Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-16082024-153522/ |
Resumo: | O ano de 2020 foi um marco para o mundo devido ao enfrentamento da Pandemia por COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) ou Sars-Cov-2, agente da síndrome respiratória aguda grave. Entre as principais ações para tentar não disseminar o vírus adotou-se o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras e álcool em gel. Além disso, no âmbito educacional outras medidas foram necessárias. No segundo semestre de 2020, o ensino presencial foi adaptado ao ensino remoto emergencial (ERE). Os professores, num tempo curto, precisaram aprender a lidar com tecnologias digitais e repensar a organização, planejamento e alternativas capazes de garantir o processo ensino-aprendizagem mesmo no modelo de ERE. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e refletir sobre as aprendizagens decorrentes da necessidade da realização do ERE, iniciada em 2020 e as opções didáticas adotadas por professores da cidade de Barretos - São Paulo. Pretende-se caracterizar as práticas docentes em termos de organização, adaptações de currículo, interação professor-professor, professor-aluno, motivadas pela necessidade de enfrentamento da pandemia, reconhecer indícios de aprendizagem e compreender o ensino remoto emergencial. A fundamentação teórica da pesquisa se apoiou na perspectiva histórico-cultural e na teoria da atividade. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa documental e análise de narrativas. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas e permitiu concluir que os docentes se apropriaram de muitos recursos educacionais abertos, buscaram a todo tempo aprender mais metodologias e formas de chegar até os estudantes e obtiveram saberes novos, melhorando a qualidade das aulas que dão em comparação com a aula pré-pandemia. A partir dos dados, pode-se organizar um produto educacional que compilasse recursos e possibilidades metodológicas mencionadas pelos professores e também outros materiais que atendessem a demandas identificadas. Chamamos o produto educacional deste trabalho contribuirá para a elaboração de um cardápio pedagógico digital.com propostas de atividades com o intuito de colaborar para a formação continuada e inicial de docentes de química. |
id |
USP_f49d4883ccc5ade62ad8bfaa5fc84ab9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16082024-153522 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmicoKnowledge and learning of chemistry teachers in Barretos during emergency remote teaching in a pandemic contextAtividade mediadoraCOVID-19COVID-19Emergency remote teachingEnsino remoto emergencialKnowledgeMediation activityProfessorSaberesTeacherO ano de 2020 foi um marco para o mundo devido ao enfrentamento da Pandemia por COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) ou Sars-Cov-2, agente da síndrome respiratória aguda grave. Entre as principais ações para tentar não disseminar o vírus adotou-se o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras e álcool em gel. Além disso, no âmbito educacional outras medidas foram necessárias. No segundo semestre de 2020, o ensino presencial foi adaptado ao ensino remoto emergencial (ERE). Os professores, num tempo curto, precisaram aprender a lidar com tecnologias digitais e repensar a organização, planejamento e alternativas capazes de garantir o processo ensino-aprendizagem mesmo no modelo de ERE. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e refletir sobre as aprendizagens decorrentes da necessidade da realização do ERE, iniciada em 2020 e as opções didáticas adotadas por professores da cidade de Barretos - São Paulo. Pretende-se caracterizar as práticas docentes em termos de organização, adaptações de currículo, interação professor-professor, professor-aluno, motivadas pela necessidade de enfrentamento da pandemia, reconhecer indícios de aprendizagem e compreender o ensino remoto emergencial. A fundamentação teórica da pesquisa se apoiou na perspectiva histórico-cultural e na teoria da atividade. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa documental e análise de narrativas. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas e permitiu concluir que os docentes se apropriaram de muitos recursos educacionais abertos, buscaram a todo tempo aprender mais metodologias e formas de chegar até os estudantes e obtiveram saberes novos, melhorando a qualidade das aulas que dão em comparação com a aula pré-pandemia. A partir dos dados, pode-se organizar um produto educacional que compilasse recursos e possibilidades metodológicas mencionadas pelos professores e também outros materiais que atendessem a demandas identificadas. Chamamos o produto educacional deste trabalho contribuirá para a elaboração de um cardápio pedagógico digital.com propostas de atividades com o intuito de colaborar para a formação continuada e inicial de docentes de química.The year 2020 marked a global shift due to the challenges posed by the COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) pandemic caused by the Sars-Cov-2 virus, leading to significant changes in societal norms. In response to the imperative to curb the virus\'s spread, measures such as social distancing, continuous mask usage, and hand sanitization became pivotal. Within the educational sphere, the latter half of 2020 witnessed a swift transition from traditional classroom teaching to Emergency Remote Education (ERE). This shift demanded educators a quickly adaptation to digital technologies, reevaluate organizational strategies, and explore alternative