O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Genilda Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: França de Carvalho, Odair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339
Resumo: RESUMO A educação é uma ação de extrema complexidade e no atual momento, de pandemia, essa situação tem ficado ainda mais abstrusa. Então, enfatiza-se, que com a formação docente, subsidiada de uma identidade, revestida de saberes interdisciplinares é possí­vel mediar o ensino-aprendizagem significativamente. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os sentidos atribuí­dos à interdisciplinaridade no processo de construção de identidade do egresso de Pedagogia. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa com princí­pios fenomenológicos, que contou com a participação de alunos para responderem í s entrevistas semiestruturadas e í s do grupo focal. Destaca-se, que, mesmo os alunos afirmando, que a identidade do pedagogo não se constitui de ação interdisciplinar, as análises demonstram "n" compreensões desses sujeitos sobre a interdisciplinaridade. Sendo assim, conclui-se, que, a interdisciplinaridade é um movimento que contribui, para que o ensinar/aprender consista em um processo de mão dupla que deslumbra humanização entre saber e ser mais.
id UERN-5_ba07841b0a2ce98ebef7c56dcd748f02
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2339
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares.RESUMO A educação é uma ação de extrema complexidade e no atual momento, de pandemia, essa situação tem ficado ainda mais abstrusa. Então, enfatiza-se, que com a formação docente, subsidiada de uma identidade, revestida de saberes interdisciplinares é possí­vel mediar o ensino-aprendizagem significativamente. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os sentidos atribuí­dos à interdisciplinaridade no processo de construção de identidade do egresso de Pedagogia. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa com princí­pios fenomenológicos, que contou com a participação de alunos para responderem í s entrevistas semiestruturadas e í s do grupo focal. Destaca-se, que, mesmo os alunos afirmando, que a identidade do pedagogo não se constitui de ação interdisciplinar, as análises demonstram "n" compreensões desses sujeitos sobre a interdisciplinaridade. Sendo assim, conclui-se, que, a interdisciplinaridade é um movimento que contribui, para que o ensinar/aprender consista em um processo de mão dupla que deslumbra humanização entre saber e ser mais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339/2647Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Genilda MariaFrança de Carvalho, Odair 2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2339Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
title O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
spellingShingle O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
da Silva, Genilda Maria
Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares.
title_short O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
title_full O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
title_fullStr O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
title_full_unstemmed O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
title_sort O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
author da Silva, Genilda Maria
author_facet da Silva, Genilda Maria
França de Carvalho, Odair
author_role author
author2 França de Carvalho, Odair
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Genilda Maria
França de Carvalho, Odair
dc.subject.por.fl_str_mv Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares.
topic Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares.
description RESUMO A educação é uma ação de extrema complexidade e no atual momento, de pandemia, essa situação tem ficado ainda mais abstrusa. Então, enfatiza-se, que com a formação docente, subsidiada de uma identidade, revestida de saberes interdisciplinares é possí­vel mediar o ensino-aprendizagem significativamente. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os sentidos atribuí­dos à interdisciplinaridade no processo de construção de identidade do egresso de Pedagogia. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa com princí­pios fenomenológicos, que contou com a participação de alunos para responderem í s entrevistas semiestruturadas e í s do grupo focal. Destaca-se, que, mesmo os alunos afirmando, que a identidade do pedagogo não se constitui de ação interdisciplinar, as análises demonstram "n" compreensões desses sujeitos sobre a interdisciplinaridade. Sendo assim, conclui-se, que, a interdisciplinaridade é um movimento que contribui, para que o ensinar/aprender consista em um processo de mão dupla que deslumbra humanização entre saber e ser mais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339/2647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125866741760