INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samuel de Carvalho Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernanda Medeiros de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/595
Resumo: Este trabalho apresenta um panorama das pesquisas sobre a interface entre ensino deespanhol e tecnologias digitais. Replicamos o procedimento metodológico de Lima eLima-Neto (2009), realizando uma busca simples no banco de teses e dissertações daCAPES a partir das palavras-chave tecnologias e espanhol. Dos 19 exemplaresencontrados, 6 evidenciaram a interface proposta: 1 sobre novas tecnologias e gênerostextuais nas aulas de espanhol; 1 sobre blog e ensino de espanhol; 1 sobreTecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e aprendizagem de espanhol; 3sobre o Teletandem e a formação de professores de espanhol. Os dados refletemuma ampla variedade de estudos que se voltam para o uso de tecnologias digitais comapontamentos para os benefí­cios de seus usos.
id UERN-5_2a82949736a2867087c8f18b9882f120
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/595
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASILEnsino de EspanholTecnologias digitaisPanoramaEste trabalho apresenta um panorama das pesquisas sobre a interface entre ensino deespanhol e tecnologias digitais. Replicamos o procedimento metodológico de Lima eLima-Neto (2009), realizando uma busca simples no banco de teses e dissertações daCAPES a partir das palavras-chave tecnologias e espanhol. Dos 19 exemplaresencontrados, 6 evidenciaram a interface proposta: 1 sobre novas tecnologias e gênerostextuais nas aulas de espanhol; 1 sobre blog e ensino de espanhol; 1 sobreTecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e aprendizagem de espanhol; 3sobre o Teletandem e a formação de professores de espanhol. Os dados refletemuma ampla variedade de estudos que se voltam para o uso de tecnologias digitais comapontamentos para os benefí­cios de seus usos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/595Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/595/504Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSamuel de Carvalho LimaFernanda Medeiros de Lima2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/595Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
title INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
spellingShingle INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
Samuel de Carvalho Lima
Ensino de Espanhol
Tecnologias digitais
Panorama
title_short INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
title_full INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
title_fullStr INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
title_full_unstemmed INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
title_sort INTERFACES ENTRE ENSINO DE ESPANHOL E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS STRICTO SENSU NO BRASIL
author Samuel de Carvalho Lima
author_facet Samuel de Carvalho Lima
Fernanda Medeiros de Lima
author_role author
author2 Fernanda Medeiros de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Samuel de Carvalho Lima
Fernanda Medeiros de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Espanhol
Tecnologias digitais
Panorama
topic Ensino de Espanhol
Tecnologias digitais
Panorama
description Este trabalho apresenta um panorama das pesquisas sobre a interface entre ensino deespanhol e tecnologias digitais. Replicamos o procedimento metodológico de Lima eLima-Neto (2009), realizando uma busca simples no banco de teses e dissertações daCAPES a partir das palavras-chave tecnologias e espanhol. Dos 19 exemplaresencontrados, 6 evidenciaram a interface proposta: 1 sobre novas tecnologias e gênerostextuais nas aulas de espanhol; 1 sobre blog e ensino de espanhol; 1 sobreTecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e aprendizagem de espanhol; 3sobre o Teletandem e a formação de professores de espanhol. Os dados refletemuma ampla variedade de estudos que se voltam para o uso de tecnologias digitais comapontamentos para os benefí­cios de seus usos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/595
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/595/504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124526661632