A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatielly Almeida Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Inalda Maria Duarte de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335
Resumo: Esta investigação tem por finalidade analisar e tornar ní­tida a importância da pesquisa no processo de formação docente. Para tanto, a perspectiva do presente estudo, partiu do problema seguinte: Qual a relevância da articulação entre estágio curricular supervisionado-ECS e o Programa Residência Pedagógica-PRP? Nesse contexto, procurou-se colocar em discussão a notoriedade da articulação entre o ECS e o PRP, na prática da pesquisa, enfatizando a contribuição relevante de ambos atrelados à formação do professor pesquisador. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, enfatizando como o estágio com pesquisa pode contribuir significativamente no processo formativo docente, na medida que proporciona ao estagiário um olhar investigativo frente í s ações do professor. Conclui-se que o PRP figura como momento oportuno para aliar teoria à pesquisa e se construir um profissional reflexivo, e nesse sentido, estabelece um diálogo análogo com o estágio curricular supervisionado.
id UERN-5_597960788060f362ad897181fd721831
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3335
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógicaEsta investigação tem por finalidade analisar e tornar ní­tida a importância da pesquisa no processo de formação docente. Para tanto, a perspectiva do presente estudo, partiu do problema seguinte: Qual a relevância da articulação entre estágio curricular supervisionado-ECS e o Programa Residência Pedagógica-PRP? Nesse contexto, procurou-se colocar em discussão a notoriedade da articulação entre o ECS e o PRP, na prática da pesquisa, enfatizando a contribuição relevante de ambos atrelados à formação do professor pesquisador. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, enfatizando como o estágio com pesquisa pode contribuir significativamente no processo formativo docente, na medida que proporciona ao estagiário um olhar investigativo frente í s ações do professor. Conclui-se que o PRP figura como momento oportuno para aliar teoria à pesquisa e se construir um profissional reflexivo, e nesse sentido, estabelece um diálogo análogo com o estágio curricular supervisionado.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335/2747Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessTatielly Almeida SantosInalda Maria Duarte de Freitas2021-08-11T00:29:45Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3335Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-11T00:29:45Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
title A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
spellingShingle A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
Tatielly Almeida Santos
title_short A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
title_full A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
title_fullStr A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
title_full_unstemmed A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
title_sort A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
author Tatielly Almeida Santos
author_facet Tatielly Almeida Santos
Inalda Maria Duarte de Freitas
author_role author
author2 Inalda Maria Duarte de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatielly Almeida Santos
Inalda Maria Duarte de Freitas
description Esta investigação tem por finalidade analisar e tornar ní­tida a importância da pesquisa no processo de formação docente. Para tanto, a perspectiva do presente estudo, partiu do problema seguinte: Qual a relevância da articulação entre estágio curricular supervisionado-ECS e o Programa Residência Pedagógica-PRP? Nesse contexto, procurou-se colocar em discussão a notoriedade da articulação entre o ECS e o PRP, na prática da pesquisa, enfatizando a contribuição relevante de ambos atrelados à formação do professor pesquisador. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, enfatizando como o estágio com pesquisa pode contribuir significativamente no processo formativo docente, na medida que proporciona ao estagiário um olhar investigativo frente í s ações do professor. Conclui-se que o PRP figura como momento oportuno para aliar teoria à pesquisa e se construir um profissional reflexivo, e nesse sentido, estabelece um diálogo análogo com o estágio curricular supervisionado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335/2747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126353281024