DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi identificar que desafios e impactos, que professores de Matemática perceberam durante o período inicial de implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que 35,83 % (38) dos professores consideraram que houve impactos em relação: aos processos de ensino e aprendizagem, alterações nos conteúdos, possíveis desigualdades sócio-econômicas; nos interesses dos alunos e nas implicações das avaliações em larga escala. 33,01 % (35) dos professores apontam que houve desafios na implementação e na participação docente. E 31,13% (33) dos professores não apontaram impactos/desafios na implementação da BNCC. Outrossim, há desafios em relação a resistência à mudança, bem como na própria formação dos professores. |
id |
UERN-5_cccbcbb73b8a02cf7de4ee3a11aaab5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3129 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de MatemáticaBNCCReforma CurricularProfessores de MatemáticaDocumentos OficiaisO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi identificar que desafios e impactos, que professores de Matemática perceberam durante o período inicial de implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que 35,83 % (38) dos professores consideraram que houve impactos em relação: aos processos de ensino e aprendizagem, alterações nos conteúdos, possíveis desigualdades sócio-econômicas; nos interesses dos alunos e nas implicações das avaliações em larga escala. 33,01 % (35) dos professores apontam que houve desafios na implementação e na participação docente. E 31,13% (33) dos professores não apontaram impactos/desafios na implementação da BNCC. Outrossim, há desafios em relação a resistência à mudança, bem como na própria formação dos professores.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129/2698Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGonzales Jolandek, EmillyPereira, Ana LúciaRodrigues Mendes, Luiz Otavio 2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3129Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática |
title |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática |
spellingShingle |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática Gonzales Jolandek, Emilly BNCC Reforma Curricular Professores de Matemática Documentos Oficiais |
title_short |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática |
title_full |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática |
title_fullStr |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática |
title_sort |
DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática |
author |
Gonzales Jolandek, Emilly |
author_facet |
Gonzales Jolandek, Emilly Pereira, Ana Lúcia Rodrigues Mendes, Luiz Otavio |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Lúcia Rodrigues Mendes, Luiz Otavio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzales Jolandek, Emilly Pereira, Ana Lúcia Rodrigues Mendes, Luiz Otavio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Reforma Curricular Professores de Matemática Documentos Oficiais |
topic |
BNCC Reforma Curricular Professores de Matemática Documentos Oficiais |
description |
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi identificar que desafios e impactos, que professores de Matemática perceberam durante o período inicial de implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que 35,83 % (38) dos professores consideraram que houve impactos em relação: aos processos de ensino e aprendizagem, alterações nos conteúdos, possíveis desigualdades sócio-econômicas; nos interesses dos alunos e nas implicações das avaliações em larga escala. 33,01 % (35) dos professores apontam que houve desafios na implementação e na participação docente. E 31,13% (33) dos professores não apontaram impactos/desafios na implementação da BNCC. Outrossim, há desafios em relação a resistência à mudança, bem como na própria formação dos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129/2698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126240034816 |