A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335 |
Resumo: | Esta investigação tem por finalidade analisar e tornar nítida a importância da pesquisa no processo de formação docente. Para tanto, a perspectiva do presente estudo, partiu do problema seguinte: Qual a relevância da articulação entre estágio curricular supervisionado-ECS e o Programa Residência Pedagógica-PRP? Nesse contexto, procurou-se colocar em discussão a notoriedade da articulação entre o ECS e o PRP, na prática da pesquisa, enfatizando a contribuição relevante de ambos atrelados à formação do professor pesquisador. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, enfatizando como o estágio com pesquisa pode contribuir significativamente no processo formativo docente, na medida que proporciona ao estagiário um olhar investigativo frente í s ações do professor. Conclui-se que o PRP figura como momento oportuno para aliar teoria à pesquisa e se construir um profissional reflexivo, e nesse sentido, estabelece um diálogo análogo com o estágio curricular supervisionado. |
id |
UERN-5_597960788060f362ad897181fd721831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3335 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógicaEsta investigação tem por finalidade analisar e tornar nítida a importância da pesquisa no processo de formação docente. Para tanto, a perspectiva do presente estudo, partiu do problema seguinte: Qual a relevância da articulação entre estágio curricular supervisionado-ECS e o Programa Residência Pedagógica-PRP? Nesse contexto, procurou-se colocar em discussão a notoriedade da articulação entre o ECS e o PRP, na prática da pesquisa, enfatizando a contribuição relevante de ambos atrelados à formação do professor pesquisador. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, enfatizando como o estágio com pesquisa pode contribuir significativamente no processo formativo docente, na medida que proporciona ao estagiário um olhar investigativo frente í s ações do professor. Conclui-se que o PRP figura como momento oportuno para aliar teoria à pesquisa e se construir um profissional reflexivo, e nesse sentido, estabelece um diálogo análogo com o estágio curricular supervisionado.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335/2747Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessTatielly Almeida SantosInalda Maria Duarte de Freitas2021-08-11T00:29:45Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3335Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-11T00:29:45Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica |
title |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica |
spellingShingle |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica Tatielly Almeida Santos |
title_short |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica |
title_full |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica |
title_fullStr |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica |
title_sort |
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica |
author |
Tatielly Almeida Santos |
author_facet |
Tatielly Almeida Santos Inalda Maria Duarte de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Inalda Maria Duarte de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tatielly Almeida Santos Inalda Maria Duarte de Freitas |
description |
Esta investigação tem por finalidade analisar e tornar nítida a importância da pesquisa no processo de formação docente. Para tanto, a perspectiva do presente estudo, partiu do problema seguinte: Qual a relevância da articulação entre estágio curricular supervisionado-ECS e o Programa Residência Pedagógica-PRP? Nesse contexto, procurou-se colocar em discussão a notoriedade da articulação entre o ECS e o PRP, na prática da pesquisa, enfatizando a contribuição relevante de ambos atrelados à formação do professor pesquisador. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, enfatizando como o estágio com pesquisa pode contribuir significativamente no processo formativo docente, na medida que proporciona ao estagiário um olhar investigativo frente í s ações do professor. Conclui-se que o PRP figura como momento oportuno para aliar teoria à pesquisa e se construir um profissional reflexivo, e nesse sentido, estabelece um diálogo análogo com o estágio curricular supervisionado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335/2747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126353281024 |