approaches to ensure the continuity of the teaching-learning process. This research aims to investigate and reflect on the educational insights gained from the necessity of implementing ERE, initiated in 2020, and the pedagogical choices made by teachers in the cuty of Barretos - São Paulo. The focus is on characterizing teaching practices concerning curriculum adaptations, organizational modifications, and teacher-student interactions prompted by the pandemic. The research draws on the theoretical framework of historical-cultural perspectives and activity theory. Employing a qualitative research methodology involving document analysis and narrative examination, the study gathered data through interviews. The findings suggest that educators embraced various open educational resources, continuously sought to learn new methodologies, and acquired new knowledge, thereby enhancing the quality of their lessons compared to the pre-pandemic era. Based on these insights, an educational product proposes to compile the mentioned resources and methodological possibilities, catering to identified needs. Termed as a \"digital pedagogical menu,\" this product aims to contribute to the continuous and initial training of chemistry teachers by offering diverse activities and resources.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFavacho, Daniela Gonçalves de AbreuSantos, Christiano Araújo dos2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-16082024-153522/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T15:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-16082024-153522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T15:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico Knowledge and learning of chemistry teachers in Barretos during emergency remote teaching in a pandemic context |
title |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico |
spellingShingle |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico Santos, Christiano Araújo dos Atividade mediadora COVID-19 COVID-19 Emergency remote teaching Ensino remoto emergencial Knowledge Mediation activity Professor Saberes Teacher |
title_short |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico |
title_full |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico |
title_fullStr |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico |
title_full_unstemmed |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico |
title_sort |
Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos durante o ensino remoto emergencial em contexto pandêmico |
author |
Santos, Christiano Araújo dos |
author_facet |
Santos, Christiano Araújo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Favacho, Daniela Gonçalves de Abreu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Christiano Araújo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade mediadora COVID-19 COVID-19 Emergency remote teaching Ensino remoto emergencial Knowledge Mediation activity Professor Saberes Teacher |
topic |
Atividade mediadora COVID-19 COVID-19 Emergency remote teaching Ensino remoto emergencial Knowledge Mediation activity Professor Saberes Teacher |
description |
O ano de 2020 foi um marco para o mundo devido ao enfrentamento da Pandemia por COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) ou Sars-Cov-2, agente da síndrome respiratória aguda grave. Entre as principais ações para tentar não disseminar o vírus adotou-se o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras e álcool em gel. Além disso, no âmbito educacional outras medidas foram necessárias. No segundo semestre de 2020, o ensino presencial foi adaptado ao ensino remoto emergencial (ERE). Os professores, num tempo curto, precisaram aprender a lidar com tecnologias digitais e repensar a organização, planejamento e alternativas capazes de garantir o processo ensino-aprendizagem mesmo no modelo de ERE. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e refletir sobre as aprendizagens decorrentes da necessidade da realização do ERE, iniciada em 2020 e as opções didáticas adotadas por professores da cidade de Barretos - São Paulo. Pretende-se caracterizar as práticas docentes em termos de organização, adaptações de currículo, interação professor-professor, professor-aluno, motivadas pela necessidade de enfrentamento da pandemia, reconhecer indícios de aprendizagem e compreender o ensino remoto emergencial. A fundamentação teórica da pesquisa se apoiou na perspectiva histórico-cultural e na teoria da atividade. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa documental e análise de narrativas. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas e permitiu concluir que os docentes se apropriaram de muitos recursos educacionais abertos, buscaram a todo tempo aprender mais metodologias e formas de chegar até os estudantes e obtiveram saberes novos, melhorando a qualidade das aulas que dão em comparação com a aula pré-pandemia. A partir dos dados, pode-se organizar um produto educacional que compilasse recursos e possibilidades metodológicas mencionadas pelos professores e também outros materiais que atendessem a demandas identificadas. Chamamos o produto educacional deste trabalho contribuirá para a elaboração de um cardápio pedagógico digital.com propostas de atividades com o intuito de colaborar para a formação continuada e inicial de docentes de química. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-16082024-153522/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-16082024-153522/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256512267812864 |