Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Thaís Tomé
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2733
Resumo: O presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020.
id UFRPE_af91b3957d444d6de47f76418ae9ba1e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/2733
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum CurricularBase Nacional Comum CurricularLetramentoDocumentos oficiaisO presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020.This work deals with the conceptions of literature and literary literacy officials curricula proposals for the final years of elementary school. Researchers argue that the teaching of literature has been characterized by little attention to the literary text itself and attachment to historical issues. The literary object does not seem to occupy the same place it already was. According to Cosson (2016), literature suffered a kind of erasure at school. In this context, this research aimed to investigate the conceptions of literature and literary literacy contained in the following official documents addressed to the final years of elementary school: National Curriculum Parameters (BRASIL, 1997) and the Common National Curricular Base (BRASIL,2018). The objective was also to know the perceptions of 10 teachers of Portuguese Language, from the final years of elementary school, in the city of São José do Belmonte / PE, about the contents indicated in the Base. The methodology used addresses both qualitative and quantitative criteria. Our data were collected through questionnaires and interviews. The results suggest that the participants have a good knowledge of the BNCC, which makes us assume that such curriculum proposal will have good acceptance among the teachers upon its implementation in the mentioned municipal network from 2020.BrasilSilva, Noadia Iris dahttp://lattes.cnpq.br/6632560254241093http://lattes.cnpq.br/3145353361385921Gondim, Thaís Tomé2021-10-07T12:32:03Z2021-10-07T12:32:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35 f.application/pdfGONDIM, Thaís Tomé. Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2733porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-13T20:09:31Zoai:dspace:123456789/2733Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-13T20:09:31Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
title Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
Gondim, Thaís Tomé
Base Nacional Comum Curricular
Letramento
Documentos oficiais
title_short Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
title_full Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
title_sort Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
author Gondim, Thaís Tomé
author_facet Gondim, Thaís Tomé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Noadia Iris da
http://lattes.cnpq.br/6632560254241093
http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Thaís Tomé
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Letramento
Documentos oficiais
topic Base Nacional Comum Curricular
Letramento
Documentos oficiais
description O presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-10-07T12:32:03Z
2021-10-07T12:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONDIM, Thaís Tomé. Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2733
identifier_str_mv GONDIM, Thaís Tomé. Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277153611612160