The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Kaires Braga da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11095
Resumo: O presente trabalho pretende mostrar que atualmente à crescente a necessidade de um ensino direcionado para a formaÃÃo integral do indivÃduo, voltando-se nÃo somente para o desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento este que requer a apropriaÃÃo de competÃncias e habilidades por parte do indivÃduo ao longo da vida. A atual Lei de Diretrizes e Bases da educaÃÃo (LDB) e o novo ENEM apontam para uma necessidade de mudanÃa na forma como os conteÃdos vÃm sendo abordados em nossas escolas. Uma ferramenta importante, como agente de mudanÃa nessa abordagem em CiÃncias à o livro didÃtico de QuÃmica. Portanto, procedeu-se a anÃlise de um exemplar de um livro didÃtico de quÃmica utilizado em cinco escolas da cidade de Sobral, com o objetivo de observar se este livro fornece ferramentas para que o educando desenvolva-se de forma consciente e crÃtica, apropriando-se assim das desejadas competÃncias e habilidades. Para tal, analisou-se o livro didÃtico à luz dos documentos oficiais e de ampla bibliografia que abordam tais conceitos, aplicou-se questionÃrio aos professores que utilizam o livro em questÃo, para observar o conhecimento do professor a respeito do ENEM e como o professor utiliza o material didÃtico em sala de aula. ApÃs o estudo conclui-se que o livro analisado no que diz respeito Ãs questÃes (itens) se distancia dos objetivos do ENEM, porÃm à bastante rico em textos e ferramentas necessÃrias para o desenvolvimento de debates que contribuem para a aquisiÃÃo das competÃncias e habilidades, desde que bem utilizadas pelos discentes. Desta feita, ainda hà a necessidade de mudanÃas no livro didÃtico, pois as jà observadas, sÃo ainda tÃmidas, por parte dos autores e editoras no sentido de mudar os rumos dessas obras, pois nota-se que prima-se ainda pelo conteudismo exagerado deixando-se de lado a abordagem do cotidiana, a interdisciplinaridade e a contextualizaÃÃo. As mudanÃas pelas quais a sociedade passou e continua passando, exigem um Ensino de CiÃncias que seja, cada vez mais, capaz de dar conta de evidenciar a importÃncia da educaÃÃo cientÃfica para a formaÃÃo do cidadÃo.
id UFC_6902ca74563a3e000fb436d9e62ccf30
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7532
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisThe concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative studyOs conceitos de habilidades e competÃncias subjacentes ao ENEM e o livro didÃtico do 1 ano do ensino mÃdio: um estudo comparativo2012-12-18Maria Mozarina Beserra Almeida23021721320http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785555J0Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713Maria das GraÃas Gomes16937538391http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728686T9Airton Marques da Silva01802046372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783206H352569853372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484301E5Francisco Kaires Braga da CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRensino enem livro didÃticoteaching enem textbookQUIMICAO presente trabalho pretende mostrar que atualmente à crescente a necessidade de um ensino direcionado para a formaÃÃo integral do indivÃduo, voltando-se nÃo somente para o desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento este que requer a apropriaÃÃo de competÃncias e habilidades por parte do indivÃduo ao longo da vida. A atual Lei de Diretrizes e Bases da educaÃÃo (LDB) e o novo ENEM apontam para uma necessidade de mudanÃa na forma como os conteÃdos vÃm sendo abordados em nossas escolas. Uma ferramenta importante, como agente de mudanÃa nessa abordagem em CiÃncias à o livro didÃtico de QuÃmica. Portanto, procedeu-se a anÃlise de um exemplar de um livro didÃtico de quÃmica utilizado em cinco escolas da cidade de Sobral, com o objetivo de observar se este livro fornece ferramentas para que o educando desenvolva-se de forma consciente e crÃtica, apropriando-se assim das desejadas competÃncias e habilidades. Para tal, analisou-se o livro didÃtico à luz dos documentos oficiais e de ampla bibliografia que abordam tais conceitos, aplicou-se questionÃrio aos professores que utilizam o livro em questÃo, para observar o conhecimento do professor a respeito do ENEM e como o professor utiliza o material didÃtico em sala de aula. ApÃs o estudo conclui-se que o livro analisado no que diz respeito Ãs questÃes (itens) se distancia dos objetivos do ENEM, porÃm à bastante rico em textos e ferramentas necessÃrias para o desenvolvimento de debates que contribuem para a aquisiÃÃo das competÃncias e habilidades, desde que bem utilizadas pelos discentes. Desta feita, ainda hà a necessidade de mudanÃas no livro didÃtico, pois as jà observadas, sÃo ainda tÃmidas, por parte dos autores e editoras no sentido de mudar os rumos dessas obras, pois nota-se que prima-se ainda pelo conteudismo exagerado deixando-se de lado a abordagem do cotidiana, a interdisciplinaridade e a contextualizaÃÃo. As mudanÃas pelas quais a sociedade passou e continua passando, exigem um Ensino de CiÃncias que seja, cada vez mais, capaz de dar conta de evidenciar a importÃncia da