UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863 |
Resumo: | Um jogo, denominado "˜trilha do ENEM"™, foi confeccionado e aplicado a 26 alunos do 3º ano do nível médio de uma escola pública estadual de Piripiri-PI. Este jogo teve como objetivo trazer uma forma de revisar conteúdos, por meio das resoluções de questões selecionadas das últimas 5 edições do ENEM, e, assim, melhorar o desempenho dos discentes em relação í s questões de química. Os resultados obtidos mostraram uma boa aceitação da metodologia, juntamente com o empenho em aprender, além de uma melhor interatividade das equipes de alunos participantes. Nesse contexto, a metodologia foi avaliada como satisfatória, trazendo contribuições tanto em relação aos conteúdos quanto ao tempo destinado à resolução das questões. |
id |
UERN-5_558063837e5f765e7433185b1e1a857d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1863 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEMJogos didáticos; Enem; Ensino de quimicaUm jogo, denominado "˜trilha do ENEM"™, foi confeccionado e aplicado a 26 alunos do 3º ano do nível médio de uma escola pública estadual de Piripiri-PI. Este jogo teve como objetivo trazer uma forma de revisar conteúdos, por meio das resoluções de questões selecionadas das últimas 5 edições do ENEM, e, assim, melhorar o desempenho dos discentes em relação í s questões de química. Os resultados obtidos mostraram uma boa aceitação da metodologia, juntamente com o empenho em aprender, além de uma melhor interatividade das equipes de alunos participantes. Nesse contexto, a metodologia foi avaliada como satisfatória, trazendo contribuições tanto em relação aos conteúdos quanto ao tempo destinado à resolução das questões.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863/2645Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAlessandro José dos SantosJaéllyton Douglas de Melo Silva NogueiraGizeuda de Lavor da Paz2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1863Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM |
title |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM |
spellingShingle |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM Alessandro José dos Santos Jogos didáticos; Enem; Ensino de quimica |
title_short |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM |
title_full |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM |
title_fullStr |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM |
title_full_unstemmed |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM |
title_sort |
UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM |
author |
Alessandro José dos Santos |
author_facet |
Alessandro José dos Santos Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira Gizeuda de Lavor da Paz |
author_role |
author |
author2 |
Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira Gizeuda de Lavor da Paz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alessandro José dos Santos Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira Gizeuda de Lavor da Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos didáticos; Enem; Ensino de quimica |
topic |
Jogos didáticos; Enem; Ensino de quimica |
description |
Um jogo, denominado "˜trilha do ENEM"™, foi confeccionado e aplicado a 26 alunos do 3º ano do nível médio de uma escola pública estadual de Piripiri-PI. Este jogo teve como objetivo trazer uma forma de revisar conteúdos, por meio das resoluções de questões selecionadas das últimas 5 edições do ENEM, e, assim, melhorar o desempenho dos discentes em relação í s questões de química. Os resultados obtidos mostraram uma boa aceitação da metodologia, juntamente com o empenho em aprender, além de uma melhor interatividade das equipes de alunos participantes. Nesse contexto, a metodologia foi avaliada como satisfatória, trazendo contribuições tanto em relação aos conteúdos quanto ao tempo destinado à resolução das questões. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863/2645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125828993024 |