Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134112 |
Resumo: | A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa cujo principal objetivo foi o de buscar alternativas para o trabalho com Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditando que uma boa base de conhecimento em Geometria é fundamental para a continuação de seu ensino nos anos seguintes. Pautado na teoria de Van Hiele, que apresenta cinco níveis de compreensão do pensamento geométrico e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de uma proposta didática envolvendo a manipulação de figuras geométricas, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e o Geoplano virtual. Durante a realização do experimento, avaliou-se a contribuição das mídias digitais no desenvolvimento do pensamento geométrico. |
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A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa cujo principal objetivo foi o de buscar alternativas para o trabalho com Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditando que uma boa base de conhecimento em Geometria é fundamental para a continuação de seu ensino nos anos seguintes. Pautado na teoria de Van Hiele, que apresenta cinco níveis de compreensão do pensamento geométrico e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de uma proposta didática envolvendo a manipulação de figuras geométricas, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e o Geoplano virtual. Durante a realização do experimento, avaliou-se a contribuição das mídias digitais no desenvolvimento do pensamento geométrico. |
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