educaÃÃo cientÃfica para a formaÃÃo do cidadÃo. The work aims to show that currently is growing necessity of education directed the integral formation of individual, turning not only to cognitive desenvolviment. This desenvolviment requires appropriation of skills and abilities on the part of the individual throughout life. The current Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) and the new ENEM point to a necessity for change in the way the contents are being addressed in our schools. An important tool, as agent of change in this approach in sciences is of chemistry textbook. Therefore, we proceed to the analysis of a specimen of a chemistry textbook used in five schools in the city of Sobral, with objective to see if this book provides the tools for the student to develop a conscious and critical, appropriating so skills and abilities desired. Therefore, we analyzed the textbook the light of official documents and extensive bibliography show with such concepts, questionnaire applied to teachers who use the book in question, to observe the teacher's knowledge about the teacher and how ENEM uses teaching materials in the classroom. After the study concluded that the book analyzed with regard to the questions (items) moves away objective ENEM but is very rich in texts and tools required for the development of debates that contribute to the acquisition of skills and abilities, if well used by students. This time, there is still the need for changes in the textbook, as the already observed, are still timid, by authors and publishers in order to change the course of these works, it is noted that press is also exaggerated by leaving conteudismo from side to approach every day, interdisciplinarity and contextualization. The changes that society has and continues passing require a Science Education that is increasingly capable of realizing highlight the importance of science education for the training of citizens. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11095application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:19Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Os conceitos de habilidades e competÃncias subjacentes ao ENEM e o livro didÃtico do 1Â ano do ensino mÃdio: um estudo comparativo
title The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study
spellingShingle The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study
Francisco Kaires Braga da Costa
ensino
enem
livro didÃtico
teaching
enem
textbook
QUIMICA
title_short The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study
title_full The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study
title_fullStr The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study
title_full_unstemmed The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study
title_sort The concepts of abilities and skills underlying the ENEM and the textbook of the 1st year of high school: a comparative study
author Francisco Kaires Braga da Costa
author_facet Francisco Kaires Braga da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Mozarina Beserra Almeida
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 23021721320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785555J0
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria das GraÃas Gomes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16937538391
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728686T9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Airton Marques da Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01802046372
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783206H3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 52569853372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484301E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Kaires Braga da Costa
contributor_str_mv Maria Mozarina Beserra Almeida
Isaias Batista de Lima
Maria das GraÃas Gomes
Airton Marques da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
enem
livro didÃtico
topic ensino
enem
livro didÃtico
teaching
enem
textbook
QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching
enem
textbook
dc.subject.cnpq.fl_str_mv QUIMICA
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho pretende mostrar que atualmente à crescente a necessidade de um ensino direcionado para a formaÃÃo integral do indivÃduo, voltando-se nÃo somente para o desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento este que requer a apropriaÃÃo de competÃncias e habilidades por parte do indivÃduo ao longo da vida. A atual Lei de Diretrizes e Bases da educaÃÃo (LDB) e o novo ENEM apontam para uma necessidade de mudanÃa na forma como os conteÃdos vÃm sendo abordados em nossas escolas. Uma ferramenta importante, como agente de mudanÃa nessa abordagem em CiÃncias à o livro didÃtico de QuÃmica. Portanto, procedeu-se a anÃlise de um exemplar de um livro didÃtico de quÃmica utilizado em cinco escolas da cidade de Sobral, com o objetivo de observar se este livro fornece ferramentas para que o educando desenvolva-se de forma consciente e crÃtica, apropriando-se assim das desejadas competÃncias e habilidades. Para tal, analisou-se o livro didÃtico à luz dos documentos oficiais e de ampla bibliografia que abordam tais conceitos, aplicou-se