A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os desdobramentos de um estudo que buscou construir o perfil conceitual de interdisciplinaridade. Foram entrevistados 12 professores de diferentes áreas de um curso de Licenciatura em Química, que prevê uma formação interdisciplinar de seus licenciandos. O roteiro da entrevista semiestruturada tinha por objetivo emergir as concepções dos docentes sobre o conceito de interdisciplinaridade. As zonas do perfil conceitual que fundamentaram a análise foram a Intensidade de Troca, a Busca, a Atitude e a Híbrida. Os resultados suscitam que a zona do perfil mais acessada pelos professores foi a Híbrida, indicando uma junção que envolve o conceito de interdisciplinaridade com um ou mais níveis de integração. Infere-se a constatação dos professores de que a metodologia interdisciplinar possibilita um conhecimento mais elevado, entretanto, há importantes dificuldades a serem superadas para desenvolver um ensino com este nível de integração entre as disciplinas. |
id |
UERN-5_676a08cd702f033fb782df344780c5ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1048 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES InterdisciplinaridadePerfil conceitualPrática docenteEste trabalho apresenta os desdobramentos de um estudo que buscou construir o perfil conceitual de interdisciplinaridade. Foram entrevistados 12 professores de diferentes áreas de um curso de Licenciatura em Química, que prevê uma formação interdisciplinar de seus licenciandos. O roteiro da entrevista semiestruturada tinha por objetivo emergir as concepções dos docentes sobre o conceito de interdisciplinaridade. As zonas do perfil conceitual que fundamentaram a análise foram a Intensidade de Troca, a Busca, a Atitude e a Híbrida. Os resultados suscitam que a zona do perfil mais acessada pelos professores foi a Híbrida, indicando uma junção que envolve o conceito de interdisciplinaridade com um ou mais níveis de integração. Infere-se a constatação dos professores de que a metodologia interdisciplinar possibilita um conhecimento mais elevado, entretanto, há importantes dificuldades a serem superadas para desenvolver um ensino com este nível de integração entre as disciplinas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048/966Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessKeysy Solange Costa Nogueira Elaine Pavini Cintra 2020-10-29T12:50:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1048Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES |
title |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES Keysy Solange Costa Nogueira Interdisciplinaridade Perfil conceitual Prática docente |
title_short |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES |
title_full |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES |
title_sort |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES |
author |
Keysy Solange Costa Nogueira |
author_facet |
Keysy Solange Costa Nogueira Elaine Pavini Cintra |
author_role |
author |
author2 |
Elaine Pavini Cintra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keysy Solange Costa Nogueira Elaine Pavini Cintra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Perfil conceitual Prática docente |
topic |
Interdisciplinaridade Perfil conceitual Prática docente |
description |
Este trabalho apresenta os desdobramentos de um estudo que buscou construir o perfil conceitual de interdisciplinaridade. Foram entrevistados 12 professores de diferentes áreas de um curso de Licenciatura em Química, que prevê uma formação interdisciplinar de seus licenciandos. O roteiro da entrevista semiestruturada tinha por objetivo emergir as concepções dos docentes sobre o conceito de interdisciplinaridade. As zonas do perfil conceitual que fundamentaram a análise foram a Intensidade de Troca, a Busca, a Atitude e a Híbrida. Os resultados suscitam que a zona do perfil mais acessada pelos professores foi a Híbrida, indicando uma junção que envolve o conceito de interdisciplinaridade com um ou mais níveis de integração. Infere-se a constatação dos professores de que a metodologia interdisciplinar possibilita um conhecimento mais elevado, entretanto, há importantes dificuldades a serem superadas para desenvolver um ensino com este nível de integração entre as disciplinas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048/966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125015298049 |