Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348 |
Resumo: | Teorizações como as produzidas nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos Foucaultianos tem nos permitido compreender que as educabilidades contemporâneas são balizadas pelos ideais de governo presentes na nossa sociedade. Deste modo, nos valendo da articulação entre estas teorizações, objetivamos, neste texto, problematizar as pedagogias culturais como constituidoras dos sujeitos contemporâneos a partir do ethos do neoliberalismo. Para isso selecionamos como artefato cultural peças publicitárias veiculadas na Revista Veja durante os meses de junho e julho de 2017. A partir da análise percebemos que os anúncios analisados constituem exemplos de como os processos de educabilidade atuam na produção de subjetividades, regulando novas demandas de investimento no capital humano e exigindo que os sujeitos tornem-se empreendedores de si por meio de práticas permanentes de formação e aprendizado. |
id |
FURG-2_85b9300e7dbc08bee0fa7f319f83e5ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7348 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporâneapedagogias culturaisempreendedor de sineoliberalismoEducaçãoPedagogiaprodução do sujeitoneoliberalismoTeorizações como as produzidas nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos Foucaultianos tem nos permitido compreender que as educabilidades contemporâneas são balizadas pelos ideais de governo presentes na nossa sociedade. Deste modo, nos valendo da articulação entre estas teorizações, objetivamos, neste texto, problematizar as pedagogias culturais como constituidoras dos sujeitos contemporâneos a partir do ethos do neoliberalismo. Para isso selecionamos como artefato cultural peças publicitárias veiculadas na Revista Veja durante os meses de junho e julho de 2017. A partir da análise percebemos que os anúncios analisados constituem exemplos de como os processos de educabilidade atuam na produção de subjetividades, regulando novas demandas de investimento no capital humano e exigindo que os sujeitos tornem-se empreendedores de si por meio de práticas permanentes de formação e aprendizado.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/734810.14295/momento.v26i2.7348Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 44-64Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 44-642316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348/4986de Andrade, Paula Deporteda Silva, Mozart Linharesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7348Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea |
title |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea |
spellingShingle |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea de Andrade, Paula Deporte pedagogias culturais empreendedor de si neoliberalismo Educação Pedagogia produção do sujeito neoliberalismo |
title_short |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea |
title_full |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea |
title_fullStr |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea |
title_sort |
Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea |
author |
de Andrade, Paula Deporte |
author_facet |
de Andrade, Paula Deporte da Silva, Mozart Linhares |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Mozart Linhares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade, Paula Deporte da Silva, Mozart Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogias culturais empreendedor de si neoliberalismo Educação Pedagogia produção do sujeito neoliberalismo |
topic |
pedagogias culturais empreendedor de si neoliberalismo Educação Pedagogia produção do sujeito neoliberalismo |
description |
Teorizações como as produzidas nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos Foucaultianos tem nos permitido compreender que as educabilidades contemporâneas são balizadas pelos ideais de governo presentes na nossa sociedade. Deste modo, nos valendo da articulação entre estas teorizações, objetivamos, neste texto, problematizar as pedagogias culturais como constituidoras dos sujeitos contemporâneos a partir do ethos do neoliberalismo. Para isso selecionamos como artefato cultural peças publicitárias veiculadas na Revista Veja durante os meses de junho e julho de 2017. A partir da análise percebemos que os anúncios analisados constituem exemplos de como os processos de educabilidade atuam na produção de subjetividades, regulando novas demandas de investimento no capital humano e exigindo que os sujeitos tornem-se empreendedores de si por meio de práticas permanentes de formação e aprendizado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348 10.14295/momento.v26i2.7348 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i2.7348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7348/4986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 44-64 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 44-64 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870716407808 |