ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1061 |
Resumo: | Este artigo objetiva discorrer sobre as contribuições que a Abordagem Temática dos conteúdos tem a oferecer ao ensino de Filosofia, à luz da Pedagogia Histórico-crítica. Neste, primeiramente far-se-á uma exposição acerca dos diversos modelos de abordagem dos conteúdos no ensino de Filosofia, comparando-os com o modelo temático e apontando suas contribuições e limitações. Em seguida, far-se-á a caracterização da Pedagogia Histórico-crítica, apontando suas bases conceituais e metodológicas, para, somente depois, explicar quais contribuições a abordagem temática dos conteúdos, realizada à luz de tal pedagogia, pode oferecer ao ensino de Filosofia. Em suma, propõe-se que o ensino de Filosofia possa ser orientado pela vertente da Pedagogia Histórico-crítica e ministrado através de uma abordagem temática, porque se acredita que este seja um método que alcança mais eficazmente os objetivos proposto para a disciplina de Filosofia no nível médio. |
id |
UERN-5_c2805d3722db3b3e01c7b42303086fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1061 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICAEnsino de filosofiaAbordagem temáticaPedagogia histórico-críticaEste artigo objetiva discorrer sobre as contribuições que a Abordagem Temática dos conteúdos tem a oferecer ao ensino de Filosofia, à luz da Pedagogia Histórico-crítica. Neste, primeiramente far-se-á uma exposição acerca dos diversos modelos de abordagem dos conteúdos no ensino de Filosofia, comparando-os com o modelo temático e apontando suas contribuições e limitações. Em seguida, far-se-á a caracterização da Pedagogia Histórico-crítica, apontando suas bases conceituais e metodológicas, para, somente depois, explicar quais contribuições a abordagem temática dos conteúdos, realizada à luz de tal pedagogia, pode oferecer ao ensino de Filosofia. Em suma, propõe-se que o ensino de Filosofia possa ser orientado pela vertente da Pedagogia Histórico-crítica e ministrado através de uma abordagem temática, porque se acredita que este seja um método que alcança mais eficazmente os objetivos proposto para a disciplina de Filosofia no nível médio.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1061Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1061/976Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessIvanaldo Santos Raimundo Fábio da Silva 2020-10-29T12:50:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1061Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA |
title |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA |
spellingShingle |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA Ivanaldo Santos Ensino de filosofia Abordagem temática Pedagogia histórico-crítica |
title_short |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA |
title_full |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA |
title_fullStr |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA |
title_sort |
ENSINO DE FILOSOFIA, POR TEMAS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA |
author |
Ivanaldo Santos |
author_facet |
Ivanaldo Santos Raimundo Fábio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Raimundo Fábio da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ivanaldo Santos Raimundo Fábio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de filosofia Abordagem temática Pedagogia histórico-crítica |
topic |
Ensino de filosofia Abordagem temática Pedagogia histórico-crítica |
description |
Este artigo objetiva discorrer sobre as contribuições que a Abordagem Temática dos conteúdos tem a oferecer ao ensino de Filosofia, à luz da Pedagogia Histórico-crítica. Neste, primeiramente far-se-á uma exposição acerca dos diversos modelos de abordagem dos conteúdos no ensino de Filosofia, comparando-os com o modelo temático e apontando suas contribuições e limitações. Em seguida, far-se-á a caracterização da Pedagogia Histórico-crítica, apontando suas bases conceituais e metodológicas, para, somente depois, explicar quais contribuições a abordagem temática dos conteúdos, realizada à luz de tal pedagogia, pode oferecer ao ensino de Filosofia. Em suma, propõe-se que o ensino de Filosofia possa ser orientado pela vertente da Pedagogia Histórico-crítica e ministrado através de uma abordagem temática, porque se acredita que este seja um método que alcança mais eficazmente os objetivos proposto para a disciplina de Filosofia no nível médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1061 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1061/976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125132738560 |