UMA COMPARAÇÃO ENTRE TEAM-BASED LEARNING E PEER-INSTRUCTION EM TURMAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Nunes Coelho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1067
Resumo: Neste trabalho expomos os resultados de uma pesquisa desenvolvida em três turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró. A pesquisa objetivava comparar a eficiência de dois métodos ativos bastante difundidos. Em duas das turmas, o professor atuou com a metodologia Team-Based Learning. Na outra, aplicou a metodologia Peer-Instruction. Antes de desenvolver a proposta em sala de aula, o professor aplicou um pré-teste nas três turmas, onde evidenciou que as três estavam em ní­veis equivalentes com relação ao conteúdo que seria trabalhado (Energia e sua Conservação). Procedeu-se então com o desenvolvimento do trabalho nas salas de aula, durante duas semanas e, posteriormente, aplicou-se um pós-teste. Os resultados evidenciam que, em ambas as turmas, o ganho de Hake foi abaixo do reportado para ambas as metodologias na literatura. Mas em uma comparação interna, a metodologia Peer-Instruction gerou um melhor resultado.
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