VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Kélia da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bruno Balbino Aires da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494
Resumo: Entendida como um fenômeno de múltiplas faces, com várias possibilidades deolhares e interpretações, a violência na escola tem sido fonte de inúmeraspesquisas que buscam entender as dinâmicas, as causas, os efeitos e os impactossociais. Tomando a escola como principal palco de manifestações da violência,este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores em relaçãoa violência nas escolas públicas da cidade de Mossoró, tomando comoreferência as ressignificações dos sentidos de tal fenômeno. Partimos, dessemodo, da impossibilidade de uma definição a priori de violência, admitindo ossentidos negociados com a comunidade escolar do que seria violência.
id UERN-5_b4483071d3469d002afd40d5d71586d1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/494
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da práticaViolência na escolaCotidiano escolarEstratégias docenteEntendida como um fenômeno de múltiplas faces, com várias possibilidades deolhares e interpretações, a violência na escola tem sido fonte de inúmeraspesquisas que buscam entender as dinâmicas, as causas, os efeitos e os impactossociais. Tomando a escola como principal palco de manifestações da violência,este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores em relaçãoa violência nas escolas públicas da cidade de Mossoró, tomando comoreferência as ressignificações dos sentidos de tal fenômeno. Partimos, dessemodo, da impossibilidade de uma definição a priori de violência, admitindo ossentidos negociados com a comunidade escolar do que seria violência.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494/482Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Kélia da SilvaBruno Balbino Aires da Costa2020-10-29T12:52:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/494Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
title VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
spellingShingle VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
Maria Kélia da Silva
Violência na escola
Cotidiano escolar
Estratégias docente
title_short VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
title_full VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
title_fullStr VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
title_sort VIOLÊNCIA NA ESCOLA: sentidos e estratégias docentes no contexto da prática
author Maria Kélia da Silva
author_facet Maria Kélia da Silva
Bruno Balbino Aires da Costa
author_role author
author2 Bruno Balbino Aires da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Kélia da Silva
Bruno Balbino Aires da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Violência na escola
Cotidiano escolar
Estratégias docente
topic Violência na escola
Cotidiano escolar
Estratégias docente
description Entendida como um fenômeno de múltiplas faces, com várias possibilidades deolhares e interpretações, a violência na escola tem sido fonte de inúmeraspesquisas que buscam entender as dinâmicas, as causas, os efeitos e os impactossociais. Tomando a escola como principal palco de manifestações da violência,este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores em relaçãoa violência nas escolas públicas da cidade de Mossoró, tomando comoreferência as ressignificações dos sentidos de tal fenômeno. Partimos, dessemodo, da impossibilidade de uma definição a priori de violência, admitindo ossentidos negociados com a comunidade escolar do que seria violência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/494/482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 2 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124485767168