OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Sá Firmino, Nairley
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Farias Firmino, Diego, Rodrigues Leite, Luciana, Simão Martins, Elcimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210
Resumo: As medidas de isolamento causadas pela pandemia da Covid-19 ocasionaram mudanças na prática docente. De abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, o trabalho buscou compreender a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na mobilização de saberes de docentes da rede estadual do Ceará. Os 3.623 professores participantes relataram sobre adaptações aos recursos tecnológicos, especificidades das disciplinas e influências da formação inicial. Destes, 96% desejam continuar utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e 98% querem aprofundar seus conhecimentos para esse uso. Eles elencaram os desafios de conciliar o ERE à rotina familiar e expressaram seus pensamentos ao retorno í s atividades presenciais, que perpassam experiências de perda de pessoas queridas, medo, insegurança, ansiedade. Por fim, a adoção do ERE demandou a mobilização de saberes curriculares, disciplinares, experienciais, dentre outros, e confirmou a compreensão de que esses saberes se modificam com o tempo e as mudanças sociais.
id UERN-5_73918eeb489e770689c9020a4f211be9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3210
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do CearáEnsino Remoto EmergencialSaberes DocentesRede Pública de EnsinoCearáCovid-19As medidas de isolamento causadas pela pandemia da Covid-19 ocasionaram mudanças na prática docente. De abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, o trabalho buscou compreender a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na mobilização de saberes de docentes da rede estadual do Ceará. Os 3.623 professores participantes relataram sobre adaptações aos recursos tecnológicos, especificidades das disciplinas e influências da formação inicial. Destes, 96% desejam continuar utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e 98% querem aprofundar seus conhecimentos para esse uso. Eles elencaram os desafios de conciliar o ERE à rotina familiar e expressaram seus pensamentos ao retorno í s atividades presenciais, que perpassam experiências de perda de pessoas queridas, medo, insegurança, ansiedade. Por fim, a adoção do ERE demandou a mobilização de saberes curriculares, disciplinares, experienciais, dentre outros, e confirmou a compreensão de que esses saberes se modificam com o tempo e as mudanças sociais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210/2687Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Sá Firmino, NairleyFarias Firmino, DiegoRodrigues Leite, LucianaSimão Martins, Elcimar2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3210Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
title OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
spellingShingle OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
Cardoso Sá Firmino, Nairley
Ensino Remoto Emergencial
Saberes Docentes
Rede Pública de Ensino
Ceará
Covid-19
title_short OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
title_full OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
title_fullStr OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
title_full_unstemmed OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
title_sort OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
author Cardoso Sá Firmino, Nairley
author_facet Cardoso Sá Firmino, Nairley
Farias Firmino, Diego
Rodrigues Leite, Luciana
Simão Martins, Elcimar
author_role author
author2 Farias Firmino, Diego
Rodrigues Leite, Luciana
Simão Martins, Elcimar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Sá Firmino, Nairley
Farias Firmino, Diego
Rodrigues Leite, Luciana
Simão Martins, Elcimar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial
Saberes Docentes
Rede Pública de Ensino
Ceará
Covid-19
topic Ensino Remoto Emergencial
Saberes Docentes
Rede Pública de Ensino
Ceará
Covid-19
description As medidas de isolamento causadas pela pandemia da Covid-19 ocasionaram mudanças na prática docente. De abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, o trabalho buscou compreender a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na mobilização de saberes de docentes da rede estadual do Ceará. Os 3.623 professores participantes relataram sobre adaptações aos recursos tecnológicos, especificidades das disciplinas e influências da formação inicial. Destes, 96% desejam continuar utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e 98% querem aprofundar seus conhecimentos para esse uso. Eles elencaram os desafios de conciliar o ERE à rotina familiar e expressaram seus pensamentos ao retorno í s atividades presenciais, que perpassam experiências de perda de pessoas queridas, medo, insegurança, ansiedade. Por fim, a adoção do ERE demandou a mobilização de saberes curriculares, disciplinares, experienciais, dentre outros, e confirmou a compreensão de que esses saberes se modificam com o tempo e as mudanças sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210/2687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126312386560