FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Ruiz Cantano, Márcia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pinheiro da Silva Colombini, Flávia, Prestes Padilha Rivas, Noeli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6990
Resumo: Este artigo propõe uma análise das possibilidades de atuação de pedagogos em espaços educacionais para além da docência, tomando como exemplo as áreas da Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica na Educação Básica, e as áreas da Assessoria Pedagógica e Apoio Pedagógico na Educação Superior. O objetivo é compreender as aproximações e distanciamentos nas práticas pedagógicas nessas diferentes áreas profissionais, assim como refletir sobre a formação inicial dos pedagogos que desempenham tais funções em seus espaços, tendo como base o histórico do curso de Pedagogia. O referencial teórico é baseado em obras de autores que se alinham à uma postura epistemológica da Pedagogia enquanto ciência, curso e profissão. As conclusões deste estudo revelam que para os pedagogos que atuam em funções não docentes, a trajetória profissional é marcada por um problema recorrente e pouco discutido: a indefinição e invisibilidade enfrentada por esses profissionais em relação à sua formação inicial e a atuação no campo da educação.
id UFAC-2_d8f1c5771c104e24f67c5ae81e5f2199
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6990
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidadesPedagogos(as)Curso de PedagogiaFormação de Pedagogos(as)Este artigo propõe uma análise das possibilidades de atuação de pedagogos em espaços educacionais para além da docência, tomando como exemplo as áreas da Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica na Educação Básica, e as áreas da Assessoria Pedagógica e Apoio Pedagógico na Educação Superior. O objetivo é compreender as aproximações e distanciamentos nas práticas pedagógicas nessas diferentes áreas profissionais, assim como refletir sobre a formação inicial dos pedagogos que desempenham tais funções em seus espaços, tendo como base o histórico do curso de Pedagogia. O referencial teórico é baseado em obras de autores que se alinham à uma postura epistemológica da Pedagogia enquanto ciência, curso e profissão. As conclusões deste estudo revelam que para os pedagogos que atuam em funções não docentes, a trajetória profissional é marcada por um problema recorrente e pouco discutido: a indefinição e invisibilidade enfrentada por esses profissionais em relação à sua formação inicial e a atuação no campo da educação.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/699010.29327/268346.8.18-6Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 104-123Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 104-123Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 104-1232526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6990/4480Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes Ruiz Cantano, MárciaPinheiro da Silva Colombini, FláviaPrestes Padilha Rivas, Noeli2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6990Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades
title FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades
spellingShingle FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades
Mendes Ruiz Cantano, Márcia
Pedagogos(as)
Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos(as)
title_short FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades
title_full FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades
title_fullStr FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades
title_full_unstemmed FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades
title_sort FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades
author Mendes Ruiz Cantano, Márcia
author_facet Mendes Ruiz Cantano, Márcia
Pinheiro da Silva Colombini, Flávia
Prestes Padilha Rivas, Noeli
author_role author
author2 Pinheiro da Silva Colombini, Flávia
Prestes Padilha Rivas, Noeli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Ruiz Cantano, Márcia
Pinheiro da Silva Colombini, Flávia
Prestes Padilha Rivas, Noeli
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogos(as)
Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos(as)
topic Pedagogos(as)
Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos(as)
description Este artigo propõe uma análise das possibilidades de atuação de pedagogos em espaços educacionais para além da docência, tomando como exemplo as áreas da Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica na Educação Básica, e as áreas da Assessoria Pedagógica e Apoio Pedagógico na Educação Superior. O objetivo é compreender as aproximações e distanciamentos nas práticas pedagógicas nessas diferentes áreas profissionais, assim como refletir sobre a formação inicial dos pedagogos que desempenham tais funções em seus espaços, tendo como base o histórico do curso de Pedagogia. O referencial teórico é baseado em obras de autores que se alinham à uma postura epistemológica da Pedagogia enquanto ciência, curso e profissão. As conclusões deste estudo revelam que para os pedagogos que atuam em funções não docentes, a trajetória profissional é marcada por um problema recorrente e pouco discutido: a indefinição e invisibilidade enfrentada por esses profissionais em relação à sua formação inicial e a atuação no campo da educação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6990
10.29327/268346.8.18-6
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6990
identifier_str_mv 10.29327/268346.8.18-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6990/4480
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 104-123
Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 104-123
Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 104-123
2526-5970
10.29327/268346.8.18
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221695733760