CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Maria Leite Lobato
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Haroldo de Vasconcelos Bentes, Regina Cláudia Oliveira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os caminhos e descaminhos do PROEJA no IFPA, na perspectiva de contribuir para a construção do referencial teórico sobre a Educação Profissional desta modalidade de ensino no Estado do Pará. Desta maneira, a pretensão é colocar em análise como ocorreu a inclusão social dos jovens e adultos no programa, problematizando as relações e suas implicações na interrupção dos editais de acesso, a partir de 2009. Neste sentido, a pesquisa responde a seguinte indagação: como o PROEJA se configurou enquanto uma polí­tica educacional de inclusão social de jovens e adultos no IFPA, no perí­odo de 2007 a 2008? O estudo faz uma abordagem histórica através das narrativas dos sujeitos pesquisados. Assim, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através da entrevista semiestruturada, do cí­rculo hermenêutico dialético, e a pesquisa documental, com destaque para os relatórios das turmas situados na Secretaria Acadêmica na instituição. A entrevista envolveu três gestores, o critério de escolha foi a qualidade das informações e não a quantidade, todas de grande valia para a investigação. O texto apresenta primeiramente como se deu a inclusão dos alunos ao PROEJA no IFPA e suas implicações; em seguida problematiza as dimensões da organização e funcionamento do programa na instituição; e por último, a não inclusão de jovens e adultos ao PROEJA. Os resultados evidenciam que poucos alunos concluí­ram o programa e a não oferta de novas turmas do PROEJA a partir de 2009 foi critério institucional.
id UERN-5_5b7c3b740e5d27f9b220125efc493fcf
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/361
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉMPolí­tica EducacionalEducação ProfissionalPROEJAInclusão SocialO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os caminhos e descaminhos do PROEJA no IFPA, na perspectiva de contribuir para a construção do referencial teórico sobre a Educação Profissional desta modalidade de ensino no Estado do Pará. Desta maneira, a pretensão é colocar em análise como ocorreu a inclusão social dos jovens e adultos no programa, problematizando as relações e suas implicações na interrupção dos editais de acesso, a partir de 2009. Neste sentido, a pesquisa responde a seguinte indagação: como o PROEJA se configurou enquanto uma polí­tica educacional de inclusão social de jovens e adultos no IFPA, no perí­odo de 2007 a 2008? O estudo faz uma abordagem histórica através das narrativas dos sujeitos pesquisados. Assim, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através da entrevista semiestruturada, do cí­rculo hermenêutico dialético, e a pesquisa documental, com destaque para os relatórios das turmas situados na Secretaria Acadêmica na instituição. A entrevista envolveu três gestores, o critério de escolha foi a qualidade das informações e não a quantidade, todas de grande valia para a investigação. O texto apresenta primeiramente como se deu a inclusão dos alunos ao PROEJA no IFPA e suas implicações; em seguida problematiza as dimensões da organização e funcionamento do programa na instituição; e por último, a não inclusão de jovens e adultos ao PROEJA. Os resultados evidenciam que poucos alunos concluí­ram o programa e a não oferta de novas turmas do PROEJA a partir de 2009 foi critério institucional.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361/374Copyright (c) 2015 RECEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna Maria Leite LobatoHaroldo de Vasconcelos BentesRegina Cláudia Oliveira da Silva2020-10-29T12:52:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/361Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
title CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
spellingShingle CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
Ana Maria Leite Lobato
Polí­tica Educacional
Educação Profissional
PROEJA
Inclusão Social
title_short CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
title_full CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
title_fullStr CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
title_full_unstemmed CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
title_sort CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (IFPA)-CAMPUS BELÉM
author Ana Maria Leite Lobato
author_facet Ana Maria Leite Lobato
Haroldo de Vasconcelos Bentes
Regina Cláudia Oliveira da Silva
author_role author
author2 Haroldo de Vasconcelos Bentes
Regina Cláudia Oliveira da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Maria Leite Lobato
Haroldo de Vasconcelos Bentes
Regina Cláudia Oliveira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Polí­tica Educacional
Educação Profissional
PROEJA
Inclusão Social
topic Polí­tica Educacional
Educação Profissional
PROEJA
Inclusão Social
description O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os caminhos e descaminhos do PROEJA no IFPA, na perspectiva de contribuir para a construção do referencial teórico sobre a Educação Profissional desta modalidade de ensino no Estado do Pará. Desta maneira, a pretensão é colocar em análise como ocorreu a inclusão social dos jovens e adultos no programa, problematizando as relações e suas implicações na interrupção dos editais de acesso, a partir de 2009. Neste sentido, a pesquisa responde a seguinte indagação: como o PROEJA se configurou enquanto uma polí­tica educacional de inclusão social de jovens e adultos no IFPA, no perí­odo de 2007 a 2008? O estudo faz uma abordagem histórica através das narrativas dos sujeitos pesquisados. Assim, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através da entrevista semiestruturada, do cí­rculo hermenêutico dialético, e a pesquisa documental, com destaque para os relatórios das turmas situados na Secretaria Acadêmica na instituição. A entrevista envolveu três gestores, o critério de escolha foi a qualidade das informações e não a quantidade, todas de grande valia para a investigação. O texto apresenta primeiramente como se deu a inclusão dos alunos ao PROEJA no IFPA e suas implicações; em seguida problematiza as dimensões da organização e funcionamento do programa na instituição; e por último, a não inclusão de jovens e adultos ao PROEJA. Os resultados evidenciam que poucos alunos concluí­ram o programa e a não oferta de novas turmas do PROEJA a partir de 2009 foi critério institucional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/361/374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 RECEI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 RECEI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124340015104