A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keysy Solange Costa Nogueira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elaine Pavini Cintra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048
Resumo: Este trabalho apresenta os desdobramentos de um estudo que buscou construir o perfil conceitual de interdisciplinaridade. Foram entrevistados 12 professores de diferentes áreas de um curso de Licenciatura em Quí­mica, que prevê uma formação interdisciplinar de seus licenciandos. O roteiro da entrevista semiestruturada tinha por objetivo emergir as concepções dos docentes sobre o conceito de interdisciplinaridade. As zonas do perfil conceitual que fundamentaram a análise foram a Intensidade de Troca, a Busca, a Atitude e a Hí­brida. Os resultados suscitam que a zona do perfil mais acessada pelos professores foi a Hí­brida, indicando uma junção que envolve o conceito de interdisciplinaridade com um ou mais ní­veis de integração. Infere-se a constatação dos professores de que a metodologia interdisciplinar possibilita um conhecimento mais elevado, entretanto, há importantes dificuldades a serem superadas para desenvolver um ensino com este ní­vel de integração entre as disciplinas.
id UERN-5_676a08cd702f033fb782df344780c5ac
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1048
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES InterdisciplinaridadePerfil conceitualPrática docenteEste trabalho apresenta os desdobramentos de um estudo que buscou construir o perfil conceitual de interdisciplinaridade. Foram entrevistados 12 professores de diferentes áreas de um curso de Licenciatura em Quí­mica, que prevê uma formação interdisciplinar de seus licenciandos. O roteiro da entrevista semiestruturada tinha por objetivo emergir as concepções dos docentes sobre o conceito de interdisciplinaridade. As zonas do perfil conceitual que fundamentaram a análise foram a Intensidade de Troca, a Busca, a Atitude e a Hí­brida. Os resultados suscitam que a zona do perfil mais acessada pelos professores foi a Hí­brida, indicando uma junção que envolve o conceito de interdisciplinaridade com um ou mais ní­veis de integração. Infere-se a constatação dos professores de que a metodologia interdisciplinar possibilita um conhecimento mais elevado, entretanto, há importantes dificuldades a serem superadas para desenvolver um ensino com este ní­vel de integração entre as disciplinas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048/966Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessKeysy Solange Costa Nogueira Elaine Pavini Cintra 2020-10-29T12:50:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1048Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
title A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
spellingShingle A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
Keysy Solange Costa Nogueira
Interdisciplinaridade
Perfil conceitual
Prática docente
title_short A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
title_full A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
title_fullStr A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
title_sort A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE DE UM GRUPO DE PROFESSORES
author Keysy Solange Costa Nogueira
author_facet Keysy Solange Costa Nogueira
Elaine Pavini Cintra
author_role author
author2 Elaine Pavini Cintra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keysy Solange Costa Nogueira
Elaine Pavini Cintra
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Perfil conceitual
Prática docente
topic Interdisciplinaridade
Perfil conceitual
Prática docente
description Este trabalho apresenta os desdobramentos de um estudo que buscou construir o perfil conceitual de interdisciplinaridade. Foram entrevistados 12 professores de diferentes áreas de um curso de Licenciatura em Quí­mica, que prevê uma formação interdisciplinar de seus licenciandos. O roteiro da entrevista semiestruturada tinha por objetivo emergir as concepções dos docentes sobre o conceito de interdisciplinaridade. As zonas do perfil conceitual que fundamentaram a análise foram a Intensidade de Troca, a Busca, a Atitude e a Hí­brida. Os resultados suscitam que a zona do perfil mais acessada pelos professores foi a Hí­brida, indicando uma junção que envolve o conceito de interdisciplinaridade com um ou mais ní­veis de integração. Infere-se a constatação dos professores de que a metodologia interdisciplinar possibilita um conhecimento mais elevado, entretanto, há importantes dificuldades a serem superadas para desenvolver um ensino com este ní­vel de integração entre as disciplinas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1048/966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125015298049