A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pontes, Veronica Maria de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078
Resumo: Considerando a propagação das novas tecnologias da informação e os hábitos de leitura dos jovens, esse artigo está direcionado para a construção de um jogo digital a respeito do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti. Para isso, levantamos um construto teórico a respeito dos pontos de cruzamento entre os jogos e a leitura literária. Verificamos que os leitores estão cada vez mais conectados em plataformas digitais e que os jogos e a leitura literária podem se cruzar nos seguintes pontos: a aprendizagem tangente, a contribuição para a emergência de ZDP, a transcendência, a possibilidade de trabalho dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, a constituição em fator de autoestima, o faz de conta e a provocação das múltiplas inteligências. O jogo foi desenvolvido com doze desafios e foram apresentadas as orientações para aplicação em sala de aula.
id UERN-5_c2cd2a4e0c2745cf296c9c5768724bac
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3078
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina ColasantiJogoLeitura literáriaContoConsiderando a propagação das novas tecnologias da informação e os hábitos de leitura dos jovens, esse artigo está direcionado para a construção de um jogo digital a respeito do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti. Para isso, levantamos um construto teórico a respeito dos pontos de cruzamento entre os jogos e a leitura literária. Verificamos que os leitores estão cada vez mais conectados em plataformas digitais e que os jogos e a leitura literária podem se cruzar nos seguintes pontos: a aprendizagem tangente, a contribuição para a emergência de ZDP, a transcendência, a possibilidade de trabalho dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, a constituição em fator de autoestima, o faz de conta e a provocação das múltiplas inteligências. O jogo foi desenvolvido com doze desafios e foram apresentadas as orientações para aplicação em sala de aula.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078/2688Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Kamilla Katinllyn Fernandes dosPontes, Veronica Maria de Araújo 2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3078Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
title A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
spellingShingle A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos
Jogo
Leitura literária
Conto
title_short A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
title_full A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
title_fullStr A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
title_full_unstemmed A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
title_sort A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
author Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos
author_facet Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos
Pontes, Veronica Maria de Araújo
author_role author
author2 Pontes, Veronica Maria de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos
Pontes, Veronica Maria de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Leitura literária
Conto
topic Jogo
Leitura literária
Conto
description Considerando a propagação das novas tecnologias da informação e os hábitos de leitura dos jovens, esse artigo está direcionado para a construção de um jogo digital a respeito do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti. Para isso, levantamos um construto teórico a respeito dos pontos de cruzamento entre os jogos e a leitura literária. Verificamos que os leitores estão cada vez mais conectados em plataformas digitais e que os jogos e a leitura literária podem se cruzar nos seguintes pontos: a aprendizagem tangente, a contribuição para a emergência de ZDP, a transcendência, a possibilidade de trabalho dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, a constituição em fator de autoestima, o faz de conta e a provocação das múltiplas inteligências. O jogo foi desenvolvido com doze desafios e foram apresentadas as orientações para aplicação em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078/2688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126230597632