A pedagogia histórico-crítica como abordagem metodológica para o ensino da filosofia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/31 |
Resumo: | Resumo: Os estudos historiográficos e filosóficos desenvolvidos por Dermeval Saviani têm apontado para a aplicação do materialismo-histórico-dialético ao debate educativo nacional. Neste sentido, a formação humana emerge como tema central das investigações educacionais, na qual se busca a superação da relação exploratória entre o Capital e o trabalho, marcada pela alienação e opressão do homem pelo homem. Como defende Saviani, "superar a alienação para alcançar-se o pleno desenvolvimento da individualidade livre e universal: essa é a perspectiva da sociedade comunista em Marx." (SAVIANI, 2015a, p.30). Isso posto, os objetivos deste artigo são: 1) Delimitar as linhas gerais do pensamento educacional de Saviani; 2) Expor a concepção metodológica defendida por ele; 3) Constituir uma abordagem metodológica para ensinar Filosofia a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Por ser um trabalho qualitativo, foi adotada a análise de conteúdo como procedimento metodológico, tendo as obras do próprio Saviani como fonte primária. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Metodologia de ensino. Pedagogia histórico-crítica. Abstract: Dermeval Saviani's historigraphic and philosophic studies have pointed to the application of the dialectical-historic-materialism to the national educational debate. In this sense, human formation emerges as the central theme of educational research, which seeks to overcome the exploratory relationship between Capital and work, marked by the alienation and oppression of men by men. As Saviani argues, "to overcome alienation in order to achieve the full development of free and universal individuality: this is the perspective of communist society in Marx." (SAVIANI, 2015a, p.30). Thus, the objectives of this article are: 1) Delimit the general lines of Saviani's educational thought; 2) Expose the methodological conception defended by him; 3) Constitute a methodological approach to teaching Philosophy from Historical-Critical Pedagogy (APS). As a qualitative work, content analysis was adopted as the methodological procedure, with Saviani's own works as the primary source. Keywords: Philosophy teaching. Educational methodology. Historical-critical pedagogy. REFERÊNCIAS ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. A avaliação em Filosofia. Revista Princípios, v.12, n.17-18, jan./dez. Natal, 2005, p.145-156. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. v.3. Brasília: 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Filosofia: guia de livros didáticos. Brasília, 2017. BRASIL. Palácio do Planalto. Lei nº 13.415/2017. Brasília, 2017. DUARTE, Newton.; SAVIANI, Dermeval. (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação. Campinas: Autores Associados, 2012. EBY, Friedrich. História da educação moderna. 5.ed. Porto Alegre: Globo, 1978. GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5.ed. Campinas: Autores associados, 2009. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v.2. p.11-53. GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Editora Moraes, 1984. p. 107-111. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12.ed. Autores Associados, 1996. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v.14 n.40 jan./abr. 2009. p.143-155. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2013. SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v.7, n.01, jun. Salvador, 2015a. p. 26-43. SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v.7, n.01, jun. Salvador, 2015b. p. 286-293. VIGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. |
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A pedagogia histórico-crítica como abordagem metodológica para o ensino da filosofiaEnsino de FilosofiaMetodologia de ensinoPedagogia histórico-críticaResumo: Os estudos historiográficos e filosóficos desenvolvidos por Dermeval Saviani têm apontado para a aplicação do materialismo-histórico-dialético ao debate educativo nacional. Neste sentido, a formação humana emerge como tema central das investigações educacionais, na qual se busca a superação da relação exploratória entre o Capital e o trabalho, marcada pela alienação e opressão do homem pelo homem. Como defende Saviani, "superar a alienação para alcançar-se o pleno desenvolvimento da individualidade livre e universal: essa é a perspectiva da sociedade comunista em Marx." (SAVIANI, 2015a, p.30). Isso posto, os objetivos deste artigo são: 1) Delimitar as linhas gerais do pensamento educacional de Saviani; 2) Expor a concepção metodológica defendida por ele; 3) Constituir uma abordagem metodológica para ensinar Filosofia a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Por ser um trabalho qualitativo, foi adotada a análise de conteúdo como procedimento metodológico, tendo as obras do próprio Saviani como fonte primária. