ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Moisés Nunes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6206
Resumo: O artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, de caráter exploratório, tendo a dialética como fio condutor das análises. As fontes de informações são o projeto político pedagógico de 2004, os planos dos cursos, as questões que tratam apenas da integração curricular, retiradas do questionário impresso aplicado a 186 professores e as entrevistas semiestruturas, realizadas individualmente com 10 deles, sendo dois de cada curso. A não apropriação da concepção e fundamentos do currículo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.Palavras-chave: Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas Pedagógicas.TEACHING IN TECH HIGH SCHOOLS IN THE FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO NORTE: teacher perspectivesAbstract: The article discusses professional education. The aim is to analyze how IFRN is materializing according to the vision of teachers, the curriculum proposal of high school courses integrated in Electrotechnology, Agroecology, Food and Computer Science. Methodologically, the study falls into the qualitative category, of exploratory character, having the dialectic as conductor of the analyses. The information sources are the 2004 political pedagogical project, course plans, questions that deal only with curricular integration, taken from the printed questionnaire applied to 186 teachers and the semi-structured interviews, carried out individually with 10 of them, two from each course. Non-appropriation of the design and foundations of the integrated curriculum by teachers and related pedagogical practices allowed us to infer that concrete materialization of the integrated high school doesn’t occur in IFRN and, yes, that only a few didactic actions, not systematic or planned collectively, contribute to this purpose. Keywords: Integrated High School. Integrated Curriculum. Pedagogical Practices.LA ENSEÑANZA SECUNDARIA INTEGRADA EN EL INSTITUTO FEDERAL DE RIO GRANDE DO NORTE: la perspectiva de los profesoresResumen: El artículo aborda el problema de la educación profesional. El objetivo es analizar cómo el IFRN está materializando, según la perspectiva de los docentes, la propuesta curricular de los cursos de la enseñanza secundaria integrados en Eléctrica, Arquitectura, Agroecología, Alimentos y Tecnología de la Información. Metodológicamente, el estudio se incluye en la categoría cualitativa, de carácter exploratorio, teniendo la dialéctica como hilo conductor de los análisis. Las fuentes de informaciones son el proyecto político pedagógico de 2004, los planes de los cursos, los asuntos que tratan solamente de integración curricular, tomadas del cuestionario impreso, sometido a 186 maestros, y entrevistas semiestructuradas, realizadas de forma individual con 10 de ellos, dos de cada curso. La falta de apropiación de la concepción y fundamentos del currículo integrado por los profesores y las prácticas pedagógicas relatadas permiten inferir que no ocurre la materialización concreta de la enseñanza secundaria integrada en el IFRN, solamente algunas acciones didácticas, no sistematizadas ni planeadas colectivamente, compiten para este fin.Palabras clave: Tech High School. Integrated Curriculum. Pedagogical Practices.
id UFMA-5_e7eab35ced4b43f9863e93e998e30edf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6206
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professoresEnsino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas Pedagógicas.O artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, de caráter exploratório, tendo a dialética como fio condutor das análises. As fontes de informações são o projeto político pedagógico de 2004, os planos dos cursos, as questões que tratam apenas da integração curricular, retiradas do questionário impresso aplicado a 186 professores e as entrevistas semiestruturas, realizadas individualmente com 10 deles, sendo dois de cada curso. A não apropriação da concepção e fundamentos do currículo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.Palavras-chave: Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas Pedagógicas.TEACHING IN TECH HIGH SCHOOLS IN THE FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO NORTE: teacher perspectivesAbstract: The article discusses professional education. The aim is to analyze how IFRN is materializing according to the vision of teachers, the curriculum proposal of high school courses integrated in Electrotechnology, Agroecology, Food and Computer Science. Methodologically, the study falls into the qualitative category, of exploratory character, having the dialectic as conductor of the analyses. The information sources are the 2004 political pedagogical project, course plans, questions that deal only with curricular integration, taken from the printed questionnaire applied to 186 teachers and the semi-structured interviews, carried out individually with 10 of them, two from each course. Non-appropriation of the design and foundations of the integrated curriculum by teachers and related pedagogical practices allowed us to infer that concrete materialization of the integrated high school doesn’t occur in IFRN and, yes, that only a few didactic actions, not systematic or planned collectively, contribute to this purpose. Keywords: Integrated High School. Integrated Curriculum. Pedagogical Practices.LA ENSEÑANZA SECUNDARIA INTEGRADA EN EL INSTITUTO FEDERAL DE RIO GRANDE DO NORTE: la perspectiva de los profesoresResumen: El artículo aborda el problema de la educación profesional. El objetivo es analizar cómo el IFRN está materializando, según la perspectiva de los docentes, la propuesta curricular de los cursos de la enseñanza secundaria integrados en Eléctrica, Arquitectura, Agroecología, Alimentos y Tecnología de la Información. Metodológicamente, el estudio se incluye en la categoría cualitativa, de carácter exploratorio, teniendo la dialéctica como hilo conductor de los análisis. Las fuentes de informaciones son el proyecto político pedagógico de 2004, los planes de los cursos, los asuntos que tratan solamente de integración curricular, tomadas del cuestionario impreso, sometido a 186 maestros, y entrevistas semiestructuradas, realizadas de forma individual con 10 de ellos, dos de cada curso. La falta de apropiación de la concepción y fundamentos del currículo integrado por los profesores y las prácticas pedagógicas relatadas permiten inferir que no ocurre la materialización concreta de la enseñanza secundaria integrada en el IFRN, solamente algunas acciones didácticas, no sistematizadas ni planeadas colectivamente, compiten para este fin.Palabras clave: Tech High School. Integrated Curriculum. Pedagogical Practices.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/620610.18764/2178-2229.v.23n.especial/p139-151Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 139-1512178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6206/3750Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Moisés Nunes da2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6206Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:51.618612Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores
title ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores
spellingShingle ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores
Silva, José Moisés Nunes da
Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas Pedagógicas.
