INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fauston Negreiros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ivanildo da Silva Santos Filho, Raquel Cristina Sousa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/581
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a identidade profissional do intérprete deLí­ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e aborda o papel de mediação desse profissionalreferente à educação especial na perspectiva inclusiva. Foram utilizados doisinstrumentos: questionário sociodemográfico; e entrevista semiestruturada, queagregou proposições sobre a identidade profissional, prática, concepção e papéiseducacionais frente à inclusão educacional. Dessa maneira, estudo evidencia como temocorrido o processo de inserção desse profissional no ambiente educacional, asconcepções da escola acerca do intérprete, o desconhecimento por parte do corpodocente, e a função do intérprete de LIBRAS no que se refere a sua atuação como uminterlocutor ou um mediador da aprendizagem.
id UERN-5_3345e85045ec163999d1458dc6c34dce
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/581
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especialIntérprete de LIBRASIdentidade profissionalaluno surdoInclusãoEsta pesquisa tem como objetivo investigar a identidade profissional do intérprete deLí­ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e aborda o papel de mediação desse profissionalreferente à educação especial na perspectiva inclusiva. Foram utilizados doisinstrumentos: questionário sociodemográfico; e entrevista semiestruturada, queagregou proposições sobre a identidade profissional, prática, concepção e papéiseducacionais frente à inclusão educacional. Dessa maneira, estudo evidencia como temocorrido o processo de inserção desse profissional no ambiente educacional, asconcepções da escola acerca do intérprete, o desconhecimento por parte do corpodocente, e a função do intérprete de LIBRAS no que se refere a sua atuação como uminterlocutor ou um mediador da aprendizagem.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/581Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 3 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/581/489Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFauston NegreirosIvanildo da Silva Santos FilhoRaquel Cristina Sousa Silva2020-10-29T12:52:08Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/581Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:08Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial
title INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial
spellingShingle INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial
Fauston Negreiros
Intérprete de LIBRAS
Identidade profissional
aluno surdo
Inclusão
title_short INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial
title_full INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial
title_fullStr INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial
title_full_unstemmed INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial
title_sort INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): identidade profissional e papel junto à educação especial
author Fauston Negreiros
author_facet Fauston Negreiros
Ivanildo da Silva Santos Filho
Raquel Cristina Sousa Silva
author_role author
author2 Ivanildo da Silva Santos Filho
Raquel Cristina Sousa Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fauston Negreiros
Ivanildo da Silva Santos Filho
Raquel Cristina Sousa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Intérprete de LIBRAS
Identidade profissional
aluno surdo
Inclusão
topic Intérprete de LIBRAS
Identidade profissional
aluno surdo
Inclusão
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar a identidade profissional do intérprete deLí­ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e aborda o papel de mediação desse profissionalreferente à educação especial na perspectiva inclusiva. Foram utilizados doisinstrumentos: questionário sociodemográfico; e entrevista semiestruturada, queagregou proposições sobre a identidade profissional, prática, concepção e papéiseducacionais frente à inclusão educacional. Dessa maneira, estudo evidencia como temocorrido o processo de inserção desse profissional no ambiente educacional, asconcepções da escola acerca do intérprete, o desconhecimento por parte do corpodocente, e a função do intérprete de LIBRAS no que se refere a sua atuação como uminterlocutor ou um mediador da aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/581
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/581/489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 3 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124492058624