Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2733 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020. |
id |
UFRPE_af91b3957d444d6de47f76418ae9ba1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/2733 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum CurricularBase Nacional Comum CurricularLetramentoDocumentos oficiaisO presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020.This work deals with the conceptions of literature and literary literacy officials curricula proposals for the final years of elementary school. Researchers argue that the teaching of literature has been characterized by little attention to the literary text itself and attachment to historical issues. The literary object does not seem to occupy the same place it already was. According to Cosson (2016), literature suffered a kind of erasure at school. In this context, this research aimed to investigate the conceptions of literature and literary literacy contained in the following official documents addressed to the final years of elementary school: National Curriculum Parameters (BRASIL, 1997) and the Common National Curricular Base (BRASIL,2018). The objective was also to know the perceptions of 10 teachers of Portuguese Language, from the final years of elementary school, in the city of São José do Belmonte / PE, about the contents indicated in the Base. The methodology used addresses both qualitative and quantitative criteria. Our data were collected through questionnaires and interviews. The results suggest that the participants have a good knowledge of the BNCC, which makes us assume that such curriculum proposal will have good acceptance among the teachers upon its implementation in the mentioned municipal network from 2020.BrasilSilva, Noadia Iris dahttp://lattes.cnpq.br/6632560254241093http://lattes.cnpq.br/3145353361385921Gondim, Thaís Tomé2021-10-07T12:32:03Z2021-10-07T12:32:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35 f.application/pdfGONDIM, Thaís Tomé. Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2733porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-13T20:09:31Zoai:dspace:123456789/2733Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-13T20:09:31Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular |
title |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular Gondim, Thaís Tomé Base Nacional Comum Curricular Letramento Documentos oficiais |
title_short |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular |
author |
Gondim, Thaís Tomé |
author_facet |
Gondim, Thaís Tomé |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Noadia Iris da http://lattes.cnpq.br/6632560254241093 http://lattes.cnpq.br/3145353361385921 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gondim, Thaís Tomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular Letramento Documentos oficiais |
topic |
Base Nacional Comum Curricular Letramento Documentos oficiais |
description |
O presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-10-07T12:32:03Z 2021-10-07T12:32:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONDIM, Thaís Tomé. Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2733 |
identifier_str_mv |
GONDIM, Thaís Tomé. Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
35 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277153611612160 |