MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3351 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte de um estudo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em nível stricto sensu. Objetiva-se apresentar o mapeamento das produções acadêmicas sobre a escola de tempo integral realizadas sobre o estado do Pará, no período de 2010 a 2020 e contextualizá-las enquanto experiências indutoras da política de educação integral. Infere-se que a configuração da escola de tempo integral no estado do Pará apresenta-se como uma política educacional instituída nos marcos normativo como: PNE (2014-2024) e resoluções normativas (nº 002/2012-SEDUC). Considera-se necessário o rompimento da concepção da escola como solucionadora de problemas sociais, nas experiências das escolas de tempo integral, como na escola parcial, com vistas à promoção de uma "formação" humana menos "ressocializadora". |
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Este artigo apresenta parte de um estudo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em nível stricto sensu. Objetiva-se apresentar o mapeamento das produções acadêmicas sobre a escola de tempo integral realizadas sobre o estado do Pará, no período de 2010 a 2020 e contextualizá-las enquanto experiências indutoras da política de educação integral. Infere-se que a configuração da escola de tempo integral no estado do Pará apresenta-se como uma política educacional instituída nos marcos normativo como: PNE (2014-2024) e resoluções normativas (nº 002/2012-SEDUC). Considera-se necessário o rompimento da concepção da escola como solucionadora de problemas sociais, nas experiências das escolas de tempo integral, como na escola parcial, com vistas à promoção de uma "formação" humana menos "ressocializadora". |
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