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Metodologia de ensino. Pedagogia histórico-crítica. Abstract: Dermeval Saviani's historigraphic and philosophic studies have pointed to the application of the dialectical-historic-materialism to the national educational debate. In this sense, human formation emerges as the central theme of educational research, which seeks to overcome the exploratory relationship between Capital and work, marked by the alienation and oppression of men by men. As Saviani argues, "to overcome alienation in order to achieve the full development of free and universal individuality: this is the perspective of communist society in Marx." (SAVIANI, 2015a, p.30). Thus, the objectives of this article are: 1) Delimit the general lines of Saviani's educational thought; 2) Expose the methodological conception defended by him; 3) Constitute a methodological approach to teaching Philosophy from Historical-Critical Pedagogy (APS). As a qualitative work, content analysis was adopted as the methodological procedure, with Saviani's own works as the primary source. Keywords: Philosophy teaching. Educational methodology. Historical-critical pedagogy. REFERÊNCIAS ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. A avaliação em Filosofia. Revista Princípios, v.12, n.17-18, jan./dez. Natal, 2005, p.145-156. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. v.3. Brasília: 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Filosofia: guia de livros didáticos. Brasília, 2017. BRASIL. Palácio do Planalto. Lei nº 13.415/2017. Brasília, 2017. DUARTE, Newton.; SAVIANI, Dermeval. (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação. Campinas: Autores Associados, 2012. EBY, Friedrich. História da educação moderna. 5.ed. Porto Alegre: Globo, 1978. GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5.ed. Campinas: Autores associados, 2009. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v.2. p.11-53. GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl. 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Resumo: Os estudos historiográficos e filosóficos desenvolvidos por Dermeval Saviani têm apontado para a aplicação do materialismo-histórico-dialético ao debate educativo nacional. Neste sentido, a formação humana emerge como tema central das investigações educacionais, na qual se busca a superação da relação exploratória entre o Capital e o trabalho, marcada pela alienação e opressão do homem pelo homem. Como defende Saviani, "superar a alienação para alcançar-se o pleno desenvolvimento da individualidade livre e universal: essa é a perspectiva da sociedade comunista em Marx." (SAVIANI, 2015a, p.30). Isso posto, os objetivos deste artigo são: 1) Delimitar as linhas gerais do pensamento educacional de Saviani; 2) Expor a concepção metodológica defendida por ele; 3) Constituir uma abordagem metodológica para ensinar Filosofia a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Por ser um trabalho qualitativo, foi adotada a análise de conteúdo como procedimento metodológico, tendo as obras do próprio Saviani como fonte primária. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Metodologia de ensino. Pedagogia histórico-crítica. Abstract: Dermeval Saviani's historigraphic and philosophic studies have pointed to the application of the dialectical-historic-materialism to the national educational debate. In this sense, human formation emerges as the central theme of educational research, which seeks to overcome the exploratory relationship between Capital and work, marked by the alienation and oppression of men by men. As Saviani argues, "to overcome alienation in order to achieve the full development of free and universal individuality: this is the perspective of communist society in Marx." (SAVIANI, 2015a, p.30). Thus, the objectives of this article are: 1) Delimit the general lines of Saviani's educational thought; 2) Expose the methodological conception defended by him; 3) Constitute a methodological approach to teaching Philosophy from Historical-Critical Pedagogy (APS). As a qualitative work, content analysis was adopted as the methodological procedure, with Saviani's own works as the primary source. Keywords: Philosophy teaching. Educational methodology. Historical-critical pedagogy. REFERÊNCIAS ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. A avaliação em Filosofia. Revista Princípios, v.12, n.17-18, jan./dez. Natal, 2005, p.145-156. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. v.3. Brasília: 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Filosofia: guia de livros didáticos. Brasília, 2017. BRASIL. Palácio do Planalto. Lei nº 13.415/2017. Brasília, 2017. DUARTE, Newton.; SAVIANI, Dermeval. (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação. Campinas: Autores Associados, 2012. EBY, Friedrich. História da educação moderna. 5.ed. Porto Alegre: Globo, 1978. GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5.ed. Campinas: Autores associados, 2009. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v.2. p.11-53. GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Editora Moraes, 1984. p. 107-111. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12.ed. Autores Associados, 1996. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v.14 n.40 jan./abr. 2009. p.143-155. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2013. SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v.7, n.01, jun. Salvador, 2015a. p. 26-43. SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v.7, n.01, jun. Salvador, 2015b. p. 286-293. VIGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. |
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