Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25382 |
Resumo: | Após diversas discussões do Conselho Nacional de Educação (CNE) para atender às metas estabelecidas para a melhoria da educação, de 2015 a 2017 foi elaborada uma Base Nacional Comum Curricular (conhecida como BNCC) a fim de definir o conjunto de aprendizagens que todos os alunos deveriam desenvolver no seu percurso escolar. Partindo disso, esta pesquisa teve como objetivo compreender a Base como um gênero situado de governança, identificando quais são os conhecimentos que estão sendo legitimados e, até mesmo, deslegitimados com a implementação da BNCC. A Base serviu, inclusive, como corpus de estudo, que teve as teorias da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) como abordagens teórico-metodológicas. Como resultados, foi possível identificar que o discurso produzido pela Base é um discurso de governança, pois, implicitamente, evidencia o foco das mudanças, que acontecerão por meio do enfoque nas aprendizagens essenciais, indicadas pelas competências e habilidades trabalhadas em cada componente curricular, voltadas para o mercado de trabalho. Esses valores estão acima, inclusive, da preocupação de manter o aluno na escola e criar as condições mínimas de estudo. Palavras-chave: BNCC; Gênero de governança. |
id |
Unisinos-3_8379a749146d9edc7d1deda17b4bd54d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25382 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança Após diversas discussões do Conselho Nacional de Educação (CNE) para atender às metas estabelecidas para a melhoria da educação, de 2015 a 2017 foi elaborada uma Base Nacional Comum Curricular (conhecida como BNCC) a fim de definir o conjunto de aprendizagens que todos os alunos deveriam desenvolver no seu percurso escolar. Partindo disso, esta pesquisa teve como objetivo compreender a Base como um gênero situado de governança, identificando quais são os conhecimentos que estão sendo legitimados e, até mesmo, deslegitimados com a implementação da BNCC. A Base serviu, inclusive, como corpus de estudo, que teve as teorias da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) como abordagens teórico-metodológicas. Como resultados, foi possível identificar que o discurso produzido pela Base é um discurso de governança, pois, implicitamente, evidencia o foco das mudanças, que acontecerão por meio do enfoque nas aprendizagens essenciais, indicadas pelas competências e habilidades trabalhadas em cada componente curricular, voltadas para o mercado de trabalho. Esses valores estão acima, inclusive, da preocupação de manter o aluno na escola e criar as condições mínimas de estudo. Palavras-chave: BNCC; Gênero de governança.After several discussions of the Brazilian National Education Council to meet the goals set for the improvement of education, from 2015 to 2017 a Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) was elaborated in order to define the set of learning that all students should develop in their school path. Based on that, this research aimed to understand the Base as a situated genre of governance, identifying what are the knowledge that are being legitimized and even delegitimized with the implementation of the BNCC. The Base served, inclusive, as corpus of study, which had the theories of Critical Discourse Analysis (CDA) and Systemic-Functional Linguistics (SFL) as theoretical and methodological approaches. As results, it was possible to identify that the discourse produced by the Base is a discourse of governance, because, implicitly, highlights the focus of the changes, which will happen through the focus on essential learning, indicated by the skills and abilities worked in each curriculum component, aimed at the labor market. These values are even above the concern to keep the student in school and create the minimum conditions for study.Unisinos2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2538210.4013/cld.2023.212.08Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 361-377Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 361-3772177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25382/60749625Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Henrique Campos2023-07-24T20:43:31Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25382Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-24T20:43:31Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança |
title |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança |
spellingShingle |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança Freitas, Henrique Campos |
title_short |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança |
title_full |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança |
title_fullStr |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança |
title_sort |
Considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto um gênero de governança |
author |
Freitas, Henrique Campos |
author_facet |
Freitas, Henrique Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Henrique Campos |
description |
Após diversas discussões do Conselho Nacional de Educação (CNE) para atender às metas estabelecidas para a melhoria da educação, de 2015 a 2017 foi elaborada uma Base Nacional Comum Curricular (conhecida como BNCC) a fim de definir o conjunto de aprendizagens que todos os alunos deveriam desenvolver no seu percurso escolar. Partindo disso, esta pesquisa teve como objetivo compreender a Base como um gênero situado de governança, identificando quais são os conhecimentos que estão sendo legitimados e, até mesmo, deslegitimados com a implementação da BNCC. A Base serviu, inclusive, como corpus de estudo, que teve as teorias da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) como abordagens teórico-metodológicas. Como resultados, foi possível identificar que o discurso produzido pela Base é um discurso de governança, pois, implicitamente, evidencia o foco das mudanças, que acontecerão por meio do enfoque nas aprendizagens essenciais, indicadas pelas competências e habilidades trabalhadas em cada componente curricular, voltadas para o mercado de trabalho. Esses valores estão acima, inclusive, da preocupação de manter o aluno na escola e criar as condições mínimas de estudo. Palavras-chave: BNCC; Gênero de governança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25382 10.4013/cld.2023.212.08 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25382 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2023.212.08 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25382/60749625 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 361-377 Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 361-377 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884556451840 |