A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374
Resumo: Qual a relação do neoliberalismo e a educação brasileira? Essa foi a questão norteadora do presente artigo e que desenhou o percurso aqui abordado. Tendo como ponto de partida histórico, a reforma do Ensino Médio e partir da obra de Dardot e Larval (2017), questões como empreendedorismo e autonomia foram discutidas dentro desta perspectiva analítica para compreender até que ponto a economia interfere/colabora no processo educacional brasileiro. Sendo assim, o objeto de estudo do presente artigo recorta-se na própria reforma do ensino médio correlacionado com o neoliberalismo a partir de uma pesquisa bibliográfica partindo dos autores citados. Após discussão, observou-se o quanto a educação brasileira atualmente possui características econômicas em seus desdobramentos.
id UERN-5_9d8c8ef7ecd595676a4ab648ff2cf2a1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4374
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensadaNeoliberalismoEducaçãoAutonomiaEmpreendedorismoQual a relação do neoliberalismo e a educação brasileira? Essa foi a questão norteadora do presente artigo e que desenhou o percurso aqui abordado. Tendo como ponto de partida histórico, a reforma do Ensino Médio e partir da obra de Dardot e Larval (2017), questões como empreendedorismo e autonomia foram discutidas dentro desta perspectiva analítica para compreender até que ponto a economia interfere/colabora no processo educacional brasileiro. Sendo assim, o objeto de estudo do presente artigo recorta-se na própria reforma do ensino médio correlacionado com o neoliberalismo a partir de uma pesquisa bibliográfica partindo dos autores citados. Após discussão, observou-se o quanto a educação brasileira atualmente possui características econômicas em seus desdobramentos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374/3468Copyright (c) 2022 Anderson Souza Oliveira (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anderson Souza 2022-12-28T01:51:16Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4374Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:16Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
title A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
spellingShingle A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
Oliveira, Anderson Souza
Neoliberalismo
Educação
Autonomia
Empreendedorismo
title_short A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
title_full A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
title_fullStr A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
title_full_unstemmed A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
title_sort A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
author Oliveira, Anderson Souza
author_facet Oliveira, Anderson Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
Educação
Autonomia
Empreendedorismo
topic Neoliberalismo
Educação
Autonomia
Empreendedorismo
description Qual a relação do neoliberalismo e a educação brasileira? Essa foi a questão norteadora do presente artigo e que desenhou o percurso aqui abordado. Tendo como ponto de partida histórico, a reforma do Ensino Médio e partir da obra de Dardot e Larval (2017), questões como empreendedorismo e autonomia foram discutidas dentro desta perspectiva analítica para compreender até que ponto a economia interfere/colabora no processo educacional brasileiro. Sendo assim, o objeto de estudo do presente artigo recorta-se na própria reforma do ensino médio correlacionado com o neoliberalismo a partir de uma pesquisa bibliográfica partindo dos autores citados. Após discussão, observou-se o quanto a educação brasileira atualmente possui características econômicas em seus desdobramentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374/3468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Anderson Souza Oliveira (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Anderson Souza Oliveira (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127113498624