INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robério Davi Borges Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591
Resumo: RESUMO:O presente artigo visa analisar as práticas educativas de professores/as indí­genas daEscola Indí­gena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, apartir de conceitos como a Interculturalidade e Diversidade Cultural, tendo comoaporte as contribuições de narrativas dos professores/as e sua própria práxis socioeducativa.Metodologicamente, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuiçõesda pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de entrevistasemiestruturada empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamosque este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates queproblematizem os povos indí­genas, no campo educacional, a fim de ressignificá-losquanto í s suas contribuições para a Educação étnica racial e as questões relativas í sdiversidades sócio e étnicas motivando de novas possibilidades para se entender estespovos no cenário educacional atual.
id UERN-5_505767be9015657061f9d8db3653176e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/591
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PBEducação Escolar Indí­genaProfessores/as indí­genasPolí­ticas educacionaisPrática educativaRESUMO:O presente artigo visa analisar as práticas educativas de professores/as indí­genas daEscola Indí­gena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, apartir de conceitos como a Interculturalidade e Diversidade Cultural, tendo comoaporte as contribuições de narrativas dos professores/as e sua própria práxis socioeducativa.Metodologicamente, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuiçõesda pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de entrevistasemiestruturada empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamosque este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates queproblematizem os povos indí­genas, no campo educacional, a fim de ressignificá-losquanto í s suas contribuições para a Educação étnica racial e as questões relativas í sdiversidades sócio e étnicas motivando de novas possibilidades para se entender estespovos no cenário educacional atual.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591/500Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRobério Davi Borges Cunha2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/591Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB
title INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB
spellingShingle INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB
Robério Davi Borges Cunha
Educação Escolar Indí­gena
Professores/as indí­genas
Polí­ticas educacionais
Prática educativa
title_short INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB
title_full INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB
title_fullStr INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB
title_full_unstemmed INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB
title_sort INTERCULTURALIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: narrativas de docentes da EEIEFM - í­ndio Pedro Máximo de Lima – PB
author Robério Davi Borges Cunha
author_facet Robério Davi Borges Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Robério Davi Borges Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indí­gena
Professores/as indí­genas
Polí­ticas educacionais
Prática educativa
topic Educação Escolar Indí­gena
Professores/as indí­genas
Polí­ticas educacionais
Prática educativa
description RESUMO:O presente artigo visa analisar as práticas educativas de professores/as indí­genas daEscola Indí­gena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, apartir de conceitos como a Interculturalidade e Diversidade Cultural, tendo comoaporte as contribuições de narrativas dos professores/as e sua própria práxis socioeducativa.Metodologicamente, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuiçõesda pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de entrevistasemiestruturada empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamosque este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates queproblematizem os povos indí­genas, no campo educacional, a fim de ressignificá-losquanto í s suas contribuições para a Educação étnica racial e as questões relativas í sdiversidades sócio e étnicas motivando de novas possibilidades para se entender estespovos no cenário educacional atual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/591/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124521418752