DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzales Jolandek, Emilly
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Ana Lúcia, Rodrigues Mendes, Luiz Otavio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi identificar que desafios e impactos, que professores de Matemática perceberam durante o perí­odo inicial de implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que 35,83 % (38) dos professores consideraram que houve impactos em relação: aos processos de ensino e aprendizagem, alterações nos conteúdos, possí­veis desigualdades sócio-econômicas; nos interesses dos alunos e nas implicações das avaliações em larga escala. 33,01 % (35) dos professores apontam que houve desafios na implementação e na participação docente. E 31,13% (33) dos professores não apontaram impactos/desafios na implementação da BNCC. Outrossim, há desafios em relação a resistência à mudança, bem como na própria formação dos professores.
id UERN-5_cccbcbb73b8a02cf7de4ee3a11aaab5d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3129
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de MatemáticaBNCCReforma CurricularProfessores de MatemáticaDocumentos OficiaisO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi identificar que desafios e impactos, que professores de Matemática perceberam durante o perí­odo inicial de implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que 35,83 % (38) dos professores consideraram que houve impactos em relação: aos processos de ensino e aprendizagem, alterações nos conteúdos, possí­veis desigualdades sócio-econômicas; nos interesses dos alunos e nas implicações das avaliações em larga escala. 33,01 % (35) dos professores apontam que houve desafios na implementação e na participação docente. E 31,13% (33) dos professores não apontaram impactos/desafios na implementação da BNCC. Outrossim, há desafios em relação a resistência à mudança, bem como na própria formação dos professores.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129/2698Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGonzales Jolandek, EmillyPereira, Ana LúciaRodrigues Mendes, Luiz Otavio 2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3129Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
title DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
spellingShingle DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
Gonzales Jolandek, Emilly
BNCC
Reforma Curricular
Professores de Matemática
Documentos Oficiais
title_short DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
title_full DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
title_fullStr DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
title_full_unstemmed DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
title_sort DESAFIOS E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: o que dizem professores de Matemática
author Gonzales Jolandek, Emilly
author_facet Gonzales Jolandek, Emilly
Pereira, Ana Lúcia
Rodrigues Mendes, Luiz Otavio
author_role author
author2 Pereira, Ana Lúcia
Rodrigues Mendes, Luiz Otavio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzales Jolandek, Emilly
Pereira, Ana Lúcia
Rodrigues Mendes, Luiz Otavio
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Reforma Curricular
Professores de Matemática
Documentos Oficiais
topic BNCC
Reforma Curricular
Professores de Matemática
Documentos Oficiais
description O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi identificar que desafios e impactos, que professores de Matemática perceberam durante o perí­odo inicial de implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, e os participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Verificamos que 35,83 % (38) dos professores consideraram que houve impactos em relação: aos processos de ensino e aprendizagem, alterações nos conteúdos, possí­veis desigualdades sócio-econômicas; nos interesses dos alunos e nas implicações das avaliações em larga escala. 33,01 % (35) dos professores apontam que houve desafios na implementação e na participação docente. E 31,13% (33) dos professores não apontaram impactos/desafios na implementação da BNCC. Outrossim, há desafios em relação a resistência à mudança, bem como na própria formação dos professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3129/2698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126240034816