A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374 |
Resumo: | Qual a relação do neoliberalismo e a educação brasileira? Essa foi a questão norteadora do presente artigo e que desenhou o percurso aqui abordado. Tendo como ponto de partida histórico, a reforma do Ensino Médio e partir da obra de Dardot e Larval (2017), questões como empreendedorismo e autonomia foram discutidas dentro desta perspectiva analítica para compreender até que ponto a economia interfere/colabora no processo educacional brasileiro. Sendo assim, o objeto de estudo do presente artigo recorta-se na própria reforma do ensino médio correlacionado com o neoliberalismo a partir de uma pesquisa bibliográfica partindo dos autores citados. Após discussão, observou-se o quanto a educação brasileira atualmente possui características econômicas em seus desdobramentos. |
id |
UERN-5_9d8c8ef7ecd595676a4ab648ff2cf2a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4374 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensadaNeoliberalismoEducaçãoAutonomiaEmpreendedorismoQual a relação do neoliberalismo e a educação brasileira? Essa foi a questão norteadora do presente artigo e que desenhou o percurso aqui abordado. Tendo como ponto de partida histórico, a reforma do Ensino Médio e partir da obra de Dardot e Larval (2017), questões como empreendedorismo e autonomia foram discutidas dentro desta perspectiva analítica para compreender até que ponto a economia interfere/colabora no processo educacional brasileiro. Sendo assim, o objeto de estudo do presente artigo recorta-se na própria reforma do ensino médio correlacionado com o neoliberalismo a partir de uma pesquisa bibliográfica partindo dos autores citados. Após discussão, observou-se o quanto a educação brasileira atualmente possui características econômicas em seus desdobramentos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374/3468Copyright (c) 2022 Anderson Souza Oliveira (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anderson Souza 2022-12-28T01:51:16Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4374Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:16Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada |
title |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada |
spellingShingle |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada Oliveira, Anderson Souza Neoliberalismo Educação Autonomia Empreendedorismo |
title_short |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada |
title_full |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada |
title_fullStr |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada |
title_full_unstemmed |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada |
title_sort |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada |
author |
Oliveira, Anderson Souza |
author_facet |
Oliveira, Anderson Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anderson Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neoliberalismo Educação Autonomia Empreendedorismo |
topic |
Neoliberalismo Educação Autonomia Empreendedorismo |
description |
Qual a relação do neoliberalismo e a educação brasileira? Essa foi a questão norteadora do presente artigo e que desenhou o percurso aqui abordado. Tendo como ponto de partida histórico, a reforma do Ensino Médio e partir da obra de Dardot e Larval (2017), questões como empreendedorismo e autonomia foram discutidas dentro desta perspectiva analítica para compreender até que ponto a economia interfere/colabora no processo educacional brasileiro. Sendo assim, o objeto de estudo do presente artigo recorta-se na própria reforma do ensino médio correlacionado com o neoliberalismo a partir de uma pesquisa bibliográfica partindo dos autores citados. Após discussão, observou-se o quanto a educação brasileira atualmente possui características econômicas em seus desdobramentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374/3468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Anderson Souza Oliveira (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Anderson Souza Oliveira (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127113498624 |