A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889 |
Resumo: | Este artigo apresenta conceitos de uma experiência vivenciada na disciplina de Procedimentos de Intervenção nas Práticas Educativas, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE/UERN), em que realizamos oficinas de recursos didáticos, a partir do uso de baixas tecnologias. Na oportunidade, explicitamos sobre a relevância do uso desses instrumentos na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ambiente escolar. Consideramos, então, essa discussão fundamental para a formação de professores, por apresentar as Tecnologias Assistivas (TA) como meio de promoção da aprendizagem dos alunos com deficiência. Assim posto, o objetivo do estudo é apresentar essa experiência e aproximar o leitor dos conhecimentos inerentes í s (TA). |
id |
UERN-5_a9cb75466ac343be98c51e7411193a85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/889 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN Tecnologia assistivaInclusãoFormação de professoresEste artigo apresenta conceitos de uma experiência vivenciada na disciplina de Procedimentos de Intervenção nas Práticas Educativas, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE/UERN), em que realizamos oficinas de recursos didáticos, a partir do uso de baixas tecnologias. Na oportunidade, explicitamos sobre a relevância do uso desses instrumentos na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ambiente escolar. Consideramos, então, essa discussão fundamental para a formação de professores, por apresentar as Tecnologias Assistivas (TA) como meio de promoção da aprendizagem dos alunos com deficiência. Assim posto, o objetivo do estudo é apresentar essa experiência e aproximar o leitor dos conhecimentos inerentes í s (TA).Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889/801Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAleksandra Nogueira de Oliveira FernandesAntonia Maira Emelly Cabral da Silva VieiraAdy Canário de Souza2020-10-29T12:55:59Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/889Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:59Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN |
title |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN |
spellingShingle |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Tecnologia assistiva Inclusão Formação de professores |
title_short |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN |
title_full |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN |
title_fullStr |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN |
title_full_unstemmed |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN |
title_sort |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: uma experiência no curso de Pedagogia da UERN |
author |
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes |
author_facet |
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira Ady Canário de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira Ady Canário de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira Ady Canário de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Inclusão Formação de professores |
topic |
Tecnologia assistiva Inclusão Formação de professores |
description |
Este artigo apresenta conceitos de uma experiência vivenciada na disciplina de Procedimentos de Intervenção nas Práticas Educativas, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE/UERN), em que realizamos oficinas de recursos didáticos, a partir do uso de baixas tecnologias. Na oportunidade, explicitamos sobre a relevância do uso desses instrumentos na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ambiente escolar. Consideramos, então, essa discussão fundamental para a formação de professores, por apresentar as Tecnologias Assistivas (TA) como meio de promoção da aprendizagem dos alunos com deficiência. Assim posto, o objetivo do estudo é apresentar essa experiência e aproximar o leitor dos conhecimentos inerentes í s (TA). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/889/801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124562313216 |