Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168747 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_cd43e4e883dd20d95ae133a8f35ea39c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168747 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiaisTecnologia AssistivaNecessidades EspeciaisInclusãoProfessoresTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema sobre Tecnologia Assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais. Inicialmente buscando a conjuntura teórica da realidade do uso e acesso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas esferas federais, estaduais e da Unidade Escolar EEB Sara Castelhano Kleinkauf. Sempre observando as legislações, os referenciais teóricos e a evolução das tecnologias digitais através da história. Com a análise do contexto escolar e entraves no direcionamento curricular para a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), buscou-se a descrição dos recursos humanos e físicos, focando os desafios das tecnologias na escola e as características das gerações que se fazem presentes no meio com embasamento de estudiosos na educação. O uso da Tecnologia Assistiva foi detalhado através da pesquisa direcionada aos professores do ensino regular e que também trabalham com alunos com necessidades especiais, seu uso, a aplicabilidade, as dificuldades encontradas e como elas podem contribuir na aprendizagem, inserção e inclusão dos indivíduos na escola e na sociedade. Conforme revela a pesquisa, os recursos tecnológicos são amplamente utilizados no dia a dia pelos professores e alunos, porém ainda solicitam formação e capacitação para a melhor utilização principalmente dos recursos de Tecnologia Assistiva e do material tecnológico existente objetivando um trabalho significativo e de qualidade.Florianópolis, SCNeves, CristianoUniversidade Federal de Santa CatarinaBaptistella, Beatriz Maria Pizetta2016-09-28T19:58:56Z2016-09-28T19:58:56Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168747porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T19:58:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168747Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T19:58:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais |
title |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais Baptistella, Beatriz Maria Pizetta Tecnologia Assistiva Necessidades Especiais Inclusão Professores |
title_short |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais |
title_full |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais |
title_sort |
Tecnologia assistiva como mediadora na inclusão de indivíduos com necessidades especiais |
author |
Baptistella, Beatriz Maria Pizetta |
author_facet |
Baptistella, Beatriz Maria Pizetta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Cristiano Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptistella, Beatriz Maria Pizetta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva Necessidades Especiais Inclusão Professores |
topic |
Tecnologia Assistiva Necessidades Especiais Inclusão Professores |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28T19:58:56Z 2016-09-28T19:58:56Z 2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168747 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652210011111424 |