivado a desenvolver a competência de leitura e elaboração de mapas e gráficos. Além disso, constatou-se que a linguagem cartográfica é um suporte para as análises dos objetos de estudo da Geografia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12706 10.5418/ra2020.v17i30.12706 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12706 |
identifier_str_mv |
10.5418/ra2020.v17i30.12706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12706/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 16 n. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 39-54 Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 30 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 30; 39-54 1679-768X 10.5418/ra2020.v17i30 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209135104098305 |