Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Adriano Silveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Almeida, Maria Mozarina Bezerra, Silva, Maria Goretti Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164
Resumo: Este trabalho apresenta conceitos e crenças que amparam as ações do magistério, com suas definições e tipificações acerca dos saberes, conhecimentos e competências comuns à formação e à prática docente. Caracteriza-se como um estudo exploratório focado na análise e revisão de literatura em pesquisas de natureza qualitativa. A pesquisa resultou na identificação de 40 estudos, dos quais foram selecionados 12 investigações realizadas entre os anos de 1980 e 2020. Traz um entendimento adicional sobre os saberes e conhecimentos docentes e suas nomenclaturas, e difere as ideias dos autores que abordam a temática. Esse arranjo investigativo favorece a compreensão de que a ação docente consistente deve ser amparada por procedimentos, técnicas, práticas e experiências profissionais, e traz para si uma personificação identitária do saber-fazer docente exercida e reconhecida sobre conceitos e atitudes, conhecimentos e competências procedimentais para o exercício da ação educativa.
id UTFPR-7_b8cd38fc7327604b0e197ccf885d8e28
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15164
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docenteEnsino e FormaçãoSaberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docenteEste trabalho apresenta conceitos e crenças que amparam as ações do magistério, com suas definições e tipificações acerca dos saberes, conhecimentos e competências comuns à formação e à prática docente. Caracteriza-se como um estudo exploratório focado na análise e revisão de literatura em pesquisas de natureza qualitativa. A pesquisa resultou na identificação de 40 estudos, dos quais foram selecionados 12 investigações realizadas entre os anos de 1980 e 2020. Traz um entendimento adicional sobre os saberes e conhecimentos docentes e suas nomenclaturas, e difere as ideias dos autores que abordam a temática. Esse arranjo investigativo favorece a compreensão de que a ação docente consistente deve ser amparada por procedimentos, técnicas, práticas e experiências profissionais, e traz para si uma personificação identitária do saber-fazer docente exercida e reconhecida sobre conceitos e atitudes, conhecimentos e competências procedimentais para o exercício da ação educativa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, Adriano SilveiraAlmeida, Maria Mozarina BezerraSilva, Maria Goretti Vasconcelos2024-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1516410.3895/rbect.v17n1.15164Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 20241982-873X10.3895/rbect.v17n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164/pdf_1Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-09T18:58:28Zoai:periodicos.utfpr:article/15164Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-03-09T18:58:28Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
title Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
spellingShingle Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
Machado, Adriano Silveira
Ensino e Formação
Saberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docente
title_short Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
title_full Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
title_fullStr Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
title_full_unstemmed Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
title_sort Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente
author Machado, Adriano Silveira
author_facet Machado, Adriano Silveira
Almeida, Maria Mozarina Bezerra
Silva, Maria Goretti Vasconcelos
author_role author
author2 Almeida, Maria Mozarina Bezerra
Silva, Maria Goretti Vasconcelos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Adriano Silveira
Almeida, Maria Mozarina Bezerra
Silva, Maria Goretti Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Formação
Saberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docente
topic Ensino e Formação
Saberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docente
description Este trabalho apresenta conceitos e crenças que amparam as ações do magistério, com suas definições e tipificações acerca dos saberes, conhecimentos e competências comuns à formação e à prática docente. Caracteriza-se como um estudo exploratório focado na análise e revisão de literatura em pesquisas de natureza qualitativa. A pesquisa resultou na identificação de 40 estudos, dos quais foram selecionados 12 investigações realizadas entre os anos de 1980 e 2020. Traz um entendimento adicional sobre os saberes e conhecimentos docentes e suas nomenclaturas, e difere as ideias dos autores que abordam a temática. Esse arranjo investigativo favorece a compreensão de que a ação docente consistente deve ser amparada por procedimentos, técnicas, práticas e experiências profissionais, e traz para si uma personificação identitária do saber-fazer docente exercida e reconhecida sobre conceitos e atitudes, conhecimentos e competências procedimentais para o exercício da ação educativa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164
10.3895/rbect.v17n1.15164
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v17n1.15164
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15164/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024
1982-873X
10.3895/rbect.v17n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789849509888