OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210 |
Resumo: | As medidas de isolamento causadas pela pandemia da Covid-19 ocasionaram mudanças na prática docente. De abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, o trabalho buscou compreender a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na mobilização de saberes de docentes da rede estadual do Ceará. Os 3.623 professores participantes relataram sobre adaptações aos recursos tecnológicos, especificidades das disciplinas e influências da formação inicial. Destes, 96% desejam continuar utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e 98% querem aprofundar seus conhecimentos para esse uso. Eles elencaram os desafios de conciliar o ERE à rotina familiar e expressaram seus pensamentos ao retorno í s atividades presenciais, que perpassam experiências de perda de pessoas queridas, medo, insegurança, ansiedade. Por fim, a adoção do ERE demandou a mobilização de saberes curriculares, disciplinares, experienciais, dentre outros, e confirmou a compreensão de que esses saberes se modificam com o tempo e as mudanças sociais. |
id |
UERN-5_73918eeb489e770689c9020a4f211be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3210 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do CearáEnsino Remoto EmergencialSaberes DocentesRede Pública de EnsinoCearáCovid-19As medidas de isolamento causadas pela pandemia da Covid-19 ocasionaram mudanças na prática docente. De abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, o trabalho buscou compreender a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na mobilização de saberes de docentes da rede estadual do Ceará. Os 3.623 professores participantes relataram sobre adaptações aos recursos tecnológicos, especificidades das disciplinas e influências da formação inicial. Destes, 96% desejam continuar utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e 98% querem aprofundar seus conhecimentos para esse uso. Eles elencaram os desafios de conciliar o ERE à rotina familiar e expressaram seus pensamentos ao retorno í s atividades presenciais, que perpassam experiências de perda de pessoas queridas, medo, insegurança, ansiedade. Por fim, a adoção do ERE demandou a mobilização de saberes curriculares, disciplinares, experienciais, dentre outros, e confirmou a compreensão de que esses saberes se modificam com o tempo e as mudanças sociais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210/2687Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Sá Firmino, NairleyFarias Firmino, DiegoRodrigues Leite, LucianaSimão Martins, Elcimar2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3210Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará |
title |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará |
spellingShingle |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará Cardoso Sá Firmino, Nairley Ensino Remoto Emergencial Saberes Docentes Rede Pública de Ensino Ceará Covid-19 |
title_short |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará |
title_full |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará |
title_fullStr |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará |
title_full_unstemmed |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará |
title_sort |
OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: experiências no estado do Ceará |
author |
Cardoso Sá Firmino, Nairley |
author_facet |
Cardoso Sá Firmino, Nairley Farias Firmino, Diego Rodrigues Leite, Luciana Simão Martins, Elcimar |
author_role |
author |
author2 |
Farias Firmino, Diego Rodrigues Leite, Luciana Simão Martins, Elcimar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso Sá Firmino, Nairley Farias Firmino, Diego Rodrigues Leite, Luciana Simão Martins, Elcimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial Saberes Docentes Rede Pública de Ensino Ceará Covid-19 |
topic |
Ensino Remoto Emergencial Saberes Docentes Rede Pública de Ensino Ceará Covid-19 |
description |
As medidas de isolamento causadas pela pandemia da Covid-19 ocasionaram mudanças na prática docente. De abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, o trabalho buscou compreender a influência do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na mobilização de saberes de docentes da rede estadual do Ceará. Os 3.623 professores participantes relataram sobre adaptações aos recursos tecnológicos, especificidades das disciplinas e influências da formação inicial. Destes, 96% desejam continuar utilizando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e 98% querem aprofundar seus conhecimentos para esse uso. Eles elencaram os desafios de conciliar o ERE à rotina familiar e expressaram seus pensamentos ao retorno í s atividades presenciais, que perpassam experiências de perda de pessoas queridas, medo, insegurança, ansiedade. Por fim, a adoção do ERE demandou a mobilização de saberes curriculares, disciplinares, experienciais, dentre outros, e confirmou a compreensão de que esses saberes se modificam com o tempo e as mudanças sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3210/2687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126312386560 |