EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319 |
Resumo: | Este artigo objetiva identificar e problematizar os motivos com potencial para provocar o abandono escolar dentre estudantes que frequentam cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e qualitativa descritiva, da qual participaram sessenta e oito estudantes matriculados em cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam que a elevada jornada de trabalho, a falta de tempo para conciliar as demandas acadêmicas com as demais dimensões da vida, as dificuldades para compreender os conteúdos, a didática de ensino, a quantidade de atividades extraclasse, as políticas de assistência estudantil e a qualidade da educação, seriam potenciais fatores para provocar a evasão escolar. Conclui-se que o esforço de compreender as especificidades e particularidades de cada instituição e de cada curso devem constituir-se como uma espécie de "primeiro passo" para o enfrentamento da complexa e multifatorial problemática da evasão escolar. |
id |
UERN-5_779661d1c9e1349b90f26e4b1fff1137 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2319 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar Este artigo objetiva identificar e problematizar os motivos com potencial para provocar o abandono escolar dentre estudantes que frequentam cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e qualitativa descritiva, da qual participaram sessenta e oito estudantes matriculados em cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam que a elevada jornada de trabalho, a falta de tempo para conciliar as demandas acadêmicas com as demais dimensões da vida, as dificuldades para compreender os conteúdos, a didática de ensino, a quantidade de atividades extraclasse, as políticas de assistência estudantil e a qualidade da educação, seriam potenciais fatores para provocar a evasão escolar. Conclui-se que o esforço de compreender as especificidades e particularidades de cada instituição e de cada curso devem constituir-se como uma espécie de "primeiro passo" para o enfrentamento da complexa e multifatorial problemática da evasão escolar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319/2484Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessBagnara, Ivan CarlosBoff, Eduarda Maria2020-12-24T13:28:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2319Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-12-24T13:28:46Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar |
title |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar |
spellingShingle |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar Bagnara, Ivan Carlos |
title_short |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar |
title_full |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar |
title_fullStr |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar |
title_full_unstemmed |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar |
title_sort |
EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar |
author |
Bagnara, Ivan Carlos |
author_facet |
Bagnara, Ivan Carlos Boff, Eduarda Maria |
author_role |
author |
author2 |
Boff, Eduarda Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagnara, Ivan Carlos Boff, Eduarda Maria |
description |
Este artigo objetiva identificar e problematizar os motivos com potencial para provocar o abandono escolar dentre estudantes que frequentam cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e qualitativa descritiva, da qual participaram sessenta e oito estudantes matriculados em cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam que a elevada jornada de trabalho, a falta de tempo para conciliar as demandas acadêmicas com as demais dimensões da vida, as dificuldades para compreender os conteúdos, a didática de ensino, a quantidade de atividades extraclasse, as políticas de assistência estudantil e a qualidade da educação, seriam potenciais fatores para provocar a evasão escolar. Conclui-se que o esforço de compreender as especificidades e particularidades de cada instituição e de cada curso devem constituir-se como uma espécie de "primeiro passo" para o enfrentamento da complexa e multifatorial problemática da evasão escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319/2484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125860450304 |