CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977 |
Resumo: | O artigo aborda sobre as teorias do currículo e suas implicações na formação de professores.Tem por objetivo refletir sobre a multiculturalidade e o saber pedagógico tendo por referência a Lei complementar à LDB a Lei 10.630/03. Utiliza por referencial a teoria crítica do currículo, discorrendo sobre os seus aspectos fundantes e estratégicos. Enquanto problemática verificamos que embora tenhamos dado passos significativos no sentido de reconhecer a pluriculturalidade existente na sociedade brasileira, a política curricular é fortemente marcada por epistemologias européias. Enquanto resultados verificamos que embora ainda hegemônico o eurocentrismo da política curricular vem gradativamente sendo posto em questão. As experiências desenvolvidas a partir da epistemologia de saberes nos movimentos sociais, em diálogo com as teorias do conhecimento tem dado uma contribuição no sentido de ampliar os referenciais epistemológicos da formação de professores no Brasil. Enquanto resultado vemos que o novo marco legal é uma das bases para serem fundamentadas outras práticas, outras políticas curriculares. |
id |
UERN-5_59412f915d35aea964c9971dc1b9e603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/977 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO CurrículoMulticulturalidadeSaber PedagógicoO artigo aborda sobre as teorias do currículo e suas implicações na formação de professores.Tem por objetivo refletir sobre a multiculturalidade e o saber pedagógico tendo por referência a Lei complementar à LDB a Lei 10.630/03. Utiliza por referencial a teoria crítica do currículo, discorrendo sobre os seus aspectos fundantes e estratégicos. Enquanto problemática verificamos que embora tenhamos dado passos significativos no sentido de reconhecer a pluriculturalidade existente na sociedade brasileira, a política curricular é fortemente marcada por epistemologias européias. Enquanto resultados verificamos que embora ainda hegemônico o eurocentrismo da política curricular vem gradativamente sendo posto em questão. As experiências desenvolvidas a partir da epistemologia de saberes nos movimentos sociais, em diálogo com as teorias do conhecimento tem dado uma contribuição no sentido de ampliar os referenciais epistemológicos da formação de professores no Brasil. Enquanto resultado vemos que o novo marco legal é uma das bases para serem fundamentadas outras práticas, outras políticas curriculares.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977/896Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess Auxiliadora Maria Martins da Silva Delma Josefa da Silva2020-10-29T12:55:23Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/977Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:23Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO |
title |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO Auxiliadora Maria Martins da Silva Currículo Multiculturalidade Saber Pedagógico |
title_short |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO |
title_full |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO |
title_sort |
CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO |
author |
Auxiliadora Maria Martins da Silva |
author_facet |
Auxiliadora Maria Martins da Silva Delma Josefa da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Delma Josefa da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Auxiliadora Maria Martins da Silva Delma Josefa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Multiculturalidade Saber Pedagógico |
topic |
Currículo Multiculturalidade Saber Pedagógico |
description |
O artigo aborda sobre as teorias do currículo e suas implicações na formação de professores.Tem por objetivo refletir sobre a multiculturalidade e o saber pedagógico tendo por referência a Lei complementar à LDB a Lei 10.630/03. Utiliza por referencial a teoria crítica do currículo, discorrendo sobre os seus aspectos fundantes e estratégicos. Enquanto problemática verificamos que embora tenhamos dado passos significativos no sentido de reconhecer a pluriculturalidade existente na sociedade brasileira, a política curricular é fortemente marcada por epistemologias européias. Enquanto resultados verificamos que embora ainda hegemônico o eurocentrismo da política curricular vem gradativamente sendo posto em questão. As experiências desenvolvidas a partir da epistemologia de saberes nos movimentos sociais, em diálogo com as teorias do conhecimento tem dado uma contribuição no sentido de ampliar os referenciais epistemológicos da formação de professores no Brasil. Enquanto resultado vemos que o novo marco legal é uma das bases para serem fundamentadas outras práticas, outras políticas curriculares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977/896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124589576192 |