REGIME DE COLABORAÇÃO E EDUCAÇÃO NO CEARÁ: o PAIC no fomento a uma nova cultura de gestão municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson Gonçalves Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jeannette Filomeno Pouchain Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1610
Resumo: O regime de colaboração é um princí­pio instituí­do na Constituição Federal de 1988. Entretanto, não há regulamentação especí­fica que o normatize nas redes de ensino do paí­s. Neste artigo, investiga-se o regime de colaboração entre o governo do estado do Ceará e os municí­pios a partir do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Essa investigação ocorreu na 8ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Maciço de Baturité) e na Secretaria Municipal de Educação de Redenção. Assim, buscou-se compreender o pacto colaborativo no programa e o modus operandi das relações entre essas instituições. A pesquisa é de abordagem qualitativa, constituindo-se como do tipo básica e descritiva. Como procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa de campo e à análise documental. Verificou-se que o PAIC, diferentemente das ações realizadas no Ceará na década de 1990, consistiu em um regime de colaboração técnico-pedagógico que favoreceu uma nova cultura de gestão.
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