CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miriam Ferrazza Heck
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1657
Resumo: Neste trabalho, apresentam-se algumas considerações acerca da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e alguns aspectos sobre o campo de conhecimento matemático, com ênfase na Geometria. O texto caracteriza-se por uma abordagem metodológica qualitativa, cujo objetivo principal foi proporcionar reflexões e possí­veis compreensões desta nova proposta educativa para a Educação Básica. Neste sentido, selecionaram-se como aportes teóricos a pesquisas sobre a temática abordada e o documento da BNCC. A fim de ampliar e subsidiar as discussões realizou-se uma análise, sobre os conteúdos de Geometria abordados pelas coleções de livros didáticos de Matemática adotados por duas escolas estaduais do estado do Rio Grande do Sul. Por fim, acredita-se que este trabalho, pode servir como um recurso pedagógico aos profissionais envolvidos com a Educação Básica, viabilizando possí­veis contribuições para a suas práticas educativas, proporcionando a ampliação dos conhecimentos educativos.
id UERN-5_87e2db8af94c20a07bfcd76a93d808af
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1657
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICONeste trabalho, apresentam-se algumas considerações acerca da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e alguns aspectos sobre o campo de conhecimento matemático, com ênfase na Geometria. O texto caracteriza-se por uma abordagem metodológica qualitativa, cujo objetivo principal foi proporcionar reflexões e possí­veis compreensões desta nova proposta educativa para a Educação Básica. Neste sentido, selecionaram-se como aportes teóricos a pesquisas sobre a temática abordada e o documento da BNCC. A fim de ampliar e subsidiar as discussões realizou-se uma análise, sobre os conteúdos de Geometria abordados pelas coleções de livros didáticos de Matemática adotados por duas escolas estaduais do estado do Rio Grande do Sul. Por fim, acredita-se que este trabalho, pode servir como um recurso pedagógico aos profissionais envolvidos com a Educação Básica, viabilizando possí­veis contribuições para a suas práticas educativas, proporcionando a ampliação dos conhecimentos educativos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1657Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1657/2270Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMiriam Ferrazza Heck2020-10-29T12:50:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1657Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
title CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
spellingShingle CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Miriam Ferrazza Heck
title_short CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
title_full CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
title_fullStr CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
title_sort CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS UNIDADES DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
author Miriam Ferrazza Heck
author_facet Miriam Ferrazza Heck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miriam Ferrazza Heck
description Neste trabalho, apresentam-se algumas considerações acerca da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e alguns aspectos sobre o campo de conhecimento matemático, com ênfase na Geometria. O texto caracteriza-se por uma abordagem metodológica qualitativa, cujo objetivo principal foi proporcionar reflexões e possí­veis compreensões desta nova proposta educativa para a Educação Básica. Neste sentido, selecionaram-se como aportes teóricos a pesquisas sobre a temática abordada e o documento da BNCC. A fim de ampliar e subsidiar as discussões realizou-se uma análise, sobre os conteúdos de Geometria abordados pelas coleções de livros didáticos de Matemática adotados por duas escolas estaduais do estado do Rio Grande do Sul. Por fim, acredita-se que este trabalho, pode servir como um recurso pedagógico aos profissionais envolvidos com a Educação Básica, viabilizando possí­veis contribuições para a suas práticas educativas, proporcionando a ampliação dos conhecimentos educativos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1657
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1657/2270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125198798848