UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandro José dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira, Gizeuda de Lavor da Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863
Resumo: Um jogo, denominado "˜trilha do ENEM"™, foi confeccionado e aplicado a 26 alunos do 3º ano do ní­vel médio de uma escola pública estadual de Piripiri-PI. Este jogo teve como objetivo trazer uma forma de revisar conteúdos, por meio das resoluções de questões selecionadas das últimas 5 edições do ENEM, e, assim, melhorar o desempenho dos discentes em relação í s questões de quí­mica. Os resultados obtidos mostraram uma boa aceitação da metodologia, juntamente com o empenho em aprender, além de uma melhor interatividade das equipes de alunos participantes. Nesse contexto, a metodologia foi avaliada como satisfatória, trazendo contribuições tanto em relação aos conteúdos quanto ao tempo destinado à resolução das questões.
id UERN-5_558063837e5f765e7433185b1e1a857d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1863
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEMJogos didáticos; Enem; Ensino de quimicaUm jogo, denominado "˜trilha do ENEM"™, foi confeccionado e aplicado a 26 alunos do 3º ano do ní­vel médio de uma escola pública estadual de Piripiri-PI. Este jogo teve como objetivo trazer uma forma de revisar conteúdos, por meio das resoluções de questões selecionadas das últimas 5 edições do ENEM, e, assim, melhorar o desempenho dos discentes em relação í s questões de quí­mica. Os resultados obtidos mostraram uma boa aceitação da metodologia, juntamente com o empenho em aprender, além de uma melhor interatividade das equipes de alunos participantes. Nesse contexto, a metodologia foi avaliada como satisfatória, trazendo contribuições tanto em relação aos conteúdos quanto ao tempo destinado à resolução das questões.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863/2645Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAlessandro José dos SantosJaéllyton Douglas de Melo Silva NogueiraGizeuda de Lavor da Paz2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1863Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
title UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
spellingShingle UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
Alessandro José dos Santos
Jogos didáticos; Enem; Ensino de quimica
title_short UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
title_full UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
title_fullStr UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
title_full_unstemmed UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
title_sort UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA DE REVISÃO PARA O ENEM
author Alessandro José dos Santos
author_facet Alessandro José dos Santos
Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira
Gizeuda de Lavor da Paz
author_role author
author2 Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira
Gizeuda de Lavor da Paz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandro José dos Santos
Jaéllyton Douglas de Melo Silva Nogueira
Gizeuda de Lavor da Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos didáticos; Enem; Ensino de quimica
topic Jogos didáticos; Enem; Ensino de quimica
description Um jogo, denominado "˜trilha do ENEM"™, foi confeccionado e aplicado a 26 alunos do 3º ano do ní­vel médio de uma escola pública estadual de Piripiri-PI. Este jogo teve como objetivo trazer uma forma de revisar conteúdos, por meio das resoluções de questões selecionadas das últimas 5 edições do ENEM, e, assim, melhorar o desempenho dos discentes em relação í s questões de quí­mica. Os resultados obtidos mostraram uma boa aceitação da metodologia, juntamente com o empenho em aprender, além de uma melhor interatividade das equipes de alunos participantes. Nesse contexto, a metodologia foi avaliada como satisfatória, trazendo contribuições tanto em relação aos conteúdos quanto ao tempo destinado à resolução das questões.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1863/2645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125828993024