CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843 |
Resumo: | Estudos curriculares são importantes para compreender a constituição e a reformulação de cursos de formação de professores, tendo interesses e finalidades construídos social e historicamente. Neste estudo buscou-se compreender mudanças e permanências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas versões curriculares. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando-se como fontes documentos em processos de reformulação do curso. As disciplinas pedagógicas destacam-se na versão de 1992 com ênfase no estágio obrigatório, indicando maior valorização da formação docente, e as disciplinas Ensino de Ciências e Ensino de Biologia passaram de eletivas para obrigatórias a partir de 1992. Estas mudanças apontam para a valorização de saberes profissionais especializados na formação de professores de Ciências e Biologia neste curso. |
id |
UERN-5_2f552c9fcc3e930630f519756bdd3216 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3843 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas Estudos curriculares são importantes para compreender a constituição e a reformulação de cursos de formação de professores, tendo interesses e finalidades construídos social e historicamente. Neste estudo buscou-se compreender mudanças e permanências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas versões curriculares. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando-se como fontes documentos em processos de reformulação do curso. As disciplinas pedagógicas destacam-se na versão de 1992 com ênfase no estágio obrigatório, indicando maior valorização da formação docente, e as disciplinas Ensino de Ciências e Ensino de Biologia passaram de eletivas para obrigatórias a partir de 1992. Estas mudanças apontam para a valorização de saberes profissionais especializados na formação de professores de Ciências e Biologia neste curso.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843/3011Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJoanna da Silva Reis AlvesRaiany Nogueira SantosMaria Cristina Ferreira dos Santos2022-07-11T18:17:31Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3843Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:31Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
title |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
spellingShingle |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas Joanna da Silva Reis Alves |
title_short |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
title_full |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
title_fullStr |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
title_sort |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
author |
Joanna da Silva Reis Alves |
author_facet |
Joanna da Silva Reis Alves Raiany Nogueira Santos Maria Cristina Ferreira dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Raiany Nogueira Santos Maria Cristina Ferreira dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joanna da Silva Reis Alves Raiany Nogueira Santos Maria Cristina Ferreira dos Santos |
description |
Estudos curriculares são importantes para compreender a constituição e a reformulação de cursos de formação de professores, tendo interesses e finalidades construídos social e historicamente. Neste estudo buscou-se compreender mudanças e permanências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas versões curriculares. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando-se como fontes documentos em processos de reformulação do curso. As disciplinas pedagógicas destacam-se na versão de 1992 com ênfase no estágio obrigatório, indicando maior valorização da formação docente, e as disciplinas Ensino de Ciências e Ensino de Biologia passaram de eletivas para obrigatórias a partir de 1992. Estas mudanças apontam para a valorização de saberes profissionais especializados na formação de professores de Ciências e Biologia neste curso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843/3011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126952017920 |