CURRÍCULO, MULTICULTURALIDADE E SABER PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auxiliadora Maria Martins da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Delma Josefa da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/977
Resumo: O artigo aborda sobre as teorias do currí­culo e suas implicações na formação de professores.Tem por objetivo refletir sobre a multiculturalidade e o saber pedagógico tendo por referência a Lei complementar à LDB a Lei 10.630/03. Utiliza por referencial a teoria crí­tica do currí­culo, discorrendo sobre os seus aspectos fundantes e estratégicos. Enquanto problemática verificamos que embora tenhamos dado passos significativos no sentido de reconhecer a pluriculturalidade existente na sociedade brasileira, a polí­tica curricular é fortemente marcada por epistemologias européias. Enquanto resultados verificamos que embora ainda hegemônico o eurocentrismo da polí­tica curricular vem gradativamente sendo posto em questão. As experiências desenvolvidas a partir da epistemologia de saberes nos movimentos sociais, em diálogo com as teorias do conhecimento tem dado uma contribuição no sentido de ampliar os referenciais epistemológicos da formação de professores no Brasil. Enquanto resultado vemos que o novo marco legal é uma das bases para serem fundamentadas outras práticas, outras polí­ticas curriculares.
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