MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ledyane Lopes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Colares, Maria Lí­lia Imbiriba Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3351
Resumo: Este artigo apresenta parte de um estudo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em ní­vel stricto sensu. Objetiva-se apresentar o mapeamento das produções acadêmicas sobre a escola de tempo integral realizadas sobre o estado do Pará, no perí­odo de 2010 a 2020 e contextualizá-las enquanto experiências indutoras da polí­tica de educação integral. Infere-se que a configuração da escola de tempo integral no estado do Pará apresenta-se como uma polí­tica educacional instituí­da nos marcos normativo como: PNE (2014-2024) e resoluções normativas (nº 002/2012-SEDUC). Considera-se necessário o rompimento da concepção da escola como solucionadora de problemas sociais, nas experiências das escolas de tempo integral, como na escola parcial, com vistas à promoção de uma "formação" humana menos "ressocializadora".
id UERN-5_cf482bc3c4306dd07ebbbf7325181d51
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3351
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁEstado do ParáEscola de Tempo IntegralEstado da QuestãoEste artigo apresenta parte de um estudo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em ní­vel stricto sensu. Objetiva-se apresentar o mapeamento das produções acadêmicas sobre a escola de tempo integral realizadas sobre o estado do Pará, no perí­odo de 2010 a 2020 e contextualizá-las enquanto experiências indutoras da polí­tica de educação integral. Infere-se que a configuração da escola de tempo integral no estado do Pará apresenta-se como uma polí­tica educacional instituí­da nos marcos normativo como: PNE (2014-2024) e resoluções normativas (nº 002/2012-SEDUC). Considera-se necessário o rompimento da concepção da escola como solucionadora de problemas sociais, nas experiências das escolas de tempo integral, como na escola parcial, com vistas à promoção de uma "formação" humana menos "ressocializadora".Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3351Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3351/2797Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Ledyane LopesColares, Maria Lí­lia Imbiriba Sousa 2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3351Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
title MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
spellingShingle MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
Barbosa, Ledyane Lopes
Estado do Pará
Escola de Tempo Integral
Estado da Questão
title_short MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
title_full MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
title_fullStr MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
title_sort MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
author Barbosa, Ledyane Lopes
author_facet Barbosa, Ledyane Lopes
Colares, Maria Lí­lia Imbiriba Sousa
author_role author
author2 Colares, Maria Lí­lia Imbiriba Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ledyane Lopes
Colares, Maria Lí­lia Imbiriba Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Estado do Pará
Escola de Tempo Integral
Estado da Questão
topic Estado do Pará
Escola de Tempo Integral
Estado da Questão
description Este artigo apresenta parte de um estudo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em ní­vel stricto sensu. Objetiva-se apresentar o mapeamento das produções acadêmicas sobre a escola de tempo integral realizadas sobre o estado do Pará, no perí­odo de 2010 a 2020 e contextualizá-las enquanto experiências indutoras da polí­tica de educação integral. Infere-se que a configuração da escola de tempo integral no estado do Pará apresenta-se como uma polí­tica educacional instituí­da nos marcos normativo como: PNE (2014-2024) e resoluções normativas (nº 002/2012-SEDUC). Considera-se necessário o rompimento da concepção da escola como solucionadora de problemas sociais, nas experiências das escolas de tempo integral, como na escola parcial, com vistas à promoção de uma "formação" humana menos "ressocializadora".
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3351
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3351/2797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126365863936