GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/580 |
Resumo: | O atual paradigma de ensino-aprendizagem em sala de aula tem-se revelado um paradigma de interação. A negociação de significados conquistou terreno, quer a nível oral quer escrito. Por esta razão, a comunicação escrita na disciplina de matemática é uma ferramenta didática a valorizar. Apresenta-se neste artigo uma experiência pedagógica, constituída por diversas atividades, com alunos do 7º e 8º anos de escolaridade do ensino básico. Contemplando a interdisciplinaridade entre a Matemática e o Português, exploraram-se diferentes géneros literários, como a poesia, a banda desenhada e o conto, e géneros não literários como o jornalístico, na produção de textos de conteúdo matemático. Os alunos revelaram criatividade, melhoria na apreensão e aplicação de conceitos, gosto e motivação por atividades desta natureza. |
id |
UERN-5_2cfc8b54fde56fb91c179ea2a6d85579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/580 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICALinguagem matemáticaGéneros literários e não literáriosEnsino e aprendizagemO atual paradigma de ensino-aprendizagem em sala de aula tem-se revelado um paradigma de interação. A negociação de significados conquistou terreno, quer a nível oral quer escrito. Por esta razão, a comunicação escrita na disciplina de matemática é uma ferramenta didática a valorizar. Apresenta-se neste artigo uma experiência pedagógica, constituída por diversas atividades, com alunos do 7º e 8º anos de escolaridade do ensino básico. Contemplando a interdisciplinaridade entre a Matemática e o Português, exploraram-se diferentes géneros literários, como a poesia, a banda desenhada e o conto, e géneros não literários como o jornalístico, na produção de textos de conteúdo matemático. Os alunos revelaram criatividade, melhoria na apreensão e aplicação de conceitos, gosto e motivação por atividades desta natureza.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/580Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 3 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/580/488Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSofia Rodrigues Rézio2020-10-29T12:52:08Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/580Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:08Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA |
title |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA |
spellingShingle |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA Sofia Rodrigues Rézio Linguagem matemática Géneros literários e não literários Ensino e aprendizagem |
title_short |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA |
title_full |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA |
title_fullStr |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA |
title_sort |
GÉNEROS LITERÁRIOS E NíO LITERÁRIOS NA MATEMÁTICA |
author |
Sofia Rodrigues Rézio |
author_facet |
Sofia Rodrigues Rézio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sofia Rodrigues Rézio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem matemática Géneros literários e não literários Ensino e aprendizagem |
topic |
Linguagem matemática Géneros literários e não literários Ensino e aprendizagem |
description |
O atual paradigma de ensino-aprendizagem em sala de aula tem-se revelado um paradigma de interação. A negociação de significados conquistou terreno, quer a nível oral quer escrito. Por esta razão, a comunicação escrita na disciplina de matemática é uma ferramenta didática a valorizar. Apresenta-se neste artigo uma experiência pedagógica, constituída por diversas atividades, com alunos do 7º e 8º anos de escolaridade do ensino básico. Contemplando a interdisciplinaridade entre a Matemática e o Português, exploraram-se diferentes géneros literários, como a poesia, a banda desenhada e o conto, e géneros não literários como o jornalístico, na produção de textos de conteúdo matemático. Os alunos revelaram criatividade, melhoria na apreensão e aplicação de conceitos, gosto e motivação por atividades desta natureza. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/580 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/580/488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 3 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124489961473 |