CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os caminhos e descaminhos do PROEJA no IFPA, na perspectiva de contribuir para a construção do referencial teórico sobre a Educação Profissional desta modalidade de ensino no Estado do Pará. Desta maneira, a pretensão é colocar em análise como ocorreu a inclusão social dos jovens e adultos no programa, problematizando as relações e suas implicações na interrupção dos editais de acesso, a partir de 2009. Neste sentido, a pesquisa responde a seguinte indagação: como o PROEJA se configurou enquanto uma política educacional de inclusão social de jovens e adultos no IFPA, no período de 2007 a 2008? O estudo faz uma abordagem histórica através das narrativas dos sujeitos pesquisados. Assim, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através da entrevista semiestruturada, do círculo hermenêutico dialético, e a pesquisa documental, com destaque para os relatórios das turmas situados na Secretaria Acadêmica na instituição. A entrevista envolveu três gestores, o critério de escolha foi a qualidade das informações e não a quantidade, todas de grande valia para a investigação. O texto apresenta primeiramente como se deu a inclusão dos alunos ao PROEJA no IFPA e suas implicações; em seguida problematiza as dimensões da organização e funcionamento do programa na instituição; e por último, a não inclusão de jovens e adultos ao PROEJA. Os resultados evidenciam que poucos alunos concluíram o programa e a não oferta de novas turmas do PROEJA a partir de 2009 foi critério institucional. |
id |
UERN-5_5b7c3b740e5d27f9b220125efc493fcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/361 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉMPolítica EducacionalEducação ProfissionalPROEJAInclusão SocialO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os caminhos e descaminhos do PROEJA no IFPA, na perspectiva de contribuir para a construção do referencial teórico sobre a Educação Profissional desta modalidade de ensino no Estado do Pará. Desta maneira, a pretensão é colocar em análise como ocorreu a inclusão social dos jovens e adultos no programa, problematizando as relações e suas implicações na interrupção dos editais de acesso, a partir de 2009. Neste sentido, a pesquisa responde a seguinte indagação: como o PROEJA se configurou enquanto uma política educacional de inclusão social de jovens e adultos no IFPA, no período de 2007 a 2008? O estudo faz uma abordagem histórica através das narrativas dos sujeitos pesquisados. Assim, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através da entrevista semiestruturada, do círculo hermenêutico dialético, e a pesquisa documental, com destaque para os relatórios das turmas situados na Secretaria Acadêmica na instituição. A entrevista envolveu três gestores, o critério de escolha foi a qualidade das informações e não a quantidade, todas de grande valia para a investigação. O texto apresenta primeiramente como se deu a inclusão dos alunos ao PROEJA no IFPA e suas implicações; em seguida problematiza as dimensões da organização e funcionamento do programa na instituição; e por último, a não inclusão de jovens e adultos ao PROEJA. Os resultados evidenciam que poucos alunos concluíram o programa e a não oferta de novas turmas do PROEJA a partir de 2009 foi critério institucional.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361/374Copyright (c) 2015 RECEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna Maria Leite LobatoHaroldo de Vasconcelos BentesRegina Cláudia Oliveira da Silva2020-10-29T12:52:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/361Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM |
title |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM |
spellingShingle |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM Ana Maria Leite Lobato Política Educacional Educação Profissional PROEJA Inclusão Social |
title_short |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM |
title_full |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM |
title_fullStr |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM |
title_full_unstemmed |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM |
title_sort |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM |
author |
Ana Maria Leite Lobato |
author_facet |
Ana Maria Leite Lobato Haroldo de Vasconcelos Bentes Regina Cláudia Oliveira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Haroldo de Vasconcelos Bentes Regina Cláudia Oliveira da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Maria Leite Lobato Haroldo de Vasconcelos Bentes Regina Cláudia Oliveira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educacional Educação Profissional PROEJA Inclusão Social |
topic |
Política Educacional Educação Profissional PROEJA Inclusão Social |
description |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os caminhos e descaminhos do PROEJA no IFPA, na perspectiva de contribuir para a construção do referencial teórico sobre a Educação Profissional desta modalidade de ensino no Estado do Pará. Desta maneira, a pretensão é colocar em análise como ocorreu a inclusão social dos jovens e adultos no programa, problematizando as relações e suas implicações na interrupção dos editais de acesso, a partir de 2009. Neste sentido, a pesquisa responde a seguinte indagação: como o PROEJA se configurou enquanto uma política educacional de inclusão social de jovens e adultos no IFPA, no período de 2007 a 2008? O estudo faz uma abordagem histórica através das narrativas dos sujeitos pesquisados. Assim, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através da entrevista semiestruturada, do círculo hermenêutico dialético, e a pesquisa documental, com destaque para os relatórios das turmas situados na Secretaria Acadêmica na instituição. A entrevista envolveu três gestores, o critério de escolha foi a qualidade das informações e não a quantidade, todas de grande valia para a investigação. O texto apresenta primeiramente como se deu a inclusão dos alunos ao PROEJA no IFPA e suas implicações; em seguida problematiza as dimensões da organização e funcionamento do programa na instituição; e por último, a não inclusão de jovens e adultos ao PROEJA. Os resultados evidenciam que poucos alunos concluíram o programa e a não oferta de novas turmas do PROEJA a partir de 2009 foi critério institucional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361/374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 RECEI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 RECEI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124340015104 |