PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846 |
Resumo: | Este trabalho aborda algumas questões que precederam a sistematização dos processos de construção e de implementação do Currículo de Pernambuco – Componente Curricular Educação Física (CPE-EF) a partir do contexto que se nos apresentava com relação (1) ao documento curricular anterior (Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco – PCEBPE-EF) e (2) aos pressupostos teórico-metodológicos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EF) diante de a uma demanda epistemológica particular e anterior ao trabalho em questão: (3) o ensino dos saberes escolares da Educação Física na Área de Linguagens, então, decorrente deste contexto. Verificamos, a partir da análise da produção teórica da Educação Física Escolar como especialidade de intervenção profissional da Área do Conhecimento Educação Física, a partir da discussão de seus saberes sob o viés do conceito de Cultura, a possibilidade de realizar as aproximações necessárias para a viabilização do CPE-EF. |
id |
UERN-5_40ae51517e2ae07c20e454a33ff02760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3846 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental Este trabalho aborda algumas questões que precederam a sistematização dos processos de construção e de implementação do Currículo de Pernambuco – Componente Curricular Educação Física (CPE-EF) a partir do contexto que se nos apresentava com relação (1) ao documento curricular anterior (Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco – PCEBPE-EF) e (2) aos pressupostos teórico-metodológicos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EF) diante de a uma demanda epistemológica particular e anterior ao trabalho em questão: (3) o ensino dos saberes escolares da Educação Física na Área de Linguagens, então, decorrente deste contexto. Verificamos, a partir da análise da produção teórica da Educação Física Escolar como especialidade de intervenção profissional da Área do Conhecimento Educação Física, a partir da discussão de seus saberes sob o viés do conceito de Cultura, a possibilidade de realizar as aproximações necessárias para a viabilização do CPE-EF.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846/3013Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessEdilson Fernandes de SouzaHenrique Gerson KöhlJúlio Ricardo de Barros Rodrigues2022-07-11T18:17:31Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3846Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:31Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental |
title |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental |
spellingShingle |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental Edilson Fernandes de Souza |
title_short |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental |
title_full |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental |
title_fullStr |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental |
title_sort |
PRÁTICAS CORPORAIS COMO LINGUAGEM: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental |
author |
Edilson Fernandes de Souza |
author_facet |
Edilson Fernandes de Souza Henrique Gerson Köhl Júlio Ricardo de Barros Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Henrique Gerson Köhl Júlio Ricardo de Barros Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Edilson Fernandes de Souza Henrique Gerson Köhl Júlio Ricardo de Barros Rodrigues |
description |
Este trabalho aborda algumas questões que precederam a sistematização dos processos de construção e de implementação do Currículo de Pernambuco – Componente Curricular Educação Física (CPE-EF) a partir do contexto que se nos apresentava com relação (1) ao documento curricular anterior (Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco – PCEBPE-EF) e (2) aos pressupostos teórico-metodológicos apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EF) diante de a uma demanda epistemológica particular e anterior ao trabalho em questão: (3) o ensino dos saberes escolares da Educação Física na Área de Linguagens, então, decorrente deste contexto. Verificamos, a partir da análise da produção teórica da Educação Física Escolar como especialidade de intervenção profissional da Área do Conhecimento Educação Física, a partir da discussão de seus saberes sob o viés do conceito de Cultura, a possibilidade de realizar as aproximações necessárias para a viabilização do CPE-EF. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3846/3013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126955163648 |