Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164 |
Resumo: | Este trabalho apresenta conceitos e crenças que amparam as ações do magistério, com suas definições e tipificações acerca dos saberes, conhecimentos e competências comuns à formação e à prática docente. Caracteriza-se como um estudo exploratório focado na análise e revisão de literatura em pesquisas de natureza qualitativa. A pesquisa resultou na identificação de 40 estudos, dos quais foram selecionados 12 investigações realizadas entre os anos de 1980 e 2020. Traz um entendimento adicional sobre os saberes e conhecimentos docentes e suas nomenclaturas, e difere as ideias dos autores que abordam a temática. Esse arranjo investigativo favorece a compreensão de que a ação docente consistente deve ser amparada por procedimentos, técnicas, práticas e experiências profissionais, e traz para si uma personificação identitária do saber-fazer docente exercida e reconhecida sobre conceitos e atitudes, conhecimentos e competências procedimentais para o exercício da ação educativa. |
id |
UTFPR-7_b8cd38fc7327604b0e197ccf885d8e28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15164 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docenteEnsino e FormaçãoSaberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docenteEste trabalho apresenta conceitos e crenças que amparam as ações do magistério, com suas definições e tipificações acerca dos saberes, conhecimentos e competências comuns à formação e à prática docente. Caracteriza-se como um estudo exploratório focado na análise e revisão de literatura em pesquisas de natureza qualitativa. A pesquisa resultou na identificação de 40 estudos, dos quais foram selecionados 12 investigações realizadas entre os anos de 1980 e 2020. Traz um entendimento adicional sobre os saberes e conhecimentos docentes e suas nomenclaturas, e difere as ideias dos autores que abordam a temática. Esse arranjo investigativo favorece a compreensão de que a ação docente consistente deve ser amparada por procedimentos, técnicas, práticas e experiências profissionais, e traz para si uma personificação identitária do saber-fazer docente exercida e reconhecida sobre conceitos e atitudes, conhecimentos e competências procedimentais para o exercício da ação educativa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, Adriano SilveiraAlmeida, Maria Mozarina BezerraSilva, Maria Goretti Vasconcelos2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1516410.3895/rbect.v17n1.15164Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 20241982-873X10.3895/rbect.v17n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164/pdf_1Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-09T18:58:28Zoai:periodicos.utfpr:article/15164Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-03-09T18:58:28Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente |
title |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente |
spellingShingle |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente Machado, Adriano Silveira Ensino e Formação Saberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docente |
title_short |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente |
title_full |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente |
title_fullStr |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente |
title_full_unstemmed |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente |
title_sort |
Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente |
author |
Machado, Adriano Silveira |
author_facet |
Machado, Adriano Silveira Almeida, Maria Mozarina Bezerra Silva, Maria Goretti Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria Mozarina Bezerra Silva, Maria Goretti Vasconcelos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Adriano Silveira Almeida, Maria Mozarina Bezerra Silva, Maria Goretti Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e Formação Saberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docente |
topic |
Ensino e Formação Saberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docente |
description |
Este trabalho apresenta conceitos e crenças que amparam as ações do magistério, com suas definições e tipificações acerca dos saberes, conhecimentos e competências comuns à formação e à prática docente. Caracteriza-se como um estudo exploratório focado na análise e revisão de literatura em pesquisas de natureza qualitativa. A pesquisa resultou na identificação de 40 estudos, dos quais foram selecionados 12 investigações realizadas entre os anos de 1980 e 2020. Traz um entendimento adicional sobre os saberes e conhecimentos docentes e suas nomenclaturas, e difere as ideias dos autores que abordam a temática. Esse arranjo investigativo favorece a compreensão de que a ação docente consistente deve ser amparada por procedimentos, técnicas, práticas e experiências profissionais, e traz para si uma personificação identitária do saber-fazer docente exercida e reconhecida sobre conceitos e atitudes, conhecimentos e competências procedimentais para o exercício da ação educativa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164 10.3895/rbect.v17n1.15164 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v17n1.15164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024 1982-873X 10.3895/rbect.v17n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789849509888 |