title_short ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores
title_full ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores
title_fullStr ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores
title_sort ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: a perspectiva dos professores
author Silva, José Moisés Nunes da
author_facet Silva, José Moisés Nunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Moisés Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas Pedagógicas.
topic Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas Pedagógicas.
description O artigo discute a temática educação profissional. O objetivo é analisar como o IFRN vem materializando, segundo a visão dos próprios docentes, a proposta curricular dos cursos de ensino médio integrado em Eletrotécnica, Edificações, Agroecologia, Alimentos e Informática. Metodologicamente, o estudo se insere na categoria qualitativa, de caráter exploratório, tendo a dialética como fio condutor das análises. As fontes de informações são o projeto político pedagógico de 2004, os planos dos cursos, as questões que tratam apenas da integração curricular, retiradas do questionário impresso aplicado a 186 professores e as entrevistas semiestruturas, realizadas individualmente com 10 deles, sendo dois de cada curso. A não apropriação da concepção e fundamentos do currículo integrado pelos professores e as práticas pedagógicas relatadas, permite inferir que não ocorre a materialização concreta do ensino médio integrado no IFRN e, sim, que apenas algumas ações didáticas, não sistematizadas nem planejadas coletivamente, concorrem para esse fim.Palavras-chave: Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas Pedagógicas.TEACHING IN TECH HIGH SCHOOLS IN THE FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO NORTE: teacher perspectivesAbstract: The article discusses professional education. The aim is to analyze how IFRN is materializing according to the vision of teachers, the curriculum proposal of high school courses integrated in Electrotechnology, Agroecology, Food and Computer Science. Methodologically, the study falls into the qualitative category, of exploratory character, having the dialectic as conductor of the analyses. The information sources are the 2004 political pedagogical project, course plans, questions that deal only with curricular integration, taken from the printed questionnaire applied to 186 teachers and the semi-structured interviews, carried out individually with 10 of them, two from each course. Non-appropriation of the design and foundations of the integrated curriculum by teachers and related pedagogical practices allowed us to infer that concrete materialization of the integrated high school doesn’t occur in IFRN and, yes, that only a few didactic actions, not systematic or planned collectively, contribute to this purpose. Keywords: Integrated High School. Integrated Curriculum. Pedagogical Practices.LA ENSEÑANZA SECUNDARIA INTEGRADA EN EL INSTITUTO FEDERAL DE RIO GRANDE DO NORTE: la perspectiva de los profesoresResumen: El artículo aborda el problema de la educación profesional. El objetivo es analizar cómo el IFRN está materializando, según la perspectiva de los docentes, la propuesta curricular de los cursos de la enseñanza secundaria integrados en Eléctrica, Arquitectura, Agroecología, Alimentos y Tecnología de la Información. Metodológicamente, el estudio se incluye en la categoría cualitativa, de carácter exploratorio, teniendo la dialéctica como hilo conductor de los análisis. Las fuentes de informaciones son el proyecto político pedagógico de 2004, los planes de los cursos, los asuntos que tratan solamente de integración curricular, tomadas del cuestionario impreso, sometido a 186 maestros, y entrevistas semiestructuradas, realizadas de forma individual con 10 de ellos, dos de cada curso. La falta de apropiación de la concepción y fundamentos del currículo integrado por los profesores y las prácticas pedagógicas relatadas permiten inferir que no ocurre la materialización concreta de la enseñanza secundaria integrada en el IFRN, solamente algunas acciones didácticas, no sistematizadas ni planeadas colectivamente, compiten para este fin.Palabras clave: Tech High School. Integrated Curriculum. Pedagogical Practices.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6206
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p139-151
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6206
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p139-151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6206/3750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 139-151
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878611914752