INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591 |
Resumo: | RESUMO:O presente artigo visa analisar as práticas educativas de professores/as indígenas daEscola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, apartir de conceitos como a Interculturalidade e Diversidade Cultural, tendo comoaporte as contribuições de narrativas dos professores/as e sua própria práxis socioeducativa.Metodologicamente, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuiçõesda pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de entrevistasemiestruturada empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamosque este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates queproblematizem os povos indígenas, no campo educacional, a fim de ressignificá-losquanto í s suas contribuições para a Educação étnica racial e as questões relativas í sdiversidades sócio e étnicas motivando de novas possibilidades para se entender estespovos no cenário educacional atual. |
id |
UERN-5_505767be9015657061f9d8db3653176e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/591 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PBEducação Escolar IndígenaProfessores/as indígenasPolíticas educacionaisPrática educativaRESUMO:O presente artigo visa analisar as práticas educativas de professores/as indígenas daEscola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, apartir de conceitos como a Interculturalidade e Diversidade Cultural, tendo comoaporte as contribuições de narrativas dos professores/as e sua própria práxis socioeducativa.Metodologicamente, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuiçõesda pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de entrevistasemiestruturada empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamosque este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates queproblematizem os povos indígenas, no campo educacional, a fim de ressignificá-losquanto í s suas contribuições para a Educação étnica racial e as questões relativas í sdiversidades sócio e étnicas motivando de novas possibilidades para se entender estespovos no cenário educacional atual.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591/500Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRobério Davi Borges Cunha2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/591Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB |
title |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB |
spellingShingle |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB Robério Davi Borges Cunha Educação Escolar Indígena Professores/as indígenas Políticas educacionais Prática educativa |
title_short |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB |
title_full |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB |
title_fullStr |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB |
title_full_unstemmed |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB |
title_sort |
INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - índio Pedro Máximo de Lima – PB |
author |
Robério Davi Borges Cunha |
author_facet |
Robério Davi Borges Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Robério Davi Borges Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Indígena Professores/as indígenas Políticas educacionais Prática educativa |
topic |
Educação Escolar Indígena Professores/as indígenas Políticas educacionais Prática educativa |
description |
RESUMO:O presente artigo visa analisar as práticas educativas de professores/as indígenas daEscola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, apartir de conceitos como a Interculturalidade e Diversidade Cultural, tendo comoaporte as contribuições de narrativas dos professores/as e sua própria práxis socioeducativa.Metodologicamente, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuiçõesda pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de entrevistasemiestruturada empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamosque este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates queproblematizem os povos indígenas, no campo educacional, a fim de ressignificá-losquanto í s suas contribuições para a Educação étnica racial e as questões relativas í sdiversidades sócio e étnicas motivando de novas possibilidades para se entender estespovos no cenário educacional atual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591/500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124521418752 |