PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edilson Fernandes de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Henrique Gerson Köhl, Júlio Ricardo de Barros Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846
Resumo: Este trabalho aborda algumas questões que precederam a sistematização dos processos de construção e de implementação do Currí­culo de Pernambuco – Componente Curricular Educação Fí­sica (CPE-EF) a partir do contexto que se nos apresentava com relação (1) ao documento curricular anterior (Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco – PCEBPE-EF) e (2) aos pressupostos teórico-metodológicos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EF) diante de a uma demanda epistemológica particular e anterior ao trabalho em questão: (3) o ensino dos saberes escolares da Educação Fí­sica na Área de Linguagens, então, decorrente deste contexto. Verificamos, a partir da análise da produção teórica da Educação Fí­sica Escolar como especialidade de intervenção profissional da Área do Conhecimento Educação Fí­sica, a partir da discussão de seus saberes sob o viés do conceito de Cultura, a possibilidade de realizar as aproximações necessárias para a viabilização do CPE-EF.
id UERN-5_40ae51517e2ae07c20e454a33ff02760
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3846
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental Este trabalho aborda algumas questões que precederam a sistematização dos processos de construção e de implementação do Currí­culo de Pernambuco – Componente Curricular Educação Fí­sica (CPE-EF) a partir do contexto que se nos apresentava com relação (1) ao documento curricular anterior (Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco – PCEBPE-EF) e (2) aos pressupostos teórico-metodológicos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EF) diante de a uma demanda epistemológica particular e anterior ao trabalho em questão: (3) o ensino dos saberes escolares da Educação Fí­sica na Área de Linguagens, então, decorrente deste contexto. Verificamos, a partir da análise da produção teórica da Educação Fí­sica Escolar como especialidade de intervenção profissional da Área do Conhecimento Educação Fí­sica, a partir da discussão de seus saberes sob o viés do conceito de Cultura, a possibilidade de realizar as aproximações necessárias para a viabilização do CPE-EF.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846/3013Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessEdilson Fernandes de SouzaHenrique Gerson KöhlJúlio Ricardo de Barros Rodrigues2022-07-11T18:17:31Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3846Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:31Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental
title PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental
spellingShingle PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental
Edilson Fernandes de Souza
title_short PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental
title_full PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental
title_fullStr PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental
title_full_unstemmed PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental
title_sort PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação fí­sica no ensino fundamental
author Edilson Fernandes de Souza
author_facet Edilson Fernandes de Souza
Henrique Gerson Köhl
Júlio Ricardo de Barros Rodrigues
author_role author
author2 Henrique Gerson Köhl
Júlio Ricardo de Barros Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Edilson Fernandes de Souza
Henrique Gerson Köhl
Júlio Ricardo de Barros Rodrigues
description Este trabalho aborda algumas questões que precederam a sistematização dos processos de construção e de implementação do Currí­culo de Pernambuco – Componente Curricular Educação Fí­sica (CPE-EF) a partir do contexto que se nos apresentava com relação (1) ao documento curricular anterior (Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco – PCEBPE-EF) e (2) aos pressupostos teórico-metodológicos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EF) diante de a uma demanda epistemológica particular e anterior ao trabalho em questão: (3) o ensino dos saberes escolares da Educação Fí­sica na Área de Linguagens, então, decorrente deste contexto. Verificamos, a partir da análise da produção teórica da Educação Fí­sica Escolar como especialidade de intervenção profissional da Área do Conhecimento Educação Fí­sica, a partir da discussão de seus saberes sob o viés do conceito de Cultura, a possibilidade de realizar as aproximações necessárias para a viabilização do CPE-EF.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846/3013
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126955163648