questionÃrio aos professores que utilizam o livro em questÃo, para observar o conhecimento do professor a respeito do ENEM e como o professor utiliza o material didÃtico em sala de aula. ApÃs o estudo conclui-se que o livro analisado no que diz respeito Ãs questÃes (itens) se distancia dos objetivos do ENEM, porÃm à bastante rico em textos e ferramentas necessÃrias para o desenvolvimento de debates que contribuem para a aquisiÃÃo das competÃncias e habilidades, desde que bem utilizadas pelos discentes. Desta feita, ainda hà a necessidade de mudanÃas no livro didÃtico, pois as jà observadas, sÃo ainda tÃmidas, por parte dos autores e editoras no sentido de mudar os rumos dessas obras, pois nota-se que prima-se ainda pelo conteudismo exagerado deixando-se de lado a abordagem do cotidiana, a interdisciplinaridade e a contextualizaÃÃo. As mudanÃas pelas quais a sociedade passou e continua passando, exigem um Ensino de CiÃncias que seja, cada vez mais, capaz de dar conta de evidenciar a importÃncia da educaÃÃo cientÃfica para a formaÃÃo do cidadÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The work aims to show that currently is growing necessity of education directed the integral formation of individual, turning not only to cognitive desenvolviment. This desenvolviment requires appropriation of skills and abilities on the part of the individual throughout life. The current Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) and the new ENEM point to a necessity for change in the way the contents are being addressed in our schools. An important tool, as agent of change in this approach in sciences is of chemistry textbook. Therefore, we proceed to the analysis of a specimen of a chemistry textbook used in five schools in the city of Sobral, with objective to see if this book provides the tools for the student to develop a conscious and critical, appropriating so skills and abilities desired. Therefore, we analyzed the textbook the light of official documents and extensive bibliography show with such concepts, questionnaire applied to teachers who use the book in question, to observe the teacher's knowledge about the teacher and how ENEM uses teaching materials in the classroom. After the study concluded that the book analyzed with regard to the questions (items) moves away objective ENEM but is very rich in texts and tools required for the development of debates that contribute to the acquisition of skills and abilities, if well used by students. This time, there is still the need for changes in the textbook, as the already observed, are still timid, by authors and publishers in order to change the course of these works, it is noted that press is also exaggerated by leaving conteudismo from side to approach every day, interdisciplinarity and contextualization. The changes that society has and continues passing require a Science Education that is increasingly capable of realizing highlight the importance of science education for the training of citizens.
description O presente trabalho pretende mostrar que atualmente à crescente a necessidade de um ensino direcionado para a formaÃÃo integral do indivÃduo, voltando-se nÃo somente para o desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento este que requer a apropriaÃÃo de competÃncias e habilidades por parte do indivÃduo ao longo da vida. A atual Lei de Diretrizes e Bases da educaÃÃo (LDB) e o novo ENEM apontam para uma necessidade de mudanÃa na forma como os conteÃdos vÃm sendo abordados em nossas escolas. Uma ferramenta importante, como agente de mudanÃa nessa abordagem em CiÃncias à o livro didÃtico de QuÃmica. Portanto, procedeu-se a anÃlise de um exemplar de um livro didÃtico de quÃmica utilizado em cinco escolas da cidade de Sobral, com o objetivo de observar se este livro fornece ferramentas para que o educando desenvolva-se de forma consciente e crÃtica, apropriando-se assim das desejadas competÃncias e habilidades. Para tal, analisou-se o livro didÃtico à luz dos documentos oficiais e de ampla bibliografia que abordam tais conceitos, aplicou-se questionÃrio aos professores que utilizam o livro em questÃo, para observar o conhecimento do professor a respeito do ENEM e como o professor utiliza o material didÃtico em sala de aula. ApÃs o estudo conclui-se que o livro analisado no que diz respeito Ãs questÃes (itens) se distancia dos objetivos do ENEM, porÃm à bastante rico em textos e ferramentas necessÃrias para o desenvolvimento de debates que contribuem para a aquisiÃÃo das competÃncias e habilidades, desde que bem utilizadas pelos discentes. Desta feita, ainda hà a necessidade de mudanÃas no livro didÃtico, pois as jà observadas, sÃo ainda tÃmidas, por parte dos autores e editoras no sentido de mudar os rumos dessas obras, pois nota-se que prima-se ainda pelo conteudismo exagerado deixando-se de lado a abordagem do cotidiana, a interdisciplinaridade e a contextualizaÃÃo. As mudanÃas pelas quais a sociedade passou e continua passando, exigem um Ensino de CiÃncias que seja, cada vez mais, capaz de dar conta de evidenciar a importÃncia da educaÃÃo cientÃfica para a formaÃÃo do cidadÃo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11095
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295183354200064