Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinen, Letícia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134112
Resumo: A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa cujo principal objetivo foi o de buscar alternativas para o trabalho com Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditando que uma boa base de conhecimento em Geometria é fundamental para a continuação de seu ensino nos anos seguintes. Pautado na teoria de Van Hiele, que apresenta cinco níveis de compreensão do pensamento geométrico e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de uma proposta didática envolvendo a manipulação de figuras geométricas, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e o Geoplano virtual. Durante a realização do experimento, avaliou-se a contribuição das mídias digitais no desenvolvimento do pensamento geométrico.
id UFRGS-2_ef876693210a98c97b064a9e56cbdc45
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134112
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heinen, LetíciaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2016-03-24T02:06:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/134112000984365A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa cujo principal objetivo foi o de buscar alternativas para o trabalho com Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditando que uma boa base de conhecimento em Geometria é fundamental para a continuação de seu ensino nos anos seguintes. Pautado na teoria de Van Hiele, que apresenta cinco níveis de compreensão do pensamento geométrico e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de uma proposta didática envolvendo a manipulação de figuras geométricas, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e o Geoplano virtual. Durante a realização do experimento, avaliou-se a contribuição das mídias digitais no desenvolvimento do pensamento geométrico.application/pdfporGeometria dinâmicaEnsino fundamentalGeometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984365.pdf000984365.pdfTexto completoapplication/pdf860012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134112/1/000984365.pdf873d244d004bf13787a7d71d723128e9MD51TEXT000984365.pdf.txt000984365.pdf.txtExtracted Texttext/plain61630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134112/2/000984365.pdf.txt883e45bb8674fd6da3612c1b7ba02124MD52THUMBNAIL000984365.pdf.jpg000984365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134112/3/000984365.pdf.jpg17f1155bbb45e08108723f0d2c33be76MD5310183/1341122018-10-29 08:05:04.532oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134112Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
title Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
spellingShingle Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
Heinen, Letícia
Geometria dinâmica
Ensino fundamental
title_short Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
title_full Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
title_fullStr Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
title_full_unstemmed Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
title_sort Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
author Heinen, Letícia
author_facet Heinen, Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinen, Letícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria dinâmica
Ensino fundamental
topic Geometria dinâmica
Ensino fundamental
description A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa cujo principal objetivo foi o de buscar alternativas para o trabalho com Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditando que uma boa base de conhecimento em Geometria é fundamental para a continuação de seu ensino nos anos seguintes. Pautado na teoria de Van Hiele, que apresenta cinco níveis de compreensão do pensamento geométrico e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de uma proposta didática envolvendo a manipulação de figuras geométricas, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e o Geoplano virtual. Durante a realização do experimento, avaliou-se a contribuição das mídias digitais no desenvolvimento do pensamento geométrico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134112
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984365
url http://hdl.handle.net/10183/134112
identifier_str_mv 000984365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134112/1/000984365.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134112/2/000984365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134112/3/000984365.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 873d244d004bf13787a7d71d723128e9
883e45bb8674fd6da3612c1b7ba02124
17f1155bbb45e08108723f0d2c33be76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164734668800