DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007 |
Resumo: | Este artigo tem como foco reflexões ensejadas por um ciclo de debates intitulado “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, promovido no ano de 2021 em uma universidade pública brasileira. Os encontros foram conduzidas com a participação direta de referências no debate sobre a Pedagogia, Selma Garrido Pimenta e Maria Amélia Santoro Franco, e sobre as políticas de formação docente, Helena de Freitas. Além da sistematização das principais ideias trazidas em cada sessão, apresentamos tensionamentos acerca da relação entre o curso e seu campo teórico de referência, a Pedagogia; relação entre fundamentos da educação e o campo pedagógico; currículos para formação generalista e currículos para formação segmentada e a formação para a pesquisa. Concluímos ser necessário e urgente a reflexão e construção de um curso que atenda aos princípios de uma formação sólida, articulada ao debate produzido no campo da Pedagogia. |
id |
UERN-5_b1c646549f1aa0459a6b6ddad9d91fff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4007 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/asCurso de PedagogiaPedagogiaEnsino SuperiorPedagogoFormação pedagógicaEste artigo tem como foco reflexões ensejadas por um ciclo de debates intitulado “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, promovido no ano de 2021 em uma universidade pública brasileira. Os encontros foram conduzidas com a participação direta de referências no debate sobre a Pedagogia, Selma Garrido Pimenta e Maria Amélia Santoro Franco, e sobre as políticas de formação docente, Helena de Freitas. Além da sistematização das principais ideias trazidas em cada sessão, apresentamos tensionamentos acerca da relação entre o curso e seu campo teórico de referência, a Pedagogia; relação entre fundamentos da educação e o campo pedagógico; currículos para formação generalista e currículos para formação segmentada e a formação para a pesquisa. Concluímos ser necessário e urgente a reflexão e construção de um curso que atenda aos princípios de uma formação sólida, articulada ao debate produzido no campo da Pedagogia.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007/3331Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRolim de Lima Severo, José Leonardodos Santos, ElzanirAlves de Azerêdo, Maria2022-11-29T19:59:27Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4007Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:27Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as |
title |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as |
spellingShingle |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as Rolim de Lima Severo, José Leonardo Curso de Pedagogia Pedagogia Ensino Superior Pedagogo Formação pedagógica |
title_short |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as |
title_full |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as |
title_fullStr |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as |
title_full_unstemmed |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as |
title_sort |
DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as |
author |
Rolim de Lima Severo, José Leonardo |
author_facet |
Rolim de Lima Severo, José Leonardo dos Santos, Elzanir Alves de Azerêdo, Maria |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Elzanir Alves de Azerêdo, Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim de Lima Severo, José Leonardo dos Santos, Elzanir Alves de Azerêdo, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia Pedagogia Ensino Superior Pedagogo Formação pedagógica |
topic |
Curso de Pedagogia Pedagogia Ensino Superior Pedagogo Formação pedagógica |
description |
Este artigo tem como foco reflexões ensejadas por um ciclo de debates intitulado “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, promovido no ano de 2021 em uma universidade pública brasileira. Os encontros foram conduzidas com a participação direta de referências no debate sobre a Pedagogia, Selma Garrido Pimenta e Maria Amélia Santoro Franco, e sobre as políticas de formação docente, Helena de Freitas. Além da sistematização das principais ideias trazidas em cada sessão, apresentamos tensionamentos acerca da relação entre o curso e seu campo teórico de referência, a Pedagogia; relação entre fundamentos da educação e o campo pedagógico; currículos para formação generalista e currículos para formação segmentada e a formação para a pesquisa. Concluímos ser necessário e urgente a reflexão e construção de um curso que atenda aos princípios de uma formação sólida, articulada ao debate produzido no campo da Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007/3331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127082041344 |