Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Paula Deporte
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Mozart Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348
Resumo: Teorizações como as produzidas nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos Foucaultianos tem nos permitido compreender que as educabilidades contemporâneas são balizadas pelos ideais de governo presentes na nossa sociedade. Deste modo, nos valendo da articulação entre estas teorizações, objetivamos, neste texto, problematizar as pedagogias culturais como constituidoras dos sujeitos contemporâneos a partir do ethos do neoliberalismo. Para isso selecionamos como artefato cultural peças publicitárias veiculadas na Revista Veja durante os meses de junho e julho de 2017. A partir da análise percebemos que os anúncios analisados constituem exemplos de como os processos de educabilidade atuam na produção de subjetividades, regulando novas demandas de investimento no capital humano e exigindo que os sujeitos tornem-se empreendedores de si por meio de práticas permanentes de formação e aprendizado.
id FURG-2_85b9300e7dbc08bee0fa7f319f83e5ee
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7348
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporâneapedagogias culturaisempreendedor de sineoliberalismoEducaçãoPedagogiaprodução do sujeitoneoliberalismoTeorizações como as produzidas nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos Foucaultianos tem nos permitido compreender que as educabilidades contemporâneas são balizadas pelos ideais de governo presentes na nossa sociedade. Deste modo, nos valendo da articulação entre estas teorizações, objetivamos, neste texto, problematizar as pedagogias culturais como constituidoras dos sujeitos contemporâneos a partir do ethos do neoliberalismo. Para isso selecionamos como artefato cultural peças publicitárias veiculadas na Revista Veja durante os meses de junho e julho de 2017. A partir da análise percebemos que os anúncios analisados constituem exemplos de como os processos de educabilidade atuam na produção de subjetividades, regulando novas demandas de investimento no capital humano e exigindo que os sujeitos tornem-se empreendedores de si por meio de práticas permanentes de formação e aprendizado.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/734810.14295/momento.v26i2.7348Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 44-64Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 44-642316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348/4986de Andrade, Paula Deporteda Silva, Mozart Linharesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7348Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
title Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
spellingShingle Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
de Andrade, Paula Deporte
pedagogias culturais
empreendedor de si
neoliberalismo
Educação
Pedagogia
produção do sujeito
neoliberalismo
title_short Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
title_full Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
title_fullStr Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
title_full_unstemmed Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
title_sort Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
author de Andrade, Paula Deporte
author_facet de Andrade, Paula Deporte
da Silva, Mozart Linhares
author_role author
author2 da Silva, Mozart Linhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Paula Deporte
da Silva, Mozart Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogias culturais
empreendedor de si
neoliberalismo
Educação
Pedagogia
produção do sujeito
neoliberalismo
topic pedagogias culturais
empreendedor de si
neoliberalismo
Educação
Pedagogia
produção do sujeito
neoliberalismo
description Teorizações como as produzidas nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos Foucaultianos tem nos permitido compreender que as educabilidades contemporâneas são balizadas pelos ideais de governo presentes na nossa sociedade. Deste modo, nos valendo da articulação entre estas teorizações, objetivamos, neste texto, problematizar as pedagogias culturais como constituidoras dos sujeitos contemporâneos a partir do ethos do neoliberalismo. Para isso selecionamos como artefato cultural peças publicitárias veiculadas na Revista Veja durante os meses de junho e julho de 2017. A partir da análise percebemos que os anúncios analisados constituem exemplos de como os processos de educabilidade atuam na produção de subjetividades, regulando novas demandas de investimento no capital humano e exigindo que os sujeitos tornem-se empreendedores de si por meio de práticas permanentes de formação e aprendizado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348
10.14295/momento.v26i2.7348
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i2.7348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348/4986
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 44-64
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 44-64
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870716407808