DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim de Lima Severo, José Leonardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos, Elzanir, Alves de Azerêdo, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007
Resumo: Este artigo tem como foco reflexões ensejadas por um ciclo de debates intitulado “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, promovido no ano de 2021 em uma universidade pública brasileira. Os encontros foram conduzidas com a participação direta de referências no debate sobre a Pedagogia, Selma Garrido Pimenta e Maria Amélia Santoro Franco, e sobre as políticas de formação docente, Helena de Freitas. Além da sistematização das principais ideias trazidas em cada sessão, apresentamos tensionamentos acerca da relação entre o curso e seu campo teórico de referência, a Pedagogia; relação entre fundamentos da educação e o campo pedagógico; currículos para formação generalista e currículos para formação segmentada e a formação para a pesquisa. Concluímos ser necessário e urgente a reflexão e construção de um curso que atenda aos princípios de uma formação sólida, articulada ao debate produzido no campo da Pedagogia.
id UERN-5_b1c646549f1aa0459a6b6ddad9d91fff
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4007
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/asCurso de PedagogiaPedagogiaEnsino SuperiorPedagogoFormação pedagógicaEste artigo tem como foco reflexões ensejadas por um ciclo de debates intitulado “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, promovido no ano de 2021 em uma universidade pública brasileira. Os encontros foram conduzidas com a participação direta de referências no debate sobre a Pedagogia, Selma Garrido Pimenta e Maria Amélia Santoro Franco, e sobre as políticas de formação docente, Helena de Freitas. Além da sistematização das principais ideias trazidas em cada sessão, apresentamos tensionamentos acerca da relação entre o curso e seu campo teórico de referência, a Pedagogia; relação entre fundamentos da educação e o campo pedagógico; currículos para formação generalista e currículos para formação segmentada e a formação para a pesquisa. Concluímos ser necessário e urgente a reflexão e construção de um curso que atenda aos princípios de uma formação sólida, articulada ao debate produzido no campo da Pedagogia.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007/3331Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRolim de Lima Severo, José Leonardodos Santos, ElzanirAlves de Azerêdo, Maria2022-11-29T19:59:27Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4007Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:27Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
title DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
spellingShingle DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
Rolim de Lima Severo, José Leonardo
Curso de Pedagogia
Pedagogia
Ensino Superior
Pedagogo
Formação pedagógica
title_short DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
title_full DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
title_fullStr DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
title_full_unstemmed DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
title_sort DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
author Rolim de Lima Severo, José Leonardo
author_facet Rolim de Lima Severo, José Leonardo
dos Santos, Elzanir
Alves de Azerêdo, Maria
author_role author
author2 dos Santos, Elzanir
Alves de Azerêdo, Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim de Lima Severo, José Leonardo
dos Santos, Elzanir
Alves de Azerêdo, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Pedagogia
Ensino Superior
Pedagogo
Formação pedagógica
topic Curso de Pedagogia
Pedagogia
Ensino Superior
Pedagogo
Formação pedagógica
description Este artigo tem como foco reflexões ensejadas por um ciclo de debates intitulado “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, promovido no ano de 2021 em uma universidade pública brasileira. Os encontros foram conduzidas com a participação direta de referências no debate sobre a Pedagogia, Selma Garrido Pimenta e Maria Amélia Santoro Franco, e sobre as políticas de formação docente, Helena de Freitas. Além da sistematização das principais ideias trazidas em cada sessão, apresentamos tensionamentos acerca da relação entre o curso e seu campo teórico de referência, a Pedagogia; relação entre fundamentos da educação e o campo pedagógico; currículos para formação generalista e currículos para formação segmentada e a formação para a pesquisa. Concluímos ser necessário e urgente a reflexão e construção de um curso que atenda aos princípios de uma formação sólida, articulada ao debate produzido no campo da Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007/3331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127082041344