CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119 |
Resumo: | Este artigo investigou pesquisas sobre formação e práticas docentes vinculadas a Educação CTS, e analisou como estas apresentaram a concepção de ciência e a natureza da ciência no ensino. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação das dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves "formação de professores", "CTS" e "prática". A análise ocorreu de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva e se concentrou em três categorias emergentes que evidenciaram que o professor deve ter contato com as concepções da natureza da ciência e da Educação CTS, pois assim ele poderá incorporar e refletir sobre estes aspectos em sua docência. |
id |
UERN-5_90ba8315cf77c99bd3aae99e47124f36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3119 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADEFormação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de CiênciasEste artigo investigou pesquisas sobre formação e práticas docentes vinculadas a Educação CTS, e analisou como estas apresentaram a concepção de ciência e a natureza da ciência no ensino. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação das dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves "formação de professores", "CTS" e "prática". A análise ocorreu de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva e se concentrou em três categorias emergentes que evidenciaram que o professor deve ter contato com as concepções da natureza da ciência e da Educação CTS, pois assim ele poderá incorporar e refletir sobre estes aspectos em sua docência.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119/2699Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessKist, DaianeSinara München2021-07-01T22:33:42Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3119Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-07-01T22:33:42Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
title |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Kist, Daiane Formação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de Ciências |
title_short |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
title_full |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE |
author |
Kist, Daiane |
author_facet |
Kist, Daiane Sinara München |
author_role |
author |
author2 |
Sinara München |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kist, Daiane Sinara München |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de Ciências |
topic |
Formação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de Ciências |
description |
Este artigo investigou pesquisas sobre formação e práticas docentes vinculadas a Educação CTS, e analisou como estas apresentaram a concepção de ciência e a natureza da ciência no ensino. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação das dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves "formação de professores", "CTS" e "prática". A análise ocorreu de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva e se concentrou em três categorias emergentes que evidenciaram que o professor deve ter contato com as concepções da natureza da ciência e da Educação CTS, pois assim ele poderá incorporar e refletir sobre estes aspectos em sua docência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119/2699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126237937664 |