O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339 |
Resumo: | RESUMO A educação é uma ação de extrema complexidade e no atual momento, de pandemia, essa situação tem ficado ainda mais abstrusa. Então, enfatiza-se, que com a formação docente, subsidiada de uma identidade, revestida de saberes interdisciplinares é possível mediar o ensino-aprendizagem significativamente. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade no processo de construção de identidade do egresso de Pedagogia. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa com princípios fenomenológicos, que contou com a participação de alunos para responderem í s entrevistas semiestruturadas e í s do grupo focal. Destaca-se, que, mesmo os alunos afirmando, que a identidade do pedagogo não se constitui de ação interdisciplinar, as análises demonstram "n" compreensões desses sujeitos sobre a interdisciplinaridade. Sendo assim, conclui-se, que, a interdisciplinaridade é um movimento que contribui, para que o ensinar/aprender consista em um processo de mão dupla que deslumbra humanização entre saber e ser mais. |
id |
UERN-5_ba07841b0a2ce98ebef7c56dcd748f02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2339 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares.RESUMO A educação é uma ação de extrema complexidade e no atual momento, de pandemia, essa situação tem ficado ainda mais abstrusa. Então, enfatiza-se, que com a formação docente, subsidiada de uma identidade, revestida de saberes interdisciplinares é possível mediar o ensino-aprendizagem significativamente. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade no processo de construção de identidade do egresso de Pedagogia. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa com princípios fenomenológicos, que contou com a participação de alunos para responderem í s entrevistas semiestruturadas e í s do grupo focal. Destaca-se, que, mesmo os alunos afirmando, que a identidade do pedagogo não se constitui de ação interdisciplinar, as análises demonstram "n" compreensões desses sujeitos sobre a interdisciplinaridade. Sendo assim, conclui-se, que, a interdisciplinaridade é um movimento que contribui, para que o ensinar/aprender consista em um processo de mão dupla que deslumbra humanização entre saber e ser mais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339/2647Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Genilda MariaFrança de Carvalho, Odair 2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2339Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar |
title |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar |
spellingShingle |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar da Silva, Genilda Maria Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares. |
title_short |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar |
title_full |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar |
title_fullStr |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar |
title_sort |
O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar |
author |
da Silva, Genilda Maria |
author_facet |
da Silva, Genilda Maria França de Carvalho, Odair |
author_role |
author |
author2 |
França de Carvalho, Odair |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Genilda Maria França de Carvalho, Odair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares. |
topic |
Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares. |
description |
RESUMO A educação é uma ação de extrema complexidade e no atual momento, de pandemia, essa situação tem ficado ainda mais abstrusa. Então, enfatiza-se, que com a formação docente, subsidiada de uma identidade, revestida de saberes interdisciplinares é possível mediar o ensino-aprendizagem significativamente. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade no processo de construção de identidade do egresso de Pedagogia. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa com princípios fenomenológicos, que contou com a participação de alunos para responderem í s entrevistas semiestruturadas e í s do grupo focal. Destaca-se, que, mesmo os alunos afirmando, que a identidade do pedagogo não se constitui de ação interdisciplinar, as análises demonstram "n" compreensões desses sujeitos sobre a interdisciplinaridade. Sendo assim, conclui-se, que, a interdisciplinaridade é um movimento que contribui, para que o ensinar/aprender consista em um processo de mão dupla que deslumbra humanização entre saber e ser mais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339/2647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125866741760 |