A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira, Ady Canário de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889
Resumo: Este artigo apresenta conceitos de uma experiência vivenciada na disciplina de Procedimentos de Intervenção nas Práticas Educativas, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE/UERN), em que realizamos oficinas de recursos didáticos, a partir do uso de baixas tecnologias. Na oportunidade, explicitamos sobre a relevância do uso desses instrumentos na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ambiente escolar. Consideramos, então, essa discussão fundamental para a formação de professores, por apresentar as Tecnologias Assistivas (TA) como meio de promoção da aprendizagem dos alunos com deficiência. Assim posto, o objetivo do estudo é apresentar essa experiência e aproximar o leitor dos conhecimentos inerentes í s (TA).
id UERN-5_a9cb75466ac343be98c51e7411193a85
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/889
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN Tecnologia assistivaInclusãoFormação de professoresEste artigo apresenta conceitos de uma experiência vivenciada na disciplina de Procedimentos de Intervenção nas Práticas Educativas, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE/UERN), em que realizamos oficinas de recursos didáticos, a partir do uso de baixas tecnologias. Na oportunidade, explicitamos sobre a relevância do uso desses instrumentos na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ambiente escolar. Consideramos, então, essa discussão fundamental para a formação de professores, por apresentar as Tecnologias Assistivas (TA) como meio de promoção da aprendizagem dos alunos com deficiência. Assim posto, o objetivo do estudo é apresentar essa experiência e aproximar o leitor dos conhecimentos inerentes í s (TA).Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889/801Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAleksandra Nogueira de Oliveira FernandesAntonia Maira Emelly Cabral da Silva VieiraAdy Canário de Souza2020-10-29T12:55:59Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/889Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:59Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
title A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
spellingShingle A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
Tecnologia assistiva
Inclusão
Formação de professores
title_short A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
title_full A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
title_fullStr A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
title_full_unstemmed A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
title_sort A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
author Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
author_facet Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira
Ady Canário de Souza
author_role author
author2 Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira
Ady Canário de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira
Ady Canário de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Inclusão
Formação de professores
topic Tecnologia assistiva
Inclusão
Formação de professores
description Este artigo apresenta conceitos de uma experiência vivenciada na disciplina de Procedimentos de Intervenção nas Práticas Educativas, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE/UERN), em que realizamos oficinas de recursos didáticos, a partir do uso de baixas tecnologias. Na oportunidade, explicitamos sobre a relevância do uso desses instrumentos na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ambiente escolar. Consideramos, então, essa discussão fundamental para a formação de professores, por apresentar as Tecnologias Assistivas (TA) como meio de promoção da aprendizagem dos alunos com deficiência. Assim posto, o objetivo do estudo é apresentar essa experiência e aproximar o leitor dos conhecimentos inerentes í s (TA).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889/801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124562313216