FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258 |
Resumo: | Neste estudo, de cunho teórico, buscamos discutir alguns acontecimentos relacionados ao surgimento e desenvolvimento dos cursos de formação de professores de Química no Brasil e de que forma essa trajetória tem implicado na estruturação curricular das licenciaturas na atualidade. Partimos do entendimento de que, mesmo tendo ocorrido mudanças, esses cursos ainda encontram fundamentação em concepções tecnicistas que dificultam visualizar uma licenciatura com identidade profissional própria e que valorize a docência. No entanto, são diversos os condicionantes que alimentam esse cenário de desvalorização da formação docente, o que demanda não apenas de mudanças curriculares, mas também entre os professores formadores, entre os alunos e nas políticas de fomento à formação e atuação docente. |
id |
UERN-5_42e8bfe4700d03d825c643ae7fdee02b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3258 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica?Neste estudo, de cunho teórico, buscamos discutir alguns acontecimentos relacionados ao surgimento e desenvolvimento dos cursos de formação de professores de Química no Brasil e de que forma essa trajetória tem implicado na estruturação curricular das licenciaturas na atualidade. Partimos do entendimento de que, mesmo tendo ocorrido mudanças, esses cursos ainda encontram fundamentação em concepções tecnicistas que dificultam visualizar uma licenciatura com identidade profissional própria e que valorize a docência. No entanto, são diversos os condicionantes que alimentam esse cenário de desvalorização da formação docente, o que demanda não apenas de mudanças curriculares, mas também entre os professores formadores, entre os alunos e nas políticas de fomento à formação e atuação docente.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258/3020Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade da Silva, Wanderson DiogoChristina Bravo e Sá Carneiro, Claudia2022-07-11T18:17:34Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3258Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:34Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? Andrade da Silva, Wanderson Diogo |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? |
author |
Andrade da Silva, Wanderson Diogo |
author_facet |
Andrade da Silva, Wanderson Diogo Christina Bravo e Sá Carneiro, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Christina Bravo e Sá Carneiro, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade da Silva, Wanderson Diogo Christina Bravo e Sá Carneiro, Claudia |
description |
Neste estudo, de cunho teórico, buscamos discutir alguns acontecimentos relacionados ao surgimento e desenvolvimento dos cursos de formação de professores de Química no Brasil e de que forma essa trajetória tem implicado na estruturação curricular das licenciaturas na atualidade. Partimos do entendimento de que, mesmo tendo ocorrido mudanças, esses cursos ainda encontram fundamentação em concepções tecnicistas que dificultam visualizar uma licenciatura com identidade profissional própria e que valorize a docência. No entanto, são diversos os condicionantes que alimentam esse cenário de desvalorização da formação docente, o que demanda não apenas de mudanças curriculares, mas também entre os professores formadores, entre os alunos e nas políticas de fomento à formação e atuação docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258/3020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126322872320 |