VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494 |
Resumo: | Entendida como um fenômeno de múltiplas faces, com várias possibilidades deolhares e interpretações, a violência na escola tem sido fonte de inúmeraspesquisas que buscam entender as dinâmicas, as causas, os efeitos e os impactossociais. Tomando a escola como principal palco de manifestações da violência,este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores em relaçãoa violência nas escolas públicas da cidade de Mossoró, tomando comoreferência as ressignificações dos sentidos de tal fenômeno. Partimos, dessemodo, da impossibilidade de uma definição a priori de violência, admitindo ossentidos negociados com a comunidade escolar do que seria violência. |
id |
UERN-5_b4483071d3469d002afd40d5d71586d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/494 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da práticaViolência na escolaCotidiano escolarEstratégias docenteEntendida como um fenômeno de múltiplas faces, com várias possibilidades deolhares e interpretações, a violência na escola tem sido fonte de inúmeraspesquisas que buscam entender as dinâmicas, as causas, os efeitos e os impactossociais. Tomando a escola como principal palco de manifestações da violência,este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores em relaçãoa violência nas escolas públicas da cidade de Mossoró, tomando comoreferência as ressignificações dos sentidos de tal fenômeno. Partimos, dessemodo, da impossibilidade de uma definição a priori de violência, admitindo ossentidos negociados com a comunidade escolar do que seria violência.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494/482Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Kélia da SilvaBruno Balbino Aires da Costa2020-10-29T12:52:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/494Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática |
title |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática |
spellingShingle |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática Maria Kélia da Silva Violência na escola Cotidiano escolar Estratégias docente |
title_short |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática |
title_full |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática |
title_fullStr |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática |
title_full_unstemmed |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática |
title_sort |
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática |
author |
Maria Kélia da Silva |
author_facet |
Maria Kélia da Silva Bruno Balbino Aires da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Bruno Balbino Aires da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Kélia da Silva Bruno Balbino Aires da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência na escola Cotidiano escolar Estratégias docente |
topic |
Violência na escola Cotidiano escolar Estratégias docente |
description |
Entendida como um fenômeno de múltiplas faces, com várias possibilidades deolhares e interpretações, a violência na escola tem sido fonte de inúmeraspesquisas que buscam entender as dinâmicas, as causas, os efeitos e os impactossociais. Tomando a escola como principal palco de manifestações da violência,este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores em relaçãoa violência nas escolas públicas da cidade de Mossoró, tomando comoreferência as ressignificações dos sentidos de tal fenômeno. Partimos, dessemodo, da impossibilidade de uma definição a priori de violência, admitindo ossentidos negociados com a comunidade escolar do que seria violência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494/482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124485767168 |