CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joanna da Silva Reis Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Raiany Nogueira Santos, Maria Cristina Ferreira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843
Resumo: Estudos curriculares são importantes para compreender a constituição e a reformulação de cursos de formação de professores, tendo interesses e finalidades construí­dos social e historicamente. Neste estudo buscou-se compreender mudanças e permanências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas versões curriculares. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando-se como fontes documentos em processos de reformulação do curso. As disciplinas pedagógicas destacam-se na versão de 1992 com ênfase no estágio obrigatório, indicando maior valorização da formação docente, e as disciplinas Ensino de Ciências e Ensino de Biologia passaram de eletivas para obrigatórias a partir de 1992. Estas mudanças apontam para a valorização de saberes profissionais especializados na formação de professores de Ciências e Biologia neste curso.
id UERN-5_2f552c9fcc3e930630f519756bdd3216
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3843
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas Estudos curriculares são importantes para compreender a constituição e a reformulação de cursos de formação de professores, tendo interesses e finalidades construí­dos social e historicamente. Neste estudo buscou-se compreender mudanças e permanências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas versões curriculares. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando-se como fontes documentos em processos de reformulação do curso. As disciplinas pedagógicas destacam-se na versão de 1992 com ênfase no estágio obrigatório, indicando maior valorização da formação docente, e as disciplinas Ensino de Ciências e Ensino de Biologia passaram de eletivas para obrigatórias a partir de 1992. Estas mudanças apontam para a valorização de saberes profissionais especializados na formação de professores de Ciências e Biologia neste curso.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843/3011Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJoanna da Silva Reis AlvesRaiany Nogueira SantosMaria Cristina Ferreira dos Santos2022-07-11T18:17:31Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3843Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:31Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
spellingShingle CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
Joanna da Silva Reis Alves
title_short CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_full CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_fullStr CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_sort CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
author Joanna da Silva Reis Alves
author_facet Joanna da Silva Reis Alves
Raiany Nogueira Santos
Maria Cristina Ferreira dos Santos
author_role author
author2 Raiany Nogueira Santos
Maria Cristina Ferreira dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joanna da Silva Reis Alves
Raiany Nogueira Santos
Maria Cristina Ferreira dos Santos
description Estudos curriculares são importantes para compreender a constituição e a reformulação de cursos de formação de professores, tendo interesses e finalidades construí­dos social e historicamente. Neste estudo buscou-se compreender mudanças e permanências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas versões curriculares. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise documental, tomando-se como fontes documentos em processos de reformulação do curso. As disciplinas pedagógicas destacam-se na versão de 1992 com ênfase no estágio obrigatório, indicando maior valorização da formação docente, e as disciplinas Ensino de Ciências e Ensino de Biologia passaram de eletivas para obrigatórias a partir de 1992. Estas mudanças apontam para a valorização de saberes profissionais especializados na formação de professores de Ciências e Biologia neste curso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3843/3011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126952017920