Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Christiano Araújo dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-16082024-153522/
Resumo: O ano de 2020 foi um marco para o mundo devido ao enfrentamento da Pandemia por COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) ou Sars-Cov-2, agente da síndrome respiratória aguda grave. Entre as principais ações para tentar não disseminar o vírus adotou-se o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras e álcool em gel. Além disso, no âmbito educacional outras medidas foram necessárias. No segundo semestre de 2020, o ensino presencial foi adaptado ao ensino remoto emergencial (ERE). Os professores, num tempo curto, precisaram aprender a lidar com tecnologias digitais e repensar a organização, planejamento e alternativas capazes de garantir o processo ensino-aprendizagem mesmo no modelo de ERE. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e refletir sobre as aprendizagens decorrentes da necessidade da realização do ERE, iniciada em 2020 e as opções didáticas adotadas por professores da cidade de Barretos - São Paulo. Pretende-se caracterizar as práticas docentes em termos de organização, adaptações de currículo, interação professor-professor, professor-aluno, motivadas pela necessidade de enfrentamento da pandemia, reconhecer indícios de aprendizagem e compreender o ensino remoto emergencial. A fundamentação teórica da pesquisa se apoiou na perspectiva histórico-cultural e na teoria da atividade. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa documental e análise de narrativas. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas e permitiu concluir que os docentes se apropriaram de muitos recursos educacionais abertos, buscaram a todo tempo aprender mais metodologias e formas de chegar até os estudantes e obtiveram saberes novos, melhorando a qualidade das aulas que dão em comparação com a aula pré-pandemia. A partir dos dados, pode-se organizar um produto educacional que compilasse recursos e possibilidades metodológicas mencionadas pelos professores e também outros materiais que atendessem a demandas identificadas. Chamamos o produto educacional deste trabalho contribuirá para a elaboração de um cardápio pedagógico digital.com propostas de atividades com o intuito de colaborar para a formação continuada e inicial de docentes de química.
id USP_f49d4883ccc5ade62ad8bfaa5fc84ab9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16082024-153522
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmicoKnowledge and learning of chemistry teachers in Barretos during emergency remote teaching in a pandemic contextAtividade mediadoraCOVID-19COVID-19Emergency remote teachingEnsino remoto emergencialKnowledgeMediation activityProfessorSaberesTeacherO ano de 2020 foi um marco para o mundo devido ao enfrentamento da Pandemia por COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) ou Sars-Cov-2, agente da síndrome respiratória aguda grave. Entre as principais ações para tentar não disseminar o vírus adotou-se o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras e álcool em gel. Além disso, no âmbito educacional outras medidas foram necessárias. No segundo semestre de 2020, o ensino presencial foi adaptado ao ensino remoto emergencial (ERE). Os professores, num tempo curto, precisaram aprender a lidar com tecnologias digitais e repensar a organização, planejamento e alternativas capazes de garantir o processo ensino-aprendizagem mesmo no modelo de ERE. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e refletir sobre as aprendizagens decorrentes da necessidade da realização do ERE, iniciada em 2020 e as opções didáticas adotadas por professores da cidade de Barretos - São Paulo. Pretende-se caracterizar as práticas docentes em termos de organização, adaptações de currículo, interação professor-professor, professor-aluno, motivadas pela necessidade de enfrentamento da pandemia, reconhecer indícios de aprendizagem e compreender o ensino remoto emergencial. A fundamentação teórica da pesquisa se apoiou na perspectiva histórico-cultural e na teoria da atividade. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa documental e análise de narrativas. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas e permitiu concluir que os docentes se apropriaram de muitos recursos educacionais abertos, buscaram a todo tempo aprender mais metodologias e formas de chegar até os estudantes e obtiveram saberes novos, melhorando a qualidade das aulas que dão em comparação com a aula pré-pandemia. A partir dos dados, pode-se organizar um produto educacional que compilasse recursos e possibilidades metodológicas mencionadas pelos professores e também outros materiais que atendessem a demandas identificadas. Chamamos o produto educacional deste trabalho contribuirá para a elaboração de um cardápio pedagógico digital.com propostas de atividades com o intuito de colaborar para a formação continuada e inicial de docentes de química.The year 2020 marked a global shift due to the challenges posed by the COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) pandemic caused by the Sars-Cov-2 virus, leading to significant changes in societal norms. In response to the imperative to curb the virus\'s spread, measures such as social distancing, continuous mask usage, and hand sanitization became pivotal. Within the educational sphere, the latter half of 2020 witnessed a swift transition from traditional classroom teaching to Emergency Remote Education (ERE). This shift demanded educators a quickly