FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade da Silva, Wanderson Diogo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Christina Bravo e Sá Carneiro, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258
Resumo: Neste estudo, de cunho teórico, buscamos discutir alguns acontecimentos relacionados ao surgimento e desenvolvimento dos cursos de formação de professores de Quí­mica no Brasil e de que forma essa trajetória tem implicado na estruturação curricular das licenciaturas na atualidade. Partimos do entendimento de que, mesmo tendo ocorrido mudanças, esses cursos ainda encontram fundamentação em concepções tecnicistas que dificultam visualizar uma licenciatura com identidade profissional própria e que valorize a docência. No entanto, são diversos os condicionantes que alimentam esse cenário de desvalorização da formação docente, o que demanda não apenas de mudanças curriculares, mas também entre os professores formadores, entre os alunos e nas polí­ticas de fomento à formação e atuação docente.
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