A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078 |
Resumo: | Considerando a propagação das novas tecnologias da informação e os hábitos de leitura dos jovens, esse artigo está direcionado para a construção de um jogo digital a respeito do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti. Para isso, levantamos um construto teórico a respeito dos pontos de cruzamento entre os jogos e a leitura literária. Verificamos que os leitores estão cada vez mais conectados em plataformas digitais e que os jogos e a leitura literária podem se cruzar nos seguintes pontos: a aprendizagem tangente, a contribuição para a emergência de ZDP, a transcendência, a possibilidade de trabalho dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, a constituição em fator de autoestima, o faz de conta e a provocação das múltiplas inteligências. O jogo foi desenvolvido com doze desafios e foram apresentadas as orientações para aplicação em sala de aula. |
id |
UERN-5_c2cd2a4e0c2745cf296c9c5768724bac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3078 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina ColasantiJogoLeitura literáriaContoConsiderando a propagação das novas tecnologias da informação e os hábitos de leitura dos jovens, esse artigo está direcionado para a construção de um jogo digital a respeito do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti. Para isso, levantamos um construto teórico a respeito dos pontos de cruzamento entre os jogos e a leitura literária. Verificamos que os leitores estão cada vez mais conectados em plataformas digitais e que os jogos e a leitura literária podem se cruzar nos seguintes pontos: a aprendizagem tangente, a contribuição para a emergência de ZDP, a transcendência, a possibilidade de trabalho dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, a constituição em fator de autoestima, o faz de conta e a provocação das múltiplas inteligências. O jogo foi desenvolvido com doze desafios e foram apresentadas as orientações para aplicação em sala de aula.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078/2688Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Kamilla Katinllyn Fernandes dosPontes, Veronica Maria de Araújo 2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3078Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti |
title |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti |
spellingShingle |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Jogo Leitura literária Conto |
title_short |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti |
title_full |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti |
title_fullStr |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti |
title_full_unstemmed |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti |
title_sort |
A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti |
author |
Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos |
author_facet |
Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Pontes, Veronica Maria de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Veronica Maria de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Pontes, Veronica Maria de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Leitura literária Conto |
topic |
Jogo Leitura literária Conto |
description |
Considerando a propagação das novas tecnologias da informação e os hábitos de leitura dos jovens, esse artigo está direcionado para a construção de um jogo digital a respeito do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti. Para isso, levantamos um construto teórico a respeito dos pontos de cruzamento entre os jogos e a leitura literária. Verificamos que os leitores estão cada vez mais conectados em plataformas digitais e que os jogos e a leitura literária podem se cruzar nos seguintes pontos: a aprendizagem tangente, a contribuição para a emergência de ZDP, a transcendência, a possibilidade de trabalho dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, a constituição em fator de autoestima, o faz de conta e a provocação das múltiplas inteligências. O jogo foi desenvolvido com doze desafios e foram apresentadas as orientações para aplicação em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078/2688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126230597632 |