adaptation to digital technologies, reevaluate organizational strategies, and explore alternative approaches to ensure the continuity of the teaching-learning process. This research aims to investigate and reflect on the educational insights gained from the necessity of implementing ERE, initiated in 2020, and the pedagogical choices made by teachers in the cuty of Barretos - São Paulo. The focus is on characterizing teaching practices concerning curriculum adaptations, organizational modifications, and teacher-student interactions prompted by the pandemic. The research draws on the theoretical framework of historical-cultural perspectives and activity theory. Employing a qualitative research methodology involving document analysis and narrative examination, the study gathered data through interviews. The findings suggest that educators embraced various open educational resources, continuously sought to learn new methodologies, and acquired new knowledge, thereby enhancing the quality of their lessons compared to the pre-pandemic era. Based on these insights, an educational product proposes to compile the mentioned resources and methodological possibilities, catering to identified needs. Termed as a \"digital pedagogical menu,\" this product aims to contribute to the continuous and initial training of chemistry teachers by offering diverse activities and resources.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFavacho, Daniela Gonçalves de AbreuSantos, Christiano Araújo dos2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-16082024-153522/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T15:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-16082024-153522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T15:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
Knowledge and learning of chemistry teachers in Barretos during emergency remote teaching in a pandemic context
title Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
spellingShingle Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
Santos, Christiano Araújo dos
Atividade mediadora
COVID-19
COVID-19
Emergency remote teaching
Ensino remoto emergencial
Knowledge
Mediation activity
Professor
Saberes
Teacher
title_short Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
title_full Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
title_fullStr Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
title_full_unstemmed Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
title_sort Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
author Santos, Christiano Araújo dos
author_facet Santos, Christiano Araújo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Favacho, Daniela Gonçalves de Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Christiano Araújo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade mediadora
COVID-19
COVID-19
Emergency remote teaching
Ensino remoto emergencial
Knowledge
Mediation activity
Professor
Saberes
Teacher
topic Atividade mediadora
COVID-19
COVID-19
Emergency remote teaching
Ensino remoto emergencial
Knowledge
Mediation activity
Professor
Saberes
Teacher
description O ano de 2020 foi um marco para o mundo devido ao enfrentamento da Pandemia por COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) ou Sars-Cov-2, agente da síndrome respiratória aguda grave. Entre as principais ações para tentar não disseminar o vírus adotou-se o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras e álcool em gel. Além disso, no âmbito educacional outras medidas foram necessárias. No segundo semestre de 2020, o ensino presencial foi adaptado ao ensino remoto emergencial (ERE). Os professores, num tempo curto, precisaram aprender a lidar com tecnologias digitais e repensar a organização, planejamento e alternativas capazes de garantir o processo ensino-aprendizagem mesmo no modelo de ERE. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e refletir sobre as aprendizagens decorrentes da necessidade da realização do ERE, iniciada em 2020 e as opções didáticas adotadas por professores da cidade de Barretos - São Paulo. Pretende-se caracterizar as práticas docentes em termos de organização, adaptações de currículo, interação professor-professor, professor-aluno, motivadas pela necessidade de enfrentamento da pandemia, reconhecer indícios de aprendizagem e compreender o ensino remoto emergencial. A fundamentação teórica da pesquisa se apoiou na perspectiva histórico-cultural e na teoria da atividade. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa documental e análise de narrativas. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas e permitiu concluir que os docentes se apropriaram de muitos recursos educacionais abertos, buscaram a todo tempo aprender mais metodologias e formas de chegar até os estudantes e obtiveram saberes novos, melhorando a qualidade das aulas que dão em comparação com a aula pré-pandemia. A partir dos dados, pode-se organizar um produto educacional que compilasse recursos e possibilidades metodológicas mencionadas pelos professores e também outros materiais que atendessem a demandas identificadas. Chamamos o produto educacional deste trabalho contribuirá para a elaboração de um cardápio pedagógico digital.com propostas de atividades com o intuito de colaborar para a formação continuada e inicial de docentes de química.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-16082024-153522/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-16082024-153522/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256512267812864