O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Flávia Rodrigues de Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, João Ananias de Sousa, Santos, Maria Inês Mendes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4376
Resumo: Discutimos neste trabalho todas as conjunturas que cercam o coordenador pedagógico. Esse profissional ainda está em busca de se encontrar e de entender suas reais incumbências. É exatamente discutindo tal problemática que esta revisão de literatura desenvolveu-se, tendo como metodologia a construção de um referencial pautado em artigos, livros, dissertações e teses que versam e discutem sobre a temática. Analisamos, neste trabalho, os seguintes tópicos: o perfil profissional exigido, as atribuições desse profissional, como ele é visto pelos demais atores da escola, suas relações com os professores, os documentos construídos por ele, finalizando com a necessidade de sua valorização. Assim, concluímos que ainda há muito o que avançar para que o coordenador pedagógico seja efetivamente valorizado e que tenha as suas funções delimitadas dentro da escola, podendo assim, contribuir ainda mais para a educação.
id UERN-5_b9f14cea165fec4dd79463797593d231
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4376
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolarCoordenador pedagógicoAtribuiçõesPerfilEscolaDiscutimos neste trabalho todas as conjunturas que cercam o coordenador pedagógico. Esse profissional ainda está em busca de se encontrar e de entender suas reais incumbências. É exatamente discutindo tal problemática que esta revisão de literatura desenvolveu-se, tendo como metodologia a construção de um referencial pautado em artigos, livros, dissertações e teses que versam e discutem sobre a temática. Analisamos, neste trabalho, os seguintes tópicos: o perfil profissional exigido, as atribuições desse profissional, como ele é visto pelos demais atores da escola, suas relações com os professores, os documentos construídos por ele, finalizando com a necessidade de sua valorização. Assim, concluímos que ainda há muito o que avançar para que o coordenador pedagógico seja efetivamente valorizado e que tenha as suas funções delimitadas dentro da escola, podendo assim, contribuir ainda mais para a educação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4376Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4376/3464Copyright (c) 2022 Flávia Rodrigues de Almeida Sampaio, João Ananias de Sousa Marques, Maria Inês Mendes dos Santos (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Flávia Rodrigues de Almeida Marques, João Ananias de Sousa Santos, Maria Inês Mendes dos 2022-12-28T01:51:16Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4376Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:16Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
title O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
spellingShingle O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
Sampaio, Flávia Rodrigues de Almeida
Coordenador pedagógico
Atribuições
Perfil
Escola
title_short O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
title_full O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
title_fullStr O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
title_full_unstemmed O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
title_sort O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA: análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
author Sampaio, Flávia Rodrigues de Almeida
author_facet Sampaio, Flávia Rodrigues de Almeida
Marques, João Ananias de Sousa
Santos, Maria Inês Mendes dos
author_role author
author2 Marques, João Ananias de Sousa
Santos, Maria Inês Mendes dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Flávia Rodrigues de Almeida
Marques, João Ananias de Sousa
Santos, Maria Inês Mendes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico
Atribuições
Perfil
Escola
topic Coordenador pedagógico
Atribuições
Perfil
Escola
description Discutimos neste trabalho todas as conjunturas que cercam o coordenador pedagógico. Esse profissional ainda está em busca de se encontrar e de entender suas reais incumbências. É exatamente discutindo tal problemática que esta revisão de literatura desenvolveu-se, tendo como metodologia a construção de um referencial pautado em artigos, livros, dissertações e teses que versam e discutem sobre a temática. Analisamos, neste trabalho, os seguintes tópicos: o perfil profissional exigido, as atribuições desse profissional, como ele é visto pelos demais atores da escola, suas relações com os professores, os documentos construídos por ele, finalizando com a necessidade de sua valorização. Assim, concluímos que ainda há muito o que avançar para que o coordenador pedagógico seja efetivamente valorizado e que tenha as suas funções delimitadas dentro da escola, podendo assim, contribuir ainda mais para a educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4376
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4376/3464
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127115595776