A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilmaria Xavier Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/974
Resumo: No ano de 2001, o diretor cinematográfico Guel Arraes lança nos cinemas brasileiros o filme "Caramuru, a invenção do Brasil". Com um tom humorí­stico, a produção conta uma versão da história do encontro entre portugueses e indí­genas na costa brasileira no século XVI, através dos personagens históricos Diogo Álvares Correia e a í­ndia tupinambá Paraguaçu, romanceados por Arraes. O presente texto convida o leitor a fazer uma análise de como se construiu, a partir da produção cinematográfica "Caramuru, a invenção do Brasil", as relações entre portugueses e nativos, bem como a imagens desses dois povos para além das narrativas oficiais, e de como as imagens construí­das podem ser difundidas em sala de aula, tornando-se algo que precisa ser problematizado pelo professor de História, pensando a complexidade e importância dos estudos das relações étnicas na América e a natureza do encontro entre í­ndios e europeus na descoberta da América contrastando as diferentes visões acerca do outro.
id UERN-5_e40d419ca8fda42d365190497f4010ca
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/974
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil" Ensino de históriaCinemaCaramuruIndí­genasNo ano de 2001, o diretor cinematográfico Guel Arraes lança nos cinemas brasileiros o filme "Caramuru, a invenção do Brasil". Com um tom humorí­stico, a produção conta uma versão da história do encontro entre portugueses e indí­genas na costa brasileira no século XVI, através dos personagens históricos Diogo Álvares Correia e a í­ndia tupinambá Paraguaçu, romanceados por Arraes. O presente texto convida o leitor a fazer uma análise de como se construiu, a partir da produção cinematográfica "Caramuru, a invenção do Brasil", as relações entre portugueses e nativos, bem como a imagens desses dois povos para além das narrativas oficiais, e de como as imagens construí­das podem ser difundidas em sala de aula, tornando-se algo que precisa ser problematizado pelo professor de História, pensando a complexidade e importância dos estudos das relações étnicas na América e a natureza do encontro entre í­ndios e europeus na descoberta da América contrastando as diferentes visões acerca do outro.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/974Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indí­gena2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/974/893Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessHilmaria Xavier Silva2020-10-29T12:55:23Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/974Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:23Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
title A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
Hilmaria Xavier Silva
Ensino de história
Cinema
Caramuru
Indí­genas
title_short A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
title_full A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
title_sort A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO CINEMA BRASILEIRO E NA SALA DE AULA: os diálogos entre portugueses e indí­genas no filme "Caramuru, a invenção do Brasil"
author Hilmaria Xavier Silva
author_facet Hilmaria Xavier Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilmaria Xavier Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Cinema
Caramuru
Indí­genas
topic Ensino de história
Cinema
Caramuru
Indí­genas
description No ano de 2001, o diretor cinematográfico Guel Arraes lança nos cinemas brasileiros o filme "Caramuru, a invenção do Brasil". Com um tom humorí­stico, a produção conta uma versão da história do encontro entre portugueses e indí­genas na costa brasileira no século XVI, através dos personagens históricos Diogo Álvares Correia e a í­ndia tupinambá Paraguaçu, romanceados por Arraes. O presente texto convida o leitor a fazer uma análise de como se construiu, a partir da produção cinematográfica "Caramuru, a invenção do Brasil", as relações entre portugueses e nativos, bem como a imagens desses dois povos para além das narrativas oficiais, e de como as imagens construí­das podem ser difundidas em sala de aula, tornando-se algo que precisa ser problematizado pelo professor de História, pensando a complexidade e importância dos estudos das relações étnicas na América e a natureza do encontro entre í­ndios e europeus na descoberta da América contrastando as diferentes visões acerca do outro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/974
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/974/893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indí­gena